Pessoal ultimamente tenho tentado aprender esse profile java, o J2EE, mas ainda não conseguí desenvolver uma linha lógica e sequencial de útilidades(conceitos,ferramentas)a serem aprendidas para que eu possa desenvolver uma primeira aplicação.
Poderiam por gentileza me darem sugestões?
Gratíssimo…
Introdução ao J2ee
13 Respostas
Er…hun…servlet e jsp?
Pessoal ultimamente tenho tentado aprender esse profile java, o J2EE, mas ainda não conseguí desenvolver uma linha lógica e sequencial de útilidades(conceitos,ferramentas)a serem aprendidas para que eu possa desenvolver uma primeira aplicação.
Poderiam por gentileza me darem sugestões?
Gratíssimo…
Comece estudando a parte de Servlet/JSP, após isso você tem que estudar o que realmente será necessário no seu dia a dia, por exemplo, tem gente que trabalha com EJB, tem gente que não usa isso e por ae vai.
Lembre-se de também ir estudando os patterns (DAO, Business Delegate, etc), mas claro, nem todos os padrões são aplicados em todas as aplicações.
Ola tarssa
neste link vc terá uma visão sobre jsp(como funciona, o ciclo,etc), e tambem há uma apostila de servlet e jsp e uma outra de JSP.
Olá renato3110 ,
Parabéns pelo PDF, li-o por completo…
Gostei da parte(da qual não sabia), que a SUN irá mudar de novo a nomenclatura das paradas rs. JSE, JEE, JME…
Creio que é pra vender o peixe… por isso que eles sempre mudam os nomes rsrsrs. como vinha acontecendo com o “JDK 5.0”. Nisso eles atualizam preços de projetos, cursos e etc… eheheh
seguinte quando sair uma nova versão de seu pdf da um tok 
Abraços.
poxa…nao li o pdf ainda…mas parece ser o basico ne?! ou so uma introduçao…
tava querendo uma apostila algo sobre j2ee em portuga, q fala de ejb e afins…se alguem souber de algo…valeu…ate.
poxa…nao li o pdf ainda…mas parece ser o basico ne?! ou so uma introduçao…
tava querendo uma apostila algo sobre j2ee em portuga, q fala de ejb e afins…se alguem souber de algo…valeu…ate.
De uma olhada no site http://www.j2eebrasil.com.br lá tem um bocado de coisa sobre JEE em portugues !
Até
?? :? :?
Mas JSP e JSF não fazem parte do JSE?
Da uma olhada nesse link, pode ser que te ajude:
http://www.softechnetwork.com.br/java/CursoJavaWeb.pdf
Uma pergunta idiota:
Uma aplicação web isolada faz parte do JEE ou JSE?
JSE (Java Standard Edition) - é a plataforma padrão do java, ja o JEE (Java Enterprise Edition) é a plataforma Java voltada para redes, internet, intranets… o JEE tem como base o JSE. Fazendo uma comparação, se a API Java fosse um jogo, é como se o JSE fosse o jogo base, e o JEE fosse o jogo base mais uma expansão do jogo.
Numa aplicação web você irá ultilizar o JEE, que por sua vez terá contida em sua API o JSE.
(se eu estiver errado, por favor, me corrijam)
Minha sugestão é você iniciar por servlet/jsp, dar uma boa olhada no pattern MVC e suas implementações em Java e também nos patterns que o ManchesteR sugeriu.
Depois disso, se você quer utilizar JEE (EJB, JMS JNDI, WebServices, etc…), leia o manual da SUN sobre o JEE, ele é perfeitamente entendível inclusive para iniciantes.
http://java.sun.com/javaee/5/docs/tutorial/doc/
[]'s