Interface gráfica do servidor para o cliente

5 respostas
D

boa noite participantes deste incrível fórum.

vamos lá ao que interessa,

eu estava dando um googlada sobre aplicações cliente-servidor utilizando sockets, até aí tudo bem, encontrei o que eu queria.

Me deparei então com o segundo problema da minha aplicação. Preciso “carregar” a interface (GUI) do servidor para a aplicação cliente. Achei algo sobre serialização e deserrialização de objetos, esse recurso me permite colocar os recursos de um objeto num arquivo XML e carregá-los depois, por exemplo.

antes de mais nada, estou desenvolvendo aplicação desktop, ou seja, ainda não pensei em fazer um web service para minha aplicação. Dependendo da resposta de vocês, posso repensar tudo.

minha questões:

-> é possível carregar a interface (GUI) do servidor pra o cliente?, que rumo devo seguir?

->pra ilustar a minha dúvida, imaginem um JFrame de login, com os campos pro usuário digitar o apelido e a senha. Esse JFrame está no servidor, e preciso que uma aplicação cliente acesse esse JFrame remotamente, para então realizar o processo de autenticação … nesse caso, como eu devo fazer isso?

5 Respostas

renzonuccitelli

Se vc quer utilizar GUI de desktop, pq nao faz a aplicação distribuida, e deixa a comunicação via socket ou algum protocolo web? Assim, vc poderia apenas gerar uma versão cliente do programa.

D

justamente pq preciso implementar socket…

D

Pensando melhor no que vc disse, RMI pode ser a solução… o problema é que ele abstrai muito o socket

renzonuccitelli

Já fiz um projeto via RMI, mas não era muita gente que acessava o servidor. Não sei se ele é escalável, já vi muita gente aqui do forum metendo a pau nele. Em termo de implementação achei até fácil, mas realmente se vc precisar de escalabilidade, era bom dar uma pesquisada no assunto. E se pesquisar, posta aqui o resultado da pesquisa pro forum saber tb… :lol:

ignacio83

Porque não usa EJB 3.1?

Criado 2 de dezembro de 2008
Ultima resposta 3 de dez. de 2008
Respostas 5
Participantes 3