Tem um sistema web aqui na empresa que está em portugues, eles gostariam de deixar ele em espanhol tambem, alguem tem alguma exemplo ou alguma ideia de como seria melhor maneira de fazer isso?!
Estamos duplicando os labels e as descrições do banco de dados, e fazendo verificações no sistema para ver em que lingua ele esta sendo acessado para mostrar os labels e descrições corretas.
Não sei se essa é a melhor maneira, por isso gostaria de saber se alguem tem alguma outra ideia.
Obrigado.
Internacionalização
5 Respostas
Internacionalização de aplicações é algo um pouco complexo de se fazer. Não basta apenas internacionalizar labels. Existem outras coisas que devemos levar em consideração, como formatação de datas, valores monetários, encoding, etc…
http://java.sun.com/javase/technologies/core/basic/intl/
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/i18n/index.html
Para internacionalizar os labels do html, use a taglib format.
Eu escrevi em meu blog uma solução para internacionalizar javascript.
Se vc estiver usando jsp existe nas core-tags tags de internacionalização.
mais os dados vem de arquivos properties e são subistituidos nas paginas conforme o locate do usuario.
Então, estamos utilizando jsp mesmo, acho que estas tags são a melhor opção, estava estudando sobre elas.
Só para o banco de dados eu não axei nenhuma solução a não ser duplicar campos de descrição.
Só para o banco de dados eu não axei nenhuma solução a não ser duplicar campos de descrição.uma solução seria criar uma tabela apenas para a descrição e o locale.
ex.:
create table qualquerCoisa{
codigo ... primary key
}
create table qualquerCoisaDescricao {
codigo ... primary key,
codQualquerCoisa ... foreign key qualquerCoisa(codigo),
descricao ...,
locale ...
}
select descricao
from qualquerCoisa,
qualquerCoisaDescricao
where qualquerCoisa.codigo = qualquerCoisaDescricao.codQualquerCoisa
and qualquerCoisaDescricao.locale = 'pt-BR'
valeu wbdsjunior axo q é por ai mesmo…
se eu deixar o tamanho da descrição no banco padrão em todas as tabelas, posso usar uma mesma tabela para todas as descrições de todas as tabelas
seria apenas mais uma tabela no banco.
obrigado =D