Interface gráfica Eclipse X NetBeans

Pessoal. estou com a seguinte dúvida… no netBeans … tem o click componentes e arrasta, estou começando a estudar interface gráfica no java, a minha dúvida é: no Eclipse se eu fizer a interface toda no braço… digitando o código… eu vou precisar posicionar os componentes pelo código ou tem como eu criar o código do componente e posicionar ele com o mouse … tipo… segunrando e arrastando para qualquer lugar do Jframe ?

Aproveitando o tópico, o meu programinha… quando click com o botão direito do mouse para colar algo no campo de texto… nao aparece nenhuma opção… so cola no Crlt V
como faz p ativar colar o direito do mouse ?

no eclipse tem um plugin VEP

que e muito bom eu utilizo ele ao inves do netbeans o código fica bem mais limpo e nenhuma parte do código fica protegida

Se fizer a interfaces na ‘mão’ vai ter que posicionalos ‘na mão’ tbm ou seja inserilos em um layout, use o VE do Eclipse ou o Netbeans para criar, porem se for para aprender como funciona faça na mão

Pessoal, eu baixei o VEP para o eclipse … comoé que instala… colando os arquivos do vep na pasta do eclipe? coloca solto mesmo é ou dentro de alguma pasta?

Eu prefiro o Window Builder para criar as interfaces gráficas…
instala ai e testa…
té mais

vou baixar aqui p ver…

Para instalar o VE no Elipse, tem um tutorial explicando o passo a passo no site

http://www.tiacademicoweb.xpg.com.br/

Lá você também encontrará o Eclipse Helios já com o VE instalado.

Fazer na mão só se for para estudar, fora isso, não perca tempo.

No dia a dia um programador java usa o click e arrasta mesmo é ?

depende da empresa cara, aqui onde eu trabalho é tudo na unha…
abrcs

acho que depende muito. geralmente quando vc usa drag n’ drop fica dificil reaproveitar código. então…se for um projeto que vc queira modificar depois…
outro problema tambem é que vc vai ficar preso a IDE.

alguém tem um material bom de swing e awt ?

nunca vi. a sun tinha um tutorial que eu achava mais uma referencia. swing é muito pouco utilizado…

e usam mais o que em interface gráfica ? vcs aconselham eu estudar o que (interface gráfica)

eu… EU, não vejo muita coisa em java feito com interface gráfica.