Interface Grafica na "unha" ou com IDE?

12 respostas
R

Comecei com java a pouco e estou vendo agora sobre GUI’s achei muito complexo e complicado para desenvolver pequenas telas.Vocês me aconselhariam a já sair usando IDE que gera a parte visual ou seria interessante primeiro aprender na unha?

Usando a busca encontrei esse tópico do ano passado.
http://www.guj.com.br/posts/list/53774.java#282778

Dois dizem que é melhor aprender na unha primeiro, já o outro pela IDE, qual a opinião de voces?

12 Respostas

RaulCarlin

Primeiro na unha…

Mas não precisa sair fazendo telas maravilhosas, aprende o básico…

Uma coisa é certa, só utilize IDE para desenhar as telas, eventos e demais coisas faça na unha mesmo, é mais prático(pelo menos eu acho) e bem mais limpo…

S

Bom dia RafaelViana.

Aprende os conceitos básicos primeiro “na unha”, e depois que aprender, parta para uma IDE para conseguir produtividade.

Na MundoJava do mês de março saiu uma matéria justamente sobre isso. Dê uma olhada se possível.

[]´s

Luiz_Augusto_Prado

Amigo,

acho que vc pode estudar logica, geometria
analítica, um monte de coisa realmente legal.
A interface, vc aprende com o tempo.
Enquanto estuda a lógica.

que IDE vc usa?
O netBeans já oferece tudo pronto pra vc.

começa com o basico que é pra ter o minimo pra trabalhar:
JFrame, JPanel, JButtom, JTextArea e JTextField
estes 4 são os basicos dos basicos
getText e setText para os JText-qualquercoisa
actionperformed para botões…

O resto vc pega em manuais.
Esse tutorial é legalzinho:
http://www.apl.jhu.edu/~hall/java/Swing-Tutorial/

Quando vc já tiver blz vc vai conseguir
separar a logica do programa da interface gráfica.
É um pulo pra isso. Tenta ir matutando pra descobrir
como fazer isso. trocar inferfaces por outras sem
mudar a lógica do programa

ViniGodoy

Aprender na unha é legal…

Mas as IDEs não foram criadas à toa. Entenda o conceito e parta direto para IDE.

Em especial, veja o BorderLayout, FlowLayout e GridBagLayout. São, disparado, os mais usados.

R

Li o capítulo 11 do Deitel, achei que tinha entendido bem, mas na hora de fazer os exercícios me compliquei bastante.
Acho que o conceito e o que faz cada um deu pra ver bem com exemplos práticos inclusive os gerenciadores de layout, acho que vou fazer 1 ou 2 na unha e o resto tentar com interface gráfica.

Só aproveitando o tópico:

Para escrever o código tinha começado com NetBeans, mas depois que vi o Eclipse gostei e estou usando, mas quanto para desenvolver interface qual seria o melhor?
OBS:Estou apanhando para instalar o VEP no Eclipse :stuck_out_tongue_winking_eye:

fabim

Uma IDE serve para automatizar e dar produtividade, gerando código que vc sabe como funciona de verdade.
Se é aprendizado, nao deve ser com IDE. Posteriormente veja qual lhe agrada mais e manda ver.

ViniGodoy

O Netbeans. Infelizmente o VEP foi abandonado. Por isso não fuciona no novo eclipse.

O código que o VEP gera é mais fácil de entender e melhor para estudar, entretanto.

R

Mas se o código que o VEP gera e mais facil de entender e estudar, não valeria a pena instalar uma versão do eclipse compatível?

Ou as novas versões tem funções indispensaveis?

W

Eu sinceramente prefiro fazer tudo na mao, pode ate ser um pouco menos produtivo, mas dar manutencao no futuro eh muito mais facil porque realmente o codigo que eh gerado quando usa IDEs eh no minimo nojento! Fiz uns testes usando o plug-in Visual Editor do eclipse e afe maria!!! =(

E tb, trabalhar com GridBagLayout por exemplo (que um layout que da uma boa mobilidade), nao eh a coisa mais dificil do mundo.

//Daniel

T

Então tu pode dar uma olhada tb em frameworks que te auxiliem nesse trabalho árduo, como o swing bean, genesis e outros, ou componentes extendidos como os do swingx…

neohacker

Se você quiser usar o VEP no Europa
http://www.guj.com.br/posts/list/65297.java

Só colocar minha opinião, eu sempre usei o Eclipse e gostei muito do código, apesar de apanhar para fazer as telas, e depois experimentei o NB 6 curti muito a facilidade de criar as telas mas quando se olha o código fica dificil. O que sempre me falaram pra desenhar as telas no NB e depois importar no Eclipse, mas não consegui fazer isso de um jeito fácil, você pode tentar também.

ivo_costa

Pra aprender inteface gráfica (eu já sabia dos conceitos básicos do java OO, collections…) eu fiz um jogo da velha, foi bem desafiador e legal. No final tinha um jogo legalzinho e aprendi um monte. Te aconselho a fazer alguma coisa não penas botão1, botão2, fecha a janela e pronto. Fiz no netbens e não me arrependo, hoje trabalho com swing em Porto, aqui na empresa agente faz as telas no netbeans e codifica o resto no eclipse.
Depois de tu fazer o teu primeiro jogo com interfaze gráfica tu vai virar outra pessoa.

Flw!

Criado 7 de abril de 2008
Ultima resposta 8 de abr. de 2008
Respostas 12
Participantes 10