Interface gráfica Eclipse X NetBeans

13 respostas
F

Pessoal. estou com a seguinte dúvida… no netBeans … tem o click componentes e arrasta, estou começando a estudar interface gráfica no java, a minha dúvida é: no Eclipse se eu fizer a interface toda no braço… digitando o código… eu vou precisar posicionar os componentes pelo código ou tem como eu criar o código do componente e posicionar ele com o mouse … tipo… segunrando e arrastando para qualquer lugar do Jframe ?

Aproveitando o tópico, o meu programinha… quando click com o botão direito do mouse para colar algo no campo de texto… nao aparece nenhuma opção… so cola no Crlt V
como faz p ativar colar o direito do mouse ?

13 Respostas

leonardobhbr

no eclipse tem um plugin VEP

que e muito bom eu utilizo ele ao inves do netbeans o código fica bem mais limpo e nenhuma parte do código fica protegida

Polverini

Se fizer a interfaces na ‘mão’ vai ter que posicionalos ‘na mão’ tbm ou seja inserilos em um layout, use o VE do Eclipse ou o Netbeans para criar, porem se for para aprender como funciona faça na mão

F

Pessoal, eu baixei o VEP para o eclipse … comoé que instala… colando os arquivos do vep na pasta do eclipe? coloca solto mesmo é ou dentro de alguma pasta?

duduribeiro

Eu prefiro o Window Builder para criar as interfaces gráficas…
instala ai e testa…
té mais

F

vou baixar aqui p ver…

G

Para instalar o VE no Elipse, tem um tutorial explicando o passo a passo no site

http://www.tiacademicoweb.xpg.com.br/

Lá você também encontrará o Eclipse Helios já com o VE instalado.

Fazer na mão só se for para estudar, fora isso, não perca tempo.

F

No dia a dia um programador java usa o click e arrasta mesmo é ?

duduribeiro

depende da empresa cara, aqui onde eu trabalho é tudo na unha…
abrcs

Elizeu_Santos

acho que depende muito. geralmente quando vc usa drag n’ drop fica dificil reaproveitar código. então…se for um projeto que vc queira modificar depois…
outro problema tambem é que vc vai ficar preso a IDE.

F

alguém tem um material bom de swing e awt ?

Elizeu_Santos

nunca vi. a sun tinha um tutorial que eu achava mais uma referencia. swing é muito pouco utilizado…

F

e usam mais o que em interface gráfica ? vcs aconselham eu estudar o que (interface gráfica)

Elizeu_Santos

eu… EU, não vejo muita coisa em java feito com interface gráfica.

Criado 14 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 16 de fev. de 2011
Respostas 13
Participantes 6