Interface?

7 respostas
J2Alex

Se tem uma coisa que ainda não me entrou direito na cabeça foi o conceito de interface usado em Java.

Por acaso, interface seria uma espécie de “gabarito” de métodos que a classe que implementa a interface deve ter? Sendo assim, sua intenção seria forçar a criação destes métodos, sem os quais a classe se tornaria abstrata e consequentemente o programa não rodaria, já que não posso instanciar uma classe abstrata… estou no caminho certo???

Se for isso mesmo, as classes adaptadoras não quebrariam essa característica? E por que não criar os métodos nas classes diretamente sem a necessidade de implementar uma interface??? :roll:

Vixi… estou confuso… :shock:

7 Respostas

bandrade
bem, eu ainda sou iniciante em java, + acho que funciona assim (um dos experts pode falar melor q eu)

a interface define os metodos que serão implementados por outra classe.

ex.

public interface Conta{}

public class ImplConta implements Conta{}

na interface só estará o escopo dos métodos e na classe ImplConta estarão as implementações dos métodos definidos em Conta. e todos esses métodos em ImplConta devem ser publicos.

se vc tiver que mudar alguma coisa na implementação, vc só muda na classe e não tem que mecher na interface, isso torna o código mais reutilizavel.

espero ter ajudado e estar cert… ehehehe

R

O conceito de interface do java é uma das melhores coisas da linguagem. Com a interface vc obtem um contrato e a permite uma abstração na implementação. exemplo:

eu tenho as camadas

Fachada do sistema
                                      |
                               controlador
                                      |
                         coleção de negócios
                                       |
              [color="red"]Interface do repositório[/color]
                                       |
                            Repositório qualquer