Gente, estou com dúvida em relação à Interface Gráfica no Netbeans. Eu vou desenvolver um Sistema em Desktop e logicamente preciso utilizar a interface. Eu andei dando uma pesquisada e encontrei um tal de Swing. Não sei muito bem do que se trata. Se alguém poder me explicar e dizer como o baixo para utilizar ficarei agradecida!
Dona Daniela (estou supondo que seu nome não seja Daniel A. Bandeira, as fotos dos avatares são bloqueadas aqui na empresa), não é necessário “baixar” o Swing - ele já vem com o Java.
Entretanto, como ele é um bocadinho difícil de usar corretamente, eu recomendaria procurar um livro que ensinasse corretamente Swing - há um monte de coisas que são diferentes de uma interface de usuário escrita com VB ou Delphi, o suficiente para você ler o livro antes de sair escrevendo qualquer coisa.
[color=darkred]O Swing é “padrão” do netbeans…
https://netbeans.org/kb/docs/java/quickstart-gui_pt_BR.html
Ps.: Só eu não sou fã de swing?[/color]
entanglement, é Daniela, sim. Haha. Ok, vou procurar agora mesmo e ler. Obrigado gente!
Exemplos de coisas que são muito diferentes entre o VB e o Swing:
a) No Swing é extremamente importante você saber o que é “Layout manager”, nem que seja para você só usar o MigLayout (se usar o WindowBuilder do Eclipse) ou o Group Layout (se usar o NetBeans).
b) MouseListeners e KeyListeners normalmente não funcionam muito bem no Swing - você precisa conhecer alguns conceitos de nível mais alto. Um KeyListener não é uma forma boa de fazer validação.
c) O JTable não é uma mini-planilha Excel e é muito chato usá-lo para mostrar ou editar registros de um banco de dados, por exemplo. Você precisa de uma biblioteca de terceiros para fazê-lo funcionar direito, como você quer.
d) Não é trivial você imprimir formulários do Swing - e quando você consegue fazer isso, eles ficam horríveis. Use um gerador de relatórios para obter impressões de qualidade, como o iReport.
e) E como no VB.NET, você precisa saber threads se precisar fazer operações demoradas que você precisa acompanhar enquanto elas ocorrem. Senão a tela fica congelada 
[quote=entanglement]Exemplos de coisas que são muito diferentes entre o VB e o Swing:
a) No Swing é extremamente importante você saber o que é “Layout manager”, nem que seja para você só usar o MigLayout (se usar o WindowBuilder do Eclipse) ou o Group Layout (se usar o NetBeans).
b) MouseListeners e KeyListeners normalmente não funcionam muito bem no Swing - você precisa conhecer alguns conceitos de nível mais alto. Um KeyListener não é uma forma boa de fazer validação.
c) O JTable não é uma mini-planilha Excel e é muito chato usá-lo para mostrar ou editar registros de um banco de dados, por exemplo. Você precisa de uma biblioteca de terceiros para fazê-lo funcionar direito, como você quer.
d) Não é trivial você imprimir formulários do Swing - e quando você consegue fazer isso, eles ficam horríveis. Use um gerador de relatórios para obter impressões de qualidade, como o iReport.
e) E como no VB.NET, você precisa saber threads se precisar fazer operações demoradas que você precisa acompanhar enquanto elas ocorrem. Senão a tela fica congelada :([/quote]
Eu achei um pdf aqui e estou lendo. Vou pesquisar tudo isso que você falou! Obrigado 
Bom eu uso Swing e aprendi duas características importantes dele:
*Ele é um padrão para programas desktop de baixa implementação
*Ele não é muito utilizado em programação de jogos e entre outros que dependem muito da memória principal.