Interpolação Lagrangeana. Busca por referências

Bom dia pessoal!

Nesse semestre da faculdade estou tendo a disciplina de Métodos Quantitativos. Precisamos implementar de modo computacional todos os conceitos abordados, tanto que para as provas o professor permite que usemos o programa que desenvolvemos para resolver os cálculos.

Preciso implementar agora um método de resolução computacional para Interpolação Lagrangeana. O professor passou explicações de como devemos fazer, mas sinceramente, fique bem perdido.

Estou procurando algum material de referência, algum livro mais focado em métodos computacionais para estes tipos de cálculos.

Alguém conhece uma boa literatura de referência que possa me ajudar a desenvolver esse algoritmo?

Obrigado! :slight_smile:

Sua dúvida é no matematiquês?

Pois é só aplicar a fórmula:

onde:

Tanto o somatório como o multiplicatório (nesse caso) sempre são transformados num for.
A variável acumuladora do somatório usará um += e o multiplicatório num *=.

Veja:

Uma boa referência (em inglês):
http://www.math-linux.com/mathematics/interpolation/article/lagrange-interpolation-polynomial

A implementação algébrica eu já entendo como funciona. Estou em busca agora de um método de resolução computacional pra resolver estas interpolações.

O professor acabou dando mais uma aula de explicações depois que fiz esse post. Ele notou que a sala inteira ainda estava um pouco confusa.

Vou dar uma lida nestes links que você passou nesse final de semana. Preciso estudar pra uma prova de Teoria dos Grafos ainda.

Esse semestre tá osso! :stuck_out_tongue:

Obrigado!

O link embaixo de “veja” é um programa em C++ implementando a fórmula…

[quote=Ruttmann]Bom dia pessoal!

Nesse semestre da faculdade estou tendo a disciplina de Métodos Quantitativos. Precisamos implementar de modo computacional todos os conceitos abordados, tanto que para as provas o professor permite que usemos o programa que desenvolvemos para resolver os cálculos.

Preciso implementar agora um método de resolução computacional para Interpolação Lagrangeana. O professor passou explicações de como devemos fazer, mas sinceramente, fique bem perdido.

Estou procurando algum material de referência, algum livro mais focado em métodos computacionais para estes tipos de cálculos.

Alguém conhece uma boa literatura de referência que possa me ajudar a desenvolver esse algoritmo?

Obrigado! :)[/quote]

O lá Ruttmann!

Rapaz, que enrascada hein! huahua
Olha, faz tempo que não me aprofundo assim, mas me lembro de algo que talvez possa lhe ajudar.
Muitas destas somatórias e produtorias são equivalentes a formulas mais simples.
Talvez o conhecimento das séries de taylor e Maclaurin possam lhe ajudar.
Alguns anos atras eu consegui chegar a uma simplificação de um somatorio bem louco por um método diferente: