Interpretação de Algoritmo

7 respostas
qmx

Olá pessoal!

O que que eu tenho que estudar pra conseguir entender isso?

Alguém tem alguma literatura pra me recomendar?

7 Respostas

J

Tem que estudar cálculo computacional(Materia essencial de faculdade de Ciência da Computação). Isso é uma função que faz um somatório dos valores de cada byte no seu buffer( que é uma matriz, e cada celula é lida pela função f(x,y). Não é difícil não, mas tem que enteder de cálculo.

Procura por cálculo no http://www.4shared.com/

qmx

quando você fala de entender de cálculo, quer dizer que eu vou ter que estudar as matérias que vem antes dessa?

no meu caso, eu ainda não comecei uma facul, mas sou macaco velho na área. Como todo bom nerd curioso, não vou ficar esperando pra aprender quando conseguir ir pra facul.

o problema é que tem vários livros de cálculo, e normalmente mistura muito com os de engenharia, aí não dá pra saber se eu pego o cálculo-I ou o cálculo-512

T

Discordo; basta apenas você saber o que é uma somatória (acho que no ciclo médio, antigo 2o. grau, você já deve ter aprendido o que é uma somatória.)

De qualquer maneira, se quiser uma implementação do Adler, procure em:

http://java.sun.com/javase/6/docs/api/java/util/zip/Adler32.html

fantomas

oi mano qmx, dei uma olhada no link que vc apontou e me parece que este caso não é um daqueles que vc vê uma equação e encontra ela detalhada em um livro de matemática.
Parece que o cara colocou o algoritimo em um formato de fórmula para dizer o que ele faz.
Sendo assim, acho que fc terá que descobrir o que faz aquele “M” grandão em posição estranha (somatória) e aquele “MOD” (módulo).

Livros de estatistica básica usa muita fórmula com somatória, acho que vai te clarear as idéias.

flws

J

fantomas:
oi mano qmx, dei uma olhada no link que vc apontou e me parece que este caso não é um daqueles que vc vê uma equação e encontra ela detalhada em um livro de matemática.
Parece que o cara colocou o algoritimo em um formato de fórmula para dizer o que ele faz.
Sendo assim, acho que fc terá que descobrir o que faz aquele “M” grandão em posição estranha (somatória) e aquele “MOD” (módulo).

Livros de estatistica básica usa muita fórmula com somatória, acho que vai te clarear as idéias.

flws

É isso mesmo. É o algoritmo. É um somatório simples de cada byte do vetor ou da matriz.

O cálculo da engenharia é o mesmo da ciência da computação.
Sobre aprender cálculo, manda ver. Ele é essencial para desenvolvimento de tecnologia. Não é uma materia muito complicada não. Quando vc ver a utilidade, vai ver que dá pra fazer mágica com ele.

qmx

thingol:
Discordo; basta apenas você saber o que é uma somatória (acho que no ciclo médio, antigo 2o. grau, você já deve ter aprendido o que é uma somatória.)

Thingol, realmente, se eu não soubesse fazer uma somatória não devia estar programando em java…

Agora falando sério, essa fórmula representa um algoritmo, iterativo até onde eu entendi. O que eu estou querendo é ferramentas para entender essa representação matemática.

Quanto ao adler32, já tinha visto que tem implementado, eu realmente estou querendo estudar/relacionar com a fórmula.

J

imagine uma matrix nXn. A função alfa(k,l) é a coordenada espacial da matriz. Onde o somatório dos bytes x por M(2^16).
aqui a forma do cálculo, não simplificada

s(k,l) = a(k,l) + 216 b(k,l)

Resumindo, é o somatorio do seu vetor pelo módulo de M(2^16)

Criado 29 de maio de 2009
Ultima resposta 29 de mai. de 2009
Respostas 7
Participantes 4