Interface gráfica em JavaFX para um sistema Desktop

10 respostas
Tiago_Farias

Olá!

Tenho um sistema desktop que possui a camada de negócios toda pronta. Desenvolvi pensando no padrão MVC e esta faltando o “V”, digamos assim. Não queria fazer em Swing (é bem lento o desenvolvimento) e ouvi falar bem de javafx. Já pensei em flex mas achei mt complicado de integrar com java. Como ouvi falar bem do JavaFX e como ele é facilmente integrável com Java puro, gostaria de saber da experiência dos desenvolvedores daqui com o javafx. Aconselhariam a utilizá-lo apenas para UI? Aconselhariam alguma outra ferramenta (que seja rápido o desenvolvimento/aprendizado)? Por onde começar?

Fico grato com a opinião e sugestões de vocês.

[]s.

10 Respostas

AUser

Se eu fosse você pensaria duas vezes, JavaFX ainda é experimental demais.

Uma pergunta: o que achou de complicado na integração do Flex/Java? Se está falando de AMF,é só copiar uns 4 jars e configurar 2 xmls. :S

[]'s

Tiago_Farias

Olá AUser!

Você tem razão cara. Se fosse tão complicado, não teria tanta gente usando e satisfeito. Mas eu falo em comparação com o que a aplicação faz. Configurar 2 xmls e usar uma sintaxe diferente de java pra fazer uma UI é trabalho demais. Isso me faz pensar em outra coisa: eu teria de comunicar o sistema desktop com a UI em flex, certo? Teria de ser um sistema Web então. A interface flex requisitaria serviços do sistema desktop e por aí vai. Mas o sistema é desktop mesmo… Então flex não rola pra mim tb por esse motivo. A não ser que haja alguma forma (q eu desconheço por completo) de integrar flex e java pra sistemas desktop. Daí, por favor, se vc souber de algo, me dá umas dicas.

flw!

F

Tiago,
Para desktop tem o AIR, q a grosso modo é o Flex para desktop.
A diferença é q o AIR tem classes adicionais, principalmente por questões de segurança o Flash Player qd web não permite interagir com arquivos da máquina e o AIR por estar rodando num player no desktop permite.

[]s

horochovec

Ola

Vejo que o problema não está em usar Flex ou AIR como cliente desktop e sim a forma de integração que teria que passar por um servidor de aplicação.

Realmente para comunicar Java com Flex você acaba usando uma estrutura de servidor web.

Se você precisa de algo 100% desktop e comunicando com o Java e não quer disponibilizar de um “tomcatzinho” para a rede local para isso não vai ser possivel a integração.

Agora pergunto. Qual o problema de ter um servidor web em rede local para disponibilizar a serialização e na parte da visão ter uma app rodando local, instalada no computador, utilizando AIR com o Fabio comentou no post anterior?

Abraço

sergiotaborda

Tiago Farias:
Olá!

Tenho um sistema desktop que possui a camada de negócios toda pronta. Desenvolvi pensando no padrão MVC e esta faltando o “V”, digamos assim. Não queria fazer em Swing (é bem lento o desenvolvimento) e ouvi falar bem de javafx. Já pensei em flex mas achei mt complicado de integrar com java. Como ouvi falar bem do JavaFX e como ele é facilmente integrável com Java puro, gostaria de saber da experiência dos desenvolvedores daqui com o javafx. Aconselhariam a utilizá-lo apenas para UI? Aconselhariam alguma outra ferramenta (que seja rápido o desenvolvimento/aprendizado)? Por onde começar?

Fico grato com a opinião e sugestões de vocês.

[]s.

Se o seu sistema é um sistema de cadastro e pesquisa (o mais comum ) então FX pode não ser uma boa.
Primeiro porque pode ter limitação de componentes. Tables , Tree , TreeTable, etc… Claro que vc poderia fazer seus componentes em FX, mas eles já existem em swing. Além disso num sistema de cadastro vc não precisa de muitas animações. Mas é um trade-off.
Fx é com certeza o futuro.
A minha aposta seria swign mesmo devido à flexibilidade. (mas nem pense em usar ferramentas gráficas para isso)

javapizza

Tiago Farias:
Ol?

Tenho um sistema desktop que possui a camada de neg?ios toda pronta. Desenvolvi pensando no padr? MVC e esta faltando o “V”, digamos assim. N? queria fazer em Swing (?bem lento o desenvolvimento) e ouvi falar bem de javafx. J?pensei em flex mas achei mt complicado de integrar com java. Como ouvi falar bem do JavaFX e como ele ?facilmente integr?el com Java puro, gostaria de saber da experi?cia dos desenvolvedores daqui com o javafx. Aconselhariam a utiliz?lo apenas para UI? Aconselhariam alguma outra ferramenta (que seja r?ido o desenvolvimento/aprendizado)? Por onde come?r?

Fico grato com a opini? e sugest?s de voc?.

[]s.

O http://www.jspresso.org/ pode ser uma alternativa, incluse ele tem aplicacoes ja demos que vc consegui executar, tanto em Swing, AJAX e Flex.

Tiago_Farias

Vou dar uma estudada em JSpresso. Sabe dizer se ele tem Visual Editor? Cara, comecei ontem a fazer as telas em Swing no eclipse e acordei hoje com uma dor no pescoço. ;). É verdade que o VE do Netbeans é bem melhor que a do eclipse?

Jesuino_Master

AUser:
Se eu fosse você pensaria duas vezes, JavaFX ainda é experimental demais.

Uma pergunta: o que achou de complicado na integração do Flex/Java? Se está falando de AMF,é só copiar uns 4 jars e configurar 2 xmls. :S

[]'s

Experimental demais? Tem uns bugs e seus problemas na WEB, mas tem muitas empresas adotando já, e desktop JavaFX é bem sossegado, melhor que Java Swing.

@sergiotaborda :

Mas JavaFX 1.3 está a caminho hein?! Dentro de alguns meses, acho que mês que vem, está ai a versão 1.3!

[]'s

Tiago_Farias

Então… tava estudando JavaFX hoje e eh bem legal. E é fácil de montar uma UI até em swing mesmo. =]
Vou baixar pra testar.

L

Tiago Farias:
Então… tava estudando JavaFX hoje e eh bem legal. E é fácil de montar uma UI até em swing mesmo. =]
Vou baixar pra testar.

Sim, ele é simples por ser uma linguagem declarativa. Além disso voce não perde seu apredizado no Swing, já que e possível integrar os dois.

Acredito no futuro do FX.

Criado 20 de janeiro de 2010
Ultima resposta 25 de jan. de 2010
Respostas 10
Participantes 8