Interfaces, help

estou iniciando com java, e gostaria de saber para que servem as interfaces e qdo utilizalas!

VLZ

Bom, como herança múltipla, como implementada em C++, é coisa do lado negro da força, criaram interfaces em Java para permitir um mecanismo similar, mas sem as características que tornaram esse conceito tão famigerado (acabei de ver um filme francês, desculpem o português prolixo :stuck_out_tongue: )

Mas interfaces definem…bem…interfaces…quer dizer…uma interface define um modo de interagir com um objeto…por exemplo, se um objeto é comparável (Comparable), todo mundo sabe que ele tem um método compareTo, e sabe como esse método funciona e o que ele deve retornar.

Quanto a quando utilizá-las, acho que o resto do pessoal tem mais experiência em projetos maiores e pode te ajudar melhor :wink:

enfim… as interfaces definem como as classes vao interagir com outras… ± a ideia de uma interface mesmo…

mas acho que o principal das interfaces é que com elas voce pode evitar o uso de herança… que a maioria dos programadores tem julgado que nao é uma boa pratica de programaçao…

assim o seu codigo fica muito melhor se tiver relacionamentos com interfaces ao inves de superclasses… pois evita de parar de funcionar caso em alguma versao nova do JDK essa classe se torne depreciada… ou cai em desuso…

ainda assim vou deixar para que os programadores mais experientes digam mais…

bom dia…

Aqui mesmo no guj tem um artigo legal sobre interface… de uma lida, que vale a pena

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.123.1.guj

Dai o q ficar na duvida, vc tira aqui no forum…

Abraços