Interface x Relacionamentos

4 respostas
wesley.comput

Pessoal segue ai uma pergunta que pra mim aparentemente está corretíssima, mas segundo o gabarito está incorreta.

Pergunta:
Uma interface pode participar de relacionamentos realizados e generalizações, nos quais há um relacionamento semântico entre dois classificadores, em que um deles especifica um contrato e a execução é assegurada pelo outro.

Minha opínião:
1º “Uma interface pode participar de relacionamentos realizados e generalizações”.
R: Uma interface pode ser implementada por uma classe ou extendida por outra interface.

2º “nos quais há um relacionamento semântico entre dois classificadores, em que um deles especifica um contrato e a execução é assegurada pelo outro”.
R: Uma realização é um relacionamento semântico entre classificadores, no qual um dos classificadores especifica um contrato cujo cumprimento é assegurado pelo outro classificador.

Gostaria de saber a opinião de vocês.

4 Respostas

esmiralha

Me parece que você está certo e o gabarito errado ou que a questão está mal formulada.

sawamu

wesley.comput:
Pessoal segue ai uma pergunta que pra mim aparentemente está corretíssima, mas segundo o gabarito está incorreta.

Pergunta:
Uma interface pode participar de relacionamentos realizados e generalizações, nos quais há um relacionamento semântico entre dois classificadores, em que um deles especifica um contrato e a execução é assegurada pelo outro.

Minha opínião:
1º “Uma interface pode participar de relacionamentos realizados e generalizações”.
R: Uma interface pode ser implementada por uma classe ou extendida por outra interface.

2º “nos quais há um relacionamento semântico entre dois classificadores, em que um deles especifica um contrato e a execução é assegurada pelo outro”.
R: Uma realização é um relacionamento semântico entre classificadores, no qual um dos classificadores especifica um contrato cujo cumprimento é assegurado pelo outro classificador.

Gostaria de saber a opinião de vocês.

Cara, desculpe minha ignorância, mas eu não entendi o que você quis dizer com relacionamentos realizados
E classificadores???

Obs.: Não sei se foi você quem criou estes termos ou pegou em algum livro ou teste. Estou estranhando porque nunca vi esses termos nem no livro da kathy e o bert, e etc…

Talvez essa questao esteja mal formulada.

Mais uma coisa…

posso saber de onde você pegou esta questão? (pergunto pois estou procurando questões pra estudar pra certificação também).

wesley.comput

Bom, na minha opinião “relacionamentos realizados” quer/pode dizer “realizações”, aquele tipo de relacionamento UML ----------|>.

Quanto ao classificador, em UML um classificador é um elemento usado para descrever itens de um modelo específico, dentre os principais classificadores UML temos classes, interfaces, casos de uso, nós, etc.

Estas definições você pode encontrar no livro UML Guia do Usuário (Booch, Rumbaugh, Jacobson).

Também acho que a questão está mal formulada.

Está questão é de uma prova do concurso do Detran/DF 2009 (Analista de Sistemas), assim como vários outras perguntas estou procurando uma resposta coerente, pois o Cespe adora questões abstratas e incompletas como esta.

sawamu

A sim!!! considerando o contexto da prova ser de um concurso, eles vão usar conceitos abstratos mesmo assim como termos bem acadêmicos.
Eu estou tão bitolado nas questões da certificação p/ programador do java que nem lembrei desses termos :stuck_out_tongue:

valeu!

desculpe nao poder ter ajudado.

Criado 2 de novembro de 2010
Ultima resposta 3 de nov. de 2010
Respostas 4
Participantes 3