Ola amigos.
queria saber o q eh mais comum de vcs fazer, fazem a interface e apartir dela o source,
ou primeiro o source e depois a interface?
pode ser uma pergunta sem nexo ou incoveniente, mas eh soh pra sanar essa duvida
ate mais
Interface ou source
10 Respostas
Ola amigos.
queria saber o q eh mais comum de vcs fazer, fazem a interface e apartir dela o source,
ou primeiro o source e depois a interface?
pode ser uma pergunta sem nexo ou incoveniente, mas eh soh pra sanar essa duvida
ate mais
O que é esse “Source” ao qual se refere, caro colega ?
Em primeiro lugar, acho que quando você se referiu a interface e source, deve ter tido a seguinte intenção:
Interface: código responsável pela interação com o usuário, ou seja, a camada view;
Source: código responsável pela parte negocial, ou seja, camadas model e persistência.
Sendo assim, acho que a resposta seria: depende. Depende, pois em algumas situações você poderá receber as telas na especificação do sistema e a partir delas criará toda a camada negocial. Ou então pode ser que a camada negocial já esteja pronta, ou quase, e apenas criará a interface com o usuário. Em outros casos, a partir de uma especificação inicial, criam-se as telas e a camada negocial em paralelo (pode ser que existam equipes distintas para as tarefas).
Resumindo, tudo dependerá da situação em que você se estiver. Acho que acabei lhe gerando ainda mais dúvidas. Mas é assim mesmo que funciona o processo de aprendizagem. kkkk…
É isso mesmo? Ou você está se referindo à interface que é semelhante a uma classe Java mas só contém as assinaturas dos métodos; e o source seria a classe que implementa a interface?
hahahahaha nao causou duvidas nao, obrigado entendi…
“al.barbosa” e “nel” eu quis dizer exatamente o que “Eder Peixoto” explicou…
obrigado pela participacao de vcs, mas ainda qro saber a opiniao de vcs…
por onde comecam seus projetos?
hahahaha
[]`s
Por vários motivos, técnicos ou não, quase sempre começo pela camada negocial (sic).
Por falar em
…negocial…
vou contar para meus netos que vi essa palavra nascer!
Abraço e boa sorte!
Infelizmente você não viu.
É um jargão comum no meio jurídico (embora seja mesmo um neologismo - tal como indenizatório e investigatório).
E, respondendo a dúvida do autor: Eu começo geralmente organizando a camada de serviço (classes para acesso a banco e algumas classes utilitárias), e em seguida, parto para a lógica de negócios.
Em uma aplicação real com MVC, não tem como
você começar pela view (interface como você disse)
porque vc necessita das camadas Model e controller
para poder construir a view
**Agora em programa de estudo ai tem, você faz tudo no managedBean e exibe para o usuário em uma página .xhtml(jsf, faces)
isso é para estudo,fazer uma coisa ou outra.
Acho que vale a pena, se possível, seguir esta ordem: no início organizar a camada de serviço (classes para acesso a banco e algumas classes utilitárias), como o Vini faz. No início é importante definir as camadas, a forma de acessar os dados, frameworks, etc. - a arquitetura do sistema.
Em seguida criar as classes de negócio (model). Pode-se testar essas classes e certificar-se de que elas funcionam corretamente.
Depois implementa-se a interface com o usuário (view) utilizando as classes de negócio já prontas.
Pode haver mais de uma view (por exemplo, desktop e web), então aproveitam-se as mesmas classes de negócio para as diversas views. Podem ser alteradas as views, sem alterar as classes de negócio (se as regras de negócio não mudarem). Por tudo isso acho útil ter a camada de negócio pronta e testada antes de criar a view.
Isso pode ser feito de maneira iterativa, ou seja, criar algumas classes de negócio e depois a interface para elas, e ir repetindo.
Uma coisa que acho comum é que seja feito um protótipo do sistema ou desenhos das telas nas fases iniciais. O protótipo ou os desenhos servem para entender melhor o que o usuário precisa. Ajudam no projeto das classes de negócio, e servem como ponto de partida para o projeto da interface com o usuário.
É um jargão comum no meio jurídico (embora seja mesmo um neologismo - tal como indenizatório e investigatório).
E, respondendo a dúvida do autor: Eu começo geralmente organizando a camada de serviço (classes para acesso a banco e algumas classes utilitárias), e em seguida, parto para a lógica de negócios.
Interessante. Eu, particularmente, começo da camada “mais baixa” para a “mais alta”. Crio minha entidade, após meu DAO, depois serviço e assim por diante. Mas é uma abordagem bem parecida com a sua Vini.
Outros jargões jurídicos:
desfazimento (em português de informática, seria o nosso e bom “rollback”)
imissão (usualmente usado na expressão “imissão de posse” - Ato judicial pelo qual a posse de alguma coisa é entregue a determinada pessoa, com causa negocial ou legal, a quem essa posse faz jus e que dela se encontrava privado.)