Bom, minha dúvida desta vez é sobre interface gráfica!
Estou desenvolvendo na matéria de OO (usando Java) um joguinho chamado Trivial Computer (alguém conhece?).
A princípio, vai ser em modo texto, mas acho isso muito “primata” para ser um jogo do nível que é.
Eu gostaria de implementar ele usando uma interface mais amigável (estilo Delphi). Isso existe em java?
Fiquei sabendo que vou ter que ficar criando botões na mão e etc. O conteito de drag and drop (isso né?) do delphi não existe aqui no Java? Ou seja, pra inserir um botão, só clico, arrasto e solto. Depois eu implemento código nos eventos! A princípio pensei que fosse assim que Java funcionava.
Já usei uma IDE (Forte, acho que é assim que se escreve) pra java que era desse estilo, você construia o form com botões e etc!
Olá mds,
Bom… pra vc poder ter esse tipo de recurso vc terá de usar o NetBeans IDE, ele possui recursos de drag´n drop parecidos com o Delphi.
Particularmente não gostei de usar esse recurso… prefiro fazer na mao mesmo… demora mais… mas fica mais organizado o codigo!!!
Mas testa ai… vc q tá mais acostumado com Delphi deve gostar mais…
Ahh… e tem plugins pra eclipse pra fazer isso tbm… mas nunca usei!!!
ok?!
Espero ter ajudado! 8)
M
mdsPJ
Ok… mas vc cria tudo na mão? Até mesmo se for um form de geração de nota fiscal? Qual seria a saida nesse caso? (ps: é só um exemplo…)
R
RenanCCPPJ
Ha, você pode também usar o JBuilder para iserir Interfaces Gráficas
só que mais complexo.
OBS: é um pouco pesado.
C
clvPJ
Pois é,
É o q eu disse, eu nao gostei, mas minha aplicação não tinha muitos elementos. Aí vai da necessidade!!! Mas eu não estou desencorajando o uso desse recurso, use. O NetBeans vc pode baixar gratiutamente no site: www.netbeans.org
T+! 8)
R
RenanCCPPJ
clv, como você conseguiu ser moderador com apenas 75 estrelinhas?
Eu achei que tinha que ter umas 200-300.
M
mdsPJ
Ok, tudo bem clv… te entendi, mas ainda não ficou tudo muito claro.
Se eu usar essas IDEs para gerar minha interface gráfica, e por acaso eu queira vender o meu programa, vou ter que pagar algo para alguém? Afinal, não faz parte do Java as IDEs, é o mesmo caso da linguagem pascal/object pascal para a IDE da Borland.
J
Juliano_CarnielPJ
As IDE’s são grátis sim, e depois que vc desenvolver não precisa pagar nada pra ninguem pq tbm nao tem como alguem provar que vc usou aquela IDE, a maioria são distribuidas sobre licensas GNU/GPL…
Bom quanto ao RenanCCP, a comunidade está aberta a todos, todos podem ajudar, e o CLV foi convidado a participar da equipe, e não vem muito ao caso o numero de posts. =) ahhh pq tbm ele tem crédito e muito dos meus posts. =)
Cya! =)
C
clvPJ
Não mds, não vai precisar pagar não, a ferramenta é free e tbm não controla os software feitos sobre ela!
OK?! 8)
M
mdsPJ
Ok, obrigado pela atenção de vocês!
Ps: em 40 minutos consegui tirar minhas dúvidas… parece até “atendimento online” :]
D
dgomesbrPJ
Amigo, sempre trabalhei com Delphi e o único IDE qua chei fácil de trabalhar e parecido com o Delphi foi o NetBeans, faça um teste, você vai gostar, achei ele ótimo e é free.
clv, como você conseguiu ser moderador com apenas 75 estrelinhas?
Eu achei que tinha que ter umas 200-300.
Amigo, como que funciona a política de ter estrelinhas?
M
mdsPJ
“dgomesbr”:
Amigo, sempre trabalhei com Delphi e o único IDE qua chei fácil de trabalhar e parecido com o Delphi foi o NetBeans, faça um teste, você vai gostar, achei ele ótimo e é free.
ahh vale lembrar que o Jeveaux eh o unico Forum Spammer(flooder) =)
cya!!
J
JavAlcatrazPJ
Bem, naum sei se cabe, mas o uso da “cafeteira java” seria usual?
vcs que são mestres me respondam…
Ps: 1º post
M
mdsPJ
cafeteira java?!?
C
clvPJ
Acredito q o cafeteira nem pode ser cojitado para o serviço!
O cafeteira é uma aplicacao java simples pra montar interfaces, mas é muito simples, nem pensar!!!
R
RenanCCPPJ
Como faz para colocar imagens em baixo do nome?
J
jeveauxPJ
Oi
Renan, seguinte, isso se chama AVATAR, tu coloca clicando em PERFIL aqui no Forum ou no meu da sua conta tu vai em ALTERAR INFOS e lá vai ter uma opção de avatr, tu pode usar alguns avatares que ja existem na galeria ou então linkar um avatar de fora pra tu usar aqui.
T+
H
henrie2002PJ
Oi pessoal…
eu comecei agora a programar em objectos, e é me pedido para
contruir uma aplicação em Java. Mas no final eu quero apresentar uma coisa bonitinha… só que ainda não aprendi como criar uma interface. Agradecia se me pudessem ajudar, indicando toturiais ou outra coisa qualquer onde me possa apoiar.
Sem mais assunto
Henrie
M
matheusPJ
henrie, como muitos, eu aconselho o bom e velho livro dos Deitel…
M
mdsPJ
hum, que livro é esse? Nome, autor e tal
Tks!
M
matheusPJ
…de q livro estou falando? hehehe, nada mais nada menos do q o bom e velho Java 2 Como Programar, vide link pra maiores detalhes: