Interface Gráfica para desenvolver gerenciador de arquivos [RESOLVIDO]

10 respostas
F

Boa noite, pessoal!

Como já falei em outro post, preciso fazer um Desktop Application em Java, que será nada mais que um gerenciador de arquivos (como um Windows Explorer personalizado). Neste gerenciador de arquivos, quero apresentar os arquivos como ícones, com caixas de texto e seleção associados. Os arquivos manuseados serão lidos de um DB standalone.

Alguma sugestão para fazer isso? Swing mesmo?

Abraços!

10 Respostas

F

Só para deixar mais claro, não terei formulário tradicionais, com caixas de texto, controles de seleção e ícones fixos. Tudo isso deverá aparecer dinamicamente para o usuário conforme o que estiver no banco de dados…

Resolvi pedir ajuda para os experts do Forum porque não é algo tão trivial…

Valeu!!!

InicianteJavaHenriqu

No quesito GUI: Swing é o mais apropriado para qualquer aplicação desktop em Java. Mas, lembre-se que o Swing será responsável somente pela interface gráfica e não fará nada (lógica, acesso a BD… camada model e controller) deste complexo gerenciador de arquivos.

flw :thumbup:

F

Valeu pelo retorno!!!

Na verdade não é complexo… estou apenas pensando na programação…
Como eu disse, o lance é que os controles (labels, textbox, icons) não serão previamente estipulados na tela… eles devem aparecer conforme o que o usuário “importar” para seu gerenciador de arquivos… dá pra fazer isso bem com swing?

Abraço!

InicianteJavaHenriqu

Você diz adicionar componentes gráficos em tempo de execução :?:

Sim.

Como eu disse em Java desktop o jeito é Swing mesmo, tem até outros pacotes de componentes gráficos, mas não recomendados: seja por falta de “amadurecimento” ou por estares obsoletos, como: AWT, SwingX, JavaFx…

F

Exatamente, criar os controles em tempo de execução!

Nunca fiz isso… não sabia que dava pra fazer com swing… tem algum tutorial por aí na net?

Valeu! Abraço!

ViniGodoy

Você sabe criar componentes sem usar o Netbeans?
Já notou que o código gerado pelo netbeans é um código java normal?

Para aprender a criar componentes em tempo de execução, basta aprender a usar as classes do Swing:
http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/components/

InicianteJavaHenriqu

Aprenda também a utilizar os gerenciadores de layout :arrow: http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/layout/using.html

F

Galera,

valeu mesmo pela força, as dicas foram excelentes!

Vou começar a trabalhar nisso agora!

Abraços!!!

InicianteJavaHenriqu

Note, se sua dúvida foi resolvida e vc está satisfeito, segue: edit o 1º post e coloque a tag [RESOLVIDO] no final do título.

F

Feito!

Abraço!

Criado 9 de março de 2012
Ultima resposta 12 de mar. de 2012
Respostas 10
Participantes 3