Internacionalização JDBC

Pessoal,

Estou internacionalizando a camada swing em um sistema distribuído.
A camada usa Spring Framework para controle dos beans, instâncias e tudo mais.
Utiliza ainda Spring Security para controle de permissões de acesso, bloqueio de componentes na tela e outros pontos de segurança.
E usa, para efetuar o mapeamento objeto-relacional, o Hibernate.
Importante -> Spring Security não está usando Hibernate no momento, ele se conecta diretamente via JDBC.

Efetuei alguns testes de tradução do Spring Security e funcionou. Todas aquelas mensagens típicas (“Bad Credencials”, enfim).
Mas se eu corto o link ao SGBD e tento efetuar a conexão (e algumas outras situações diferentes) o erro repassado não é direto do Spring Security mas sim do JDBC.

Um problema é que a mensagem vira uma nested exception por causa do Spring Security e se transforma nisto aqui:

[code]"Could not get JDBC Connection; nested exception is com.mysql.jdbc.exceptions.jdbc4.CommunicationsException: Communications link failure

Last packet sent to server was 1 ms ago; nested exception is org.apringframework.jdbc.CannotGetJdbcConnectionException: Could not get JDBC Connection; nested exception is com.mysql.jdbc.exceptions.jdbc4.CommunicationsException: Communications link failure

Last packet sent to the server was 1 ms ago."[/code]

Como eu poderia fazer para criar uma internacionalização automática para isto?
Será que com o uso da camada do Hibernate ao invés de diretamente pelo JDBC no Spring Security eu poderia internacionalizar mais facilmente?
Seria melhor que eu portasse o link do Spring Security para o Hibernate primeiro e somente depois eu fizesse a tradução?

Fiquei meio perdido nesta etapa principalmente porque o erro não é uma mensagem direta, como nos erros do Spring ou Spring Security. A mensagem é repassada em uma excessão encadeada…

Idéias?

Eu já pensei em reimplementar a entidade “org.springframework.jdbc.datasource.SingleConnectionDataSource”, responsável por efetuar a conexão e manipular o DataSource do SGBD.
Seria viável?

Vlwz