Interface gráfica para MySql (TCC)

3 respostas
Thiago_de_Paula_Bese

Pessoal, bom dia!

Estou com idéia de desenvolver um sistema de interface gráfica para banco de dados relacional, no caso o MySql.
Queria que os amigos, se possível, me ajudasse com idéias, ou ate críticas. Isto é viavel para um TCC com prazo de entrega de 11 meses? O meu objetivo nessa idéia, além de me formar(lógico), é tambem o aprendizado neste desafio, pois acho que o aprendizado é o que mais interessa(na minha opinião). Até comprei um livro de Mysql (Livro: Aprendendo Mysql), para desenvolver esta idéia.

Sugestões e dicas serão bem vindas.

Abraço e até…=)

3 Respostas

E

Útil e interessante, mas um bocado trabalhoso. Estabeleça seu escopo e procure não deixá-lo muito extenso, senão você não vai conseguir terminar. Pense bem, e veja as coisas que já existem. Para a interface visual, use algo que lhe ajude, como o NetBeans Platform:

http://platform.netbeans.org/

O Swing sozinho é muito tosco para você fazer sua interface. Usando o NetBeans Platform (baseado em Swing) você vai fazer interfaces mais bonitas, poderosas e de quebra vai aprender como organizar seu código profissionalmente.

Veja alguns exemplos aqui:
http://platform.netbeans.org/screenshots.html

Uma interface gráfica para bancos de dados usando o NetBeans platform pode ser encontrada aqui:
http://antilogics.com/epictetus.html

KaosBr

Bom dia,

Hoje se fosse refazer o meu TCC, usaria os critério abaixo:

• Escolher um assunto dos que tenha familiaridade, que seja, atraente ao olhos dos outros. Pois 11 meses é pouco tempo, para analise de requisitos, implementação e documentação se não há, dominio total de duas coisas: linguagem usada e problema abordado.

• Escolha uma ide que você tenha intimidade, e se possivel entre as mais utilizadas, no caso de java as mais usadas: Eclipse e NetBeans. Isso facilita a localização de material de apoio, em comunidades, tutoriais, apostilas, livros entre outros.

• Comente tudo, código e se possivel, já tenha o UML pronto antes de implementar. Pois a maior parte das classes que serão escritas, serão modelos do mundo real, e o UML ajuda nessa compreensão.

• Não use aquele sistema de desenvolvimento sequencial, procure usar o em espiral, pois mesmo parecendo mais lento garante que o sistema vai fazer o que é necessário sem erros. No caso do sequencial, quando você perceber o problema, vai ser mais complicado de resolver.

• Faça a principio um projeto, sem enfeites ou recursos sofisticados, para os usuários. Se sobrar tempo faça depois.

• Prioridades durante a implementação:
    – Banco de dados: modelagem e implementação.
    – Prototipação de telas: inserção edição, consultas e relatorios. Facilitam a documentação e te focam nos recursos que merecem mais destaque no sistema.

• Faça um cronograma, e siga-o, pois mesmo que você não o siga ao pé-da-letra. Vai te manter, com os pés, no chão.

Boa sorte :slight_smile:

[]s

Thiago_de_Paula_Bese

Pois é pessoal!

Achei legal os critérios de vocês, mas como disse, ainda estou lendo o livro de mysql e vou me aprofundar ainda mais em java, pois o que sei é apenas java para orientação a objetos e o pacote swing. Sobre o cronograma, faço um na minha mente, hehe, por conta própria. Por enquanto leio uma hora e meia por dia o livro de mysql, para ter uma idéia sólida sobre o banco de dados em que irei implantar, e a cada capitulo, tenho minhas anotações em caderno, que acho interessante não deixar passar. Porém ao terminar esse livro, ja vou procurar um curso de java em uma instituição como a caelum(por exemplo), para fixar e ter o dominio da linguagem. Como o amigo acima disse, achei interessante sobre nao fazer “coisas tão detalhadas” no início, e se tiver tempo, irei aprimorando a idéia. E achei interessante o pacote baseado em swing(Netbeans platform), numa tinha ouvido falar a respeito, mas esta aí algo pra minha pesquisa.

Pessoal, mais dicas ou criticas agradeço, pois estou anotando tudo o que me é de meu “interesse”.

Valeu e até gente! =)

Criado 17 de julho de 2010
Ultima resposta 17 de jul. de 2010
Respostas 3
Participantes 3