Interface gráfica para desktop. Que ferramenta usar?
22 respostas
J
jeffmguerra
Pessoal,
Procurei no forum algumas informações mas não achei bem o que queria. As vezes o que estou querendo nem é usado. Bom vi muito sobre JTable mas meu problema é mais simples. Quero fazer um aplicativo para desktop no estilo MDI. No eclipse é tudo na mão e o Netbeans um tanto de gente não recomenda. Então, como faço para usar isso? O que usar e o mais importante, como usar? Peguei uns exemplos de como usar uma UI com MDI mas não foi suficiente.
Tem certeza que você quer fazer uma interface MDI? A menos que você queira passar muito nervoso (com JInternalFrame que não dá para deixar modal e outras coisas chatas), não faça isso.
Acho que a única justificativa para você ter uma interface MDI é quando você tem de apresentar N informações ao mesmo tempo, como em uma interface de negociação de ações. (A propósito, já passei muito nervoso exatamente com esse problema de JInternalFrame que não dá para deixar modal - foi usado um GlassPane, mas volta e meia isso dá problemas.)
Existem plugins no eclipse para visual.
Acredito que o aplicativo Netbeans não foi recomentado pois o mesmo era um tanto pesado!
Tchauzin!
J
jeffmguerra
Pois é, não é que quero usar um MDI. Quero saber o que usar e como usar. No ambiente windows usava dessa forma.
W
wesley
Hoje em dia trabalho com o Eclipse, mas já tive experiências com o Netbeans, e por isso acho que pra se trabalhar com Swing, criação de layouts, o Netbeans é muito superior, fora isso o Eclipse é melhor.
fabiofalci
Te aconselho o seguinte, o frame da tua aplicação faça na mão mesmo, é simples.
Tipo, um BorderLayout, com um JTabbedPane no centro, uma painel de statusbar no sul, um painel
de toolbar no norte, etc…
Acredito que o aplicativo Netbeans não foi recomentado pois o mesmo era um tanto pesado!
Tchauzin!
Realamente o design de interfaces matisse (utilizado pelo Netbeans) era realmente muito pesado, atualmente, nenhum plugin do eclipse é melhor que o matisse.
Normalmente usamos JInternalFrame aqui no trampo, e a falta de modal realmente é um problema. Mas a aparencia fica melhor usando os Internal mesmo.
[]'s
J
jeffmguerra
Bom moçada, me ajudem ai então. O que eu uso para desenvolver telas gráficas de forma mais eficiente. Não quero e não posso perder muito tempo com isso. As regras de negócio e a lógica são mais importantes nesse momento.
Tchauzin!
Realamente o design de interfaces matisse (utilizado pelo Netbeans) era realmente muito pesado, atualmente, nenhum plugin do eclipse é melhor que o matisse.
Normalmente usamos JInternalFrame aqui no trampo, e a falta de modal realmente é um problema. Mas a aparencia fica melhor usando os Internal mesmo.
[]'s
Oi,
Se precisa fazer de forma rapida e facil, utilize o NetBeans. (Apesar de gostar mais do Eclipse, você iria perder um bom tempo instalando um V.E e ainda, acho que na versão atual do Eclipse não funciona)
Tchauzin!
laudenpower
Bom eu uso o netbeans e confesso que o peso do aplicativo é realmente absurdo, tem dias que gira em torno de 250 mb, mas ainda assim o custo/beneficio para aplicações desktop não tem igual e lembrando que é a custo zero.
No caso dos JInternalFrame Modal, tem forma de fazer isso sim, porém não é simples e também não é “elegante”, mas dependendo da forma como você projeta o fluxo do programa, você pode utilizar esse método em último caso. Procure no site da sun um tutorial sobre JInternalFrames modais, lá explica como fazer isso usando se não me engano um JDialog;
Espero ter contribuido com algo…
Marky.Vasconcelos
Realmente não é tão complicado fazer o layout na mão usando o MigLayout. Eu fiz todas as telas da aplicação aqui da empresa(Em torno de 20) e não perdi tanto tempo assim.
Se precisa fazer de forma rapida e facil, utilize o NetBeans. (Apesar de gostar mais do Eclipse, você iria perder um bom tempo instalando um V.E e ainda, acho que na versão atual do Eclipse não funciona)
Tchauzin!
Também prefiro o Eclipse, mas aqui usamos o Netbeans por convensão, já que desenvolvemos bastante desktop, e acho o Netbeans uma excelente ferramenta, mas o visual leve do eclipse eu acho melhor, o VE não funciona desde o Europa se não me engano, mas mesmo assim o matisse é melhor que o V.E.
Mó comédia esse Napkin… não sei como eu achei isso a um tempo atraz e usei pra testar.
brunorota
Qual outro tipo de “janela” dar pra deixar modal igual o JDialog?
Eu pesquisei consegui usar o JDialog como janela Modal
Alguem ae sabe outro tipo de componente que da pra deixar modal?
Falows
fabiofalci
A princípio o JDialog é o suficiente para uma janela modal, ou vc quer fazer algo fora do normal?
laudenpower
Tipo penso que para manter uma janela presa para o usuário basta o JDialog mesmo… a única coisa que não gosto é a barra de titulo que fica em cima do JInternalFrame que também tem a sua barra…
Mas o que seria feito com um JInternalFrame modal que não pode ser feito com um JDialog?
brunorota
Nao
Nao quero fazer algo fora do normal nao
Pesquisei, teste minha aplicação que eu abria com VARIOOOOOOOOOOOS JFrames, testei uma telinha que tem ligação com o banco e tudo, e deu certinho, apenas pra eu passar os dados pra esse JDialog q eu tive q mudar um pouco a logica e construir um contrutor que passa os dados direto, pq do jeito q eu tava passando com o frame nao tava dando certo, pois quando eu instanciava a classe do JDialog ele abria a classe e “travava” a aplicação até sair dele, mais pra mim funcionou direitinho
Gostei muito
Era só por curiosidade mesmo que eu queria saber ^^
Obrigado a todos
Falows
fabiofalci
Não sei se foi o caso, mas uma boa prática é sempre usar JPanel para criar as telas.
Assim se tu quiser pode mostrar ela num JFrame, JDialog, JWindow, Applet…
Use JFrame apenas para criar o frame principal.
laudenpower
fabiofalci:
Não sei se foi o caso, mas uma boa prática é sempre usar JPanel para criar as telas.
Assim se tu quiser pode mostrar ela num JFrame, JDialog, JWindow, Applet…
Use JFrame apenas para criar o frame principal.
Uma grande dica sem dúvida, pois dessa forma a gente abstrai a “moldura” da tela que estamos fazendo, permitindo assim que se possa mudar de JFrame para JInternalFrame por exemplo.
brunorota
Opa
Eu jah faço isso ^^
Eu crio um JPanel e adiciono todos os componentes nele, ae eu seto esse JPanel com o setContentPane(getJPanel);
Quando eu mudei o JFrame para o JDialog, a unica mudança que eu fiz na classe foi de