Interface grafica no eclipse

16 respostas
madlinux

pessoal, baixei o eclipse, e fiquei sabendo q ele tem um recurso q eu posso criar as janelas, inserir botões, labels, caixas de texto facilmente, q ele faz o codigo fonte automatico. eu baixei o VE-runtime-1.2.3_jem.zip e descompactei ele dentro de c:\workspace\metadata\plugins
mas não consegui achar o recurso.

16 Respostas

raci0nal

Amigo,

Não deu certo, pois até onde eu sei (de quando eu instalava na mão) o VE tinha que ser descompactado na pasta de instalação do eclipse; e também eram necessárias algumas dependencias e não só o próprio VE.

Hoje é bem mais fácil você instalar por dentro do próprio Eclipse, via Callisto.

Vá em:
Help->Software Updates->Find and Install…
Selecione:
“Search for New features to install…” clique em Next
Procure pelo VE e marque ele… depois tem um botão que marca todos os necessários.
Depois é só clicar em próximo, aceitar as licenças e dar um Finish.

lina

Oi,
Tem uma opçao de escolhas de classes no eclipse…

Abra a opção Visual Class… se tiver instalado ira funcionar…

Eu acho hehe…

Tchauzin!

marcos.junqueira

Se você der uma procurada no fórum vai achar muitas pessoas falando que usam o NetBeans pra fazer a interface grafica e o eclipse para fazer o código mais bruto.
Pesquisa ai no fórum, baixa o NetBeans e use conjuntamente com o eclipse e tire suas próprias conclusões… :lol:

L

Realmente, eu acho bem melhor montar as interfaces usando o NetBeans…

raci0nal

É marcos.junqueira, estou pensando nessa opção também.

Estou com saudades do Eclipse.

marcos.junqueira

:lol: só que eu sou xiita do netbeans…

o problema de se mudar de IDE é apenas descobrir como você fará todas as coisas que fazia na outra…

madlinux

seguindo a dica do colega sobre a sessão de update, consegui baixar, mas agora… onde eu acesso elas pra usar??

Marky.Vasconcelos

abre o DOS
vai até a pasta onde o Eclipse foi descompactado
exp:
C:\eclipse
e da o comando
start eclipse.exe -clean
mesmo comando quando for instalar outros plugins

raci0nal

Ou senão pode excluir a pasta “workspace” e criá-la novamente, ou ainda utilizar outra.

madlinux

Consegui.

Mas confesso que não achei tão funcional. Os eventos relacionados aos botões, temos que fazer sozinhos. Além disso, o código fica enorme, com um monte de coisas que não precisa. Acho que programando sozinho é mais vantagem.

Marky.Vasconcelos

Quanto ao código que o Eclipse “vomita” pra nós é horrivel mesmo o do NetBeans ainda tem uma pequena vantagem nessa área mas para programar ainda acho melhor o Eclipse ou o JCreator ultimamente^^

Andre_Heidi_Moriya

Olá!!!
Sou novo em Java e estou usando a IDE Eclipse!!! Uso tb o Netbeans!!
Estou tendo problemas na hora de utilizar alguns plugins do Eclipse!! Quero usar o modo visual
que nem no netbeans, para fazer um comparação, mas não estou conseguindo!!!
Peguei o tutorial que tem aki no site, baixei os pacotes vep, emf e gef! mas qdo coloco os pacotes nas
pastas do eclipse, não acontece nda!!
Alguem pode dar uma dica ai ou existe algum site que possua o eclipse pronto para isso???

obrigado!!

GIGI

Para instalar o plugin do Visual Editor existem 2 maneiras:
?
Acessa a opção Update do Eclipse e baixar os componentes selecionados
?
Baixar os plugins e descompactar na pasta

Para instalar baixando separadamente devemos acessar o seguinte sitio:
?
http://www.eclipse.org/vep/
?
Acessar a seção Download Page, escolher o ultimo Release Build(1.2.3)
?
Baixar os plugins EMF(2.2.0) e GEF(3.2)
?
Baixar o VE SDK(inclui fontes) ou Runtime

Instalação
?
Descompacte os dois plugins(GEF e EMF), você deve observar que foi criada uma pasta eclipse
?
Essa pasta deve ser copiada no diretório onde está o Eclipse e não dentro da pasta Eclipse
?
Ex: C:\Java, se o Eclipse deve estar nesse diretório.

Se todo correr bem o Visual Editor deve ter sido instalado com sucesso.
?
Ao outra maneira é acessando a opção Help->Software Updates->Find Install
?
Em seguida selecione New Features to Install
?
Clique no Projeto Callisto(Eclipse 3.2) defina o site e procure a opção Visual Editor

Andre_Heidi_Moriya

tipo vc falow pra mim baixar do site http://www.eclipse.org/vep/
o pacote Release Build(1.2.3) e Baixar os plugins EMF(2.2.0) e GEF(3.2).
Dentro de cada pacote desses tem um pasta Eclipse e dentro da pasta Eclipse existem mais
duas pastas, a plugin e feature certo?? A pasta plugin deve ser colocada na pasta plugin do programa Eclipse
e a feature dentro da pasta feature do programa Eclipse não é??
Eu fiz isto mas não deu certo!!!
Será é porque estou usando o eclipse 3.3.1???

GIGI

eu aqui uso a versão 3.2 .
voce seleciona os tres arquivos e descompacta. ele ira gerar uma pasta com o nome eclipse , ai vc copia esta pasta para dentro da pasta onde esta instalado o seu eclipse. provavelmente ele tem o mesmo nome (eclipse).
se tiveres muita dificultada eu tenho uma pequena video aula ensinnando fazer isto. ai te passo !

fabim

olha que lindo o codigo do NB

http://www.guj.com.br/posts/list/72041.java

Nao tem jeito… falou em geração de UI, o codigo é feio

Criado 29 de junho de 2007
Ultima resposta 19 de out. de 2007
Respostas 16
Participantes 9