Intermitência em arquivo JAR

8 respostas
The_Punisher

bom dia pessoal, estou com um problema e não estou conseguindo arrumar solução.

estou fazendo um projetinho desktop pro meu tcc utilizando eclipse com o plugin VSD4E (Visual Swing Designer for Eclipse) para gerar interface gráfica, e até então está tudo pronto.

o problema é que quando vou gerar o .jar pelo eclipse: botão direito no projeto => Export => …, ele está causando intermitência em meu aplicativo.

pra ser mais claro:

o sistema é voltado pro ramo de enfermagem, mas ao mesmo tempo é de cunho acadêmico, quando gero o .jar e logo após vou testar o módulo de cadastro de pacientes por exemplo, ele não funciona, daí eu gero outro .jar, ele funciona mas o módulo de cadastro de professrores não.

estou utilizando eclipse ganymede (3.4) devido o plugin de interface que estou usando.

o que pode estar acontecendo? será desatualização da IDE, pois já verifiquei minha aplicação do começo ao fim e não identifiquei erros.

agradeço a atenção e se alguém puder me ajudar agradeço muito.

8 Respostas

Gerson_da_S_Lima

Você sabe qual é o erro que tá ocorrendo?

Executa o jar pelo cosole e ver e erro, pra nós termos por onde começar.

Pra executar o jar pelo console é só executar java -jar NomeDoJar.jar

The_Punisher

na verdade nem eu estou conseguindo ver, pois eu coloquei mensagens de erro (SQLExceptions) se caso ele não conseguisse gerar a instrução SQL que estão em vários médotos.

andei pesquisando no trampo e me informaram que poderia ser algo como estouro da memória e como estou utilizando access como base, me disseram tbm que o java não trabalha legal com ele.

vou analisar melhor minha aplicação, apesar de que estou fechando todas as conexões que abro e estou fazendo um tratamento de erros também, mas como é um aplicativo muito pesado, preciso ver essa questão da memória, que pra mim faz sentido.

mesmo assim vlw pela ajuda e se eu conseguir uma resposta eu posto ai… vai que pinta o mesmo problema com outra pessoa né?

flw abrax

CrOnNoS

O export está gerando o .jar com as referências as bibliotecas que você está usando ?
Verifique dentro do seu .jar no arquivo MANIFEST.MF se ele contém uma linha como essa:
Class-Path: lib/ConfigurationFile.jar, caminhoQualquer/OutraBiliotecaQualquer.jar
Contendo uma listagem com o caminho de todasas bibliotecas que você usa no seu aplicativo

The_Punisher

rapaziada, primeiramente quero agradecer o interesse em me ajudar.

e vamos aos testes.

seguindo o teste que o colega Gerson da S. Lima indicou, ele executei o jar pelo dos como vc falou, estou com as variáveis de ambiente configuradas no Windows XP mas não acontece nada (subentendi que não está ocorrendo erros).

e quanto ao que o CrOnNoS me falou sobre examinar o jar, segue o contedúdo do arquivo MANIFEST.MF:

Manifest-Version: 1.0
Class-Path: .
Main-Class: projeto_farm.ClassePrincipal

Name: com/toedter/calendar/JCalendar.class
Java-Bean: True

Name: com/toedter/components/JSpinField.class
Java-Bean: True

Name: com/toedter/calendar/JYearChooser.class
Java-Bean: True

Name: com/toedter/components/JLocaleChooser.class
Java-Bean: True

Name: com/toedter/calendar/JMonthChooser.class
Java-Bean: True

Name: com/toedter/calendar/JDateChooser.class
Java-Bean: True

Name: com/toedter/calendar/JDayChooser.class
Java-Bean: True

observei que a linha que vc indicou sobre as bibliotecas não está aparecendo.

até agora dos testes realizados foi o que consegui identificar

mais uma vez vlw pela ajuda.

Gerson_da_S_Lima

Se você estiver usando a opção Export --> Runnable JAR File do Eclipse, ele realmente não gera esses paths das bibliotecas, ele descompacta o conteúdo e coloca dentro do jar as pastas, e se fosse erro de biblioteca você iria conseguir ver algum erro no console.

No eclipse tá rodando sem problemas? Porque se estiver, não sei se pode ter a ver com a memória. já que aí você vai ter sua aplicação e o eclipse rodando.

Mas em todo caso, se conseguir alguma coisa, posta aí pra nós tentarmos ajudar.

The_Punisher

cara, mais uma vez obrigado pela ajuda

então no eclipse também ocorre os mesmos erros, que inclusive postei no fórum de persistência a banco de dados, pois deixei a aplicação exibir as sqlexceptions e ele acusa o seguinte erro, só que de vez em quando:

java.sql.sqlsexception:[Microsoft][Driver para Microsoft Access] Não foi possível ler; atualmente bloqueado pelo usuário 'admin' na máquina ...

e aí é que tá ruim, pq se fosse algo certo como: coluna tal não encontrada ou tabela não encontrada tudo blz, mas revisei meu código por completo, observei a questão da performance, mas mesmo assim surgem erros como esses.

de qualquer forma obrigado mais uma vez cara

Gerson_da_S_Lima

Pelo erro parece alguma coisa de permissão, mas não sei o que pode ser, nunca tive esse tipo de problema.

Uma pergunta, porque usar Access?, tem tantas banco de dados bons e free porque access? Algum motivo especial?

The_Punisher

cara, motivo na verdade nenhum, a questão é que o trabalho está sendo realizdo em grupo, minha parte é só a de programação, o banco quem criou foi outra pessoa, mas consegui matar o problema trocando para mysql, creio que dava esse problema com access pela demora da resposta do banco, ai causavam aqueles erros.

de qualquer forma agradeço muito sua ajuda e atenção.

Criado 19 de novembro de 2009
Ultima resposta 24 de nov. de 2009
Respostas 8
Participantes 3