Eu também vou discordar marcos.
[/quote]
Eu tb. O comunismo como filosofia tem que ser levado a sério, porque só então vc entende que ele é falho. O regime comunista não morreu, o que morreu foi o sistema econômico adotado pelos comunistas. Sempre tem que se lembrar que o comunismo tem outras ramificações não economicas. E essas ainda não morreram.
Primeiro, lembre-se que o capitalismo é um sistema económico, não político.
Segundo, não se pode confundir “Capital” com “dinheiro”. Capital é um conceito muito mais amplo.
O Capitalismo é assente em premissas que afetam o sistema político e o sistema social ( como os conceitos de propriedade privada e mercado livre), mas ele mesmo não é um nem um sistema político, nem um sistema social.
O capitalismo trata apenas de aumentar o capital, mas o capital divide-se em vários tipos : Humano (pessoas ganham skills), Social (pessoas se agrupam), Natural (recursos naturais são explorados com consciência) , Fisico (máquinas e ferramentas são produzidas) , Financeiro (titulos são criados)
“Capital” significa “potencial de fluxo de mitigarão de escassez”
Reduzir o capitalismo apenas ao capital financeiro é miopia.
Ele deriva naturalmente das necessidades do ser humano que vive em sociedade, portanto é muito complexo encontrar algo diferente.
É como querer encontrar alternativa às leis da física…
Existem alternativas com o mercantilismo, mas são historicamente falhas. funciona durante um tempo (como a teoria mecânica de newton), mas não para sempre.
Agora, se vc me disser que precisamos de melhores sistemas políticos e sociais são outros quinhentos.
As crises são mecanismos previstos na teoria capitalista, assim como as expansões. O erro não é cair na crise, isso é inevitável, o erro é não estar preparado para ela.
Quanto às crises ambientais elas fazem parte dos mesmos ciclos. A natureza é um capital como qq outro, como o trabalho e os titulo financeiros,e portanto está sujeito as mesmas regras.
A política verde de hoje em dia é apenas uma forma de proteger o capital natural, da mesma forma que as leis trabalhistas protegem o capital humano e social e as leis financeiras protegem o capital financeiro. É tudo a mesma coisa.
O sistema economico comunista não é diferente do capitalismo. É preciso entender que o capitalismo é amplo e tem uma teoria vasta. Essa teoria engloba o sistema econômico usado nas revoluções comunistas e é provado que ele não funciona porque se trata de um capitalismo na presença de monopólio. É por isso, que atualmente os governos comunistas estão migrando o seu sistema econômico para um capitalismo mais realista (não monopolizado). Isto não é uma abertura politica, é uma sobrevivência econômica. Se não fizerem isso vao à falência (como a URSS) e isso sim irá romper o sistema político (como na URSS). Acaso vc não acha que a URSS deixou de existir porque as pessoas mudaram suas ideias politicas… acha ?
Não foi por isso. Foi porque os bolsos começaram a ficar vazios.
[quote]
Assim, mesmo que os sistemas comunistas, da maneira como foram aplicados, sejam inviáveis, a questão político-econômico-social por eles levantada é mais do que atual e urgente. Na minha opinião, é o grande problema científico da atualidade, muito mais urgente do que qualquer questão tecnológica ou bugiganga lançada pela Apple.[/quote]
Sim. eu também acho que é o grande problema científico da atualidade. Mas exatamente por isso que é preciso entender a teoria antes de apontar o dedo ou dizer que devem existir alternativas melhores. Existem alternativas politicas e sociais melhores, mas não filosofia ecnomonicas melhor. E procurar por ela não é fácil. Teorias antigas como a anarquia, o comunsimo de marx e outras derivações já forma mostradas falhas tanto na prática como na teoria. Querer voltar a elas é sandisse.