Interface gráfica java

6 respostas
programação
M

galera queria saber qual melhor método pra desenhar interfaces gráficas em java estava pesquisando sobre javaFx e achei ele até , queria uma opinião de vcs

6 Respostas

Felipe_Henrique2

eu uso o java Swing,da pra fazer muita coisa ,usar muitos objetos para criar sua interface,porem dizem que o javaFX é mais atualizado,mas eu nao cheguei a testar o FX,nao tem como eu te dar detalhes dele

Mike

O JavaFX é melhor que o Swing para interfaces gráficas, porém o Swing esta a mais tempo e então tem mais conteúdo na internet, mas ainda sim, o JavaFX se torna uma opção mais interessante.

Contudo, na minha opinião, o melhor método para interfaces gráficas é a plataforma web/mobile :slight_smile:

Se você pensa em ser desenvolvedor um dia e quer ser o mais rápido possível, sugiro que parta para java web/mobile, pq praticamente não há mercado para desktop.

M

concordo com vc , mas estou fazendo isso para treinar apesar de ter diferenças entre desktop e web/mobile acredito que se vc sabe como funciona as coisas fica mais fácil de aprender mais rápido.

V

Eu uso o Swing do Netbeans por obrigatoriedade da empresa.
Porque por mim estaria até hoje usando o Eclipse com o plugin WindowBuilder.
A vantagem do WindowBuilder ao Swing é que quando a interface atrapalha no posicionamento dos componentes você pode posicionar via código.
A desvantagem é que se você fizer coisa errada não conseguirá nem abrir a parte de interface da tela do seu projeto, mas nada que alguns Ctrl Z não arrumem.

staroski

Acho que está confundindo as coisas, o Swing é do Java, não do Netbeans.

WindowBuilder é um editor visual, Swing é um framework para interfaces gráficas desktop.
Você pode usar o WindowBuilder para fazer telas com Swing, AWT, JFaces, SWT
O bom é que pode estender ele para sua necessidade, cheguei a trabalhar numa estensão do WindowBuilder para fazer telas do Delphi.

darlan_machado

Teoricamente o que é possível fazer em um, pode ser feito em outro.
Tanto swing quanto javafx são opções viáveis, cada qual com seus pontos positivos e negativos.
Eu, por exemplo, nunca consegui desenvolver quase nada em javafx.
Já em swing, desenvolvi todo o meu primeiro projeto de TCC.
Quanto à IDE, o windowbuilder possui um código muito mais limpo e organizado que o gerado pelo Netbeans. Este último possui algumas peculiaridades, como a impossibilidade de editar o código referente ao JFrame ou JDesktop fora do próprio Netbeans (ele coloca um . no início do código e você nunca mais consegue alterar nada, não sei se ainda está assim, mas era desta maneira).
Por fim, vai de cada um. Há quem prefira salada, outros churrasco.

Criado 18 de março de 2018
Ultima resposta 20 de mar. de 2018
Respostas 6
Participantes 6