Interface gráfica com ou sem GUI Builder?

Olá, sou iniciante em programação e, no período passado, tive uma disciplina que pegava o básico de Java e o professor disse em todas as aulas que não era pra gente usar o GUI Builder do NetBeans, porque o código gerado era confuso e redundante (além do fato de que precisávamos aprender “na mão”).

Só que agora estou criando uma pequena aplicação e não achei o código confuso e, além da maioria dos tutoriais usarem o builder, há uma grande economia de tempo no desenvolvimento.

O que eu queria saber é como ou se essa ferramenta é aceita no mercado? Ela é usada nas empresas ou é vista com maus olhos? E quais as vantagens e desvantagens de usá-la?

Particularmente eu não goato do builder. Comecei usando ele e depois comecei a fazer na mao. Acontece que na mão você tem mais controle do código. Quanto a desempenho e resultados, não vi muita diferença.

Quanto ao mercado…quando comecei a trabalhar comercialmente, eu conheci o JavaFx (recomendo você dar uma olhada) que é, sem dúvidas, muito mais legível, produtivo e elegante do que o swing. Além disso, existem rumores que o swing será descontinuado.
O JavaFX tem o “JavaFx Scene Builder” que, diferente do builder do netbeans, gera códigos quase 100% limpos.