Interface Grafica na "unha" ou com IDE?

Comecei com java a pouco e estou vendo agora sobre GUI’s achei muito complexo e complicado para desenvolver pequenas telas.Vocês me aconselhariam a já sair usando IDE que gera a parte visual ou seria interessante primeiro aprender na unha?

Usando a busca encontrei esse tópico do ano passado.
http://www.guj.com.br/posts/list/53774.java#282778

Dois dizem que é melhor aprender na unha primeiro, já o outro pela IDE, qual a opinião de voces?

Primeiro na unha…

Mas não precisa sair fazendo telas maravilhosas, aprende o básico…

Uma coisa é certa, só utilize IDE para desenhar as telas, eventos e demais coisas faça na unha mesmo, é mais prático(pelo menos eu acho) e bem mais limpo…

Bom dia RafaelViana.

Aprende os conceitos básicos primeiro “na unha”, e depois que aprender, parta para uma IDE para conseguir produtividade.

Na MundoJava do mês de março saiu uma matéria justamente sobre isso. Dê uma olhada se possível.

[]´s

Amigo,

acho que vc pode estudar logica, geometria
analítica, um monte de coisa realmente legal.
A interface, vc aprende com o tempo.
Enquanto estuda a lógica.

que IDE vc usa?
O netBeans já oferece tudo pronto pra vc.

começa com o basico que é pra ter o minimo pra trabalhar:
JFrame, JPanel, JButtom, JTextArea e JTextField
estes 4 são os basicos dos basicos
getText e setText para os JText-qualquercoisa
actionperformed para botões…

O resto vc pega em manuais.
Esse tutorial é legalzinho:
http://www.apl.jhu.edu/~hall/java/Swing-Tutorial/

Quando vc já tiver blz vc vai conseguir
separar a logica do programa da interface gráfica.
É um pulo pra isso. Tenta ir matutando pra descobrir
como fazer isso. trocar inferfaces por outras sem
mudar a lógica do programa

Aprender na unha é legal…

Mas as IDEs não foram criadas à toa. Entenda o conceito e parta direto para IDE.

Em especial, veja o BorderLayout, FlowLayout e GridBagLayout. São, disparado, os mais usados.

Li o capítulo 11 do Deitel, achei que tinha entendido bem, mas na hora de fazer os exercícios me compliquei bastante.
Acho que o conceito e o que faz cada um deu pra ver bem com exemplos práticos inclusive os gerenciadores de layout, acho que vou fazer 1 ou 2 na unha e o resto tentar com interface gráfica.

Só aproveitando o tópico:

Para escrever o código tinha começado com NetBeans, mas depois que vi o Eclipse gostei e estou usando, mas quanto para desenvolver interface qual seria o melhor?
OBS:Estou apanhando para instalar o VEP no Eclipse :stuck_out_tongue_winking_eye:

Uma IDE serve para automatizar e dar produtividade, gerando código que vc sabe como funciona de verdade.
Se é aprendizado, nao deve ser com IDE. Posteriormente veja qual lhe agrada mais e manda ver.

O Netbeans. Infelizmente o VEP foi abandonado. Por isso não fuciona no novo eclipse.

O código que o VEP gera é mais fácil de entender e melhor para estudar, entretanto.

Mas se o código que o VEP gera e mais facil de entender e estudar, não valeria a pena instalar uma versão do eclipse compatível?

Ou as novas versões tem funções indispensaveis?

Eu sinceramente prefiro fazer tudo na mao, pode ate ser um pouco menos produtivo, mas dar manutencao no futuro eh muito mais facil porque realmente o codigo que eh gerado quando usa IDEs eh no minimo nojento! Fiz uns testes usando o plug-in Visual Editor do eclipse e afe maria!!! =(

E tb, trabalhar com GridBagLayout por exemplo (que um layout que da uma boa mobilidade), nao eh a coisa mais dificil do mundo.

//Daniel

Então tu pode dar uma olhada tb em frameworks que te auxiliem nesse trabalho árduo, como o swing bean, genesis e outros, ou componentes extendidos como os do swingx…

Se você quiser usar o VEP no Europa
http://www.guj.com.br/posts/list/65297.java

Só colocar minha opinião, eu sempre usei o Eclipse e gostei muito do código, apesar de apanhar para fazer as telas, e depois experimentei o NB 6 curti muito a facilidade de criar as telas mas quando se olha o código fica dificil. O que sempre me falaram pra desenhar as telas no NB e depois importar no Eclipse, mas não consegui fazer isso de um jeito fácil, você pode tentar também.

Pra aprender inteface gráfica (eu já sabia dos conceitos básicos do java OO, collections…) eu fiz um jogo da velha, foi bem desafiador e legal. No final tinha um jogo legalzinho e aprendi um monte. Te aconselho a fazer alguma coisa não penas botão1, botão2, fecha a janela e pronto. Fiz no netbens e não me arrependo, hoje trabalho com swing em Porto, aqui na empresa agente faz as telas no netbeans e codifica o resto no eclipse.
Depois de tu fazer o teu primeiro jogo com interfaze gráfica tu vai virar outra pessoa.

Flw!