Por favor, coloque as suas dúvidas e seus comentários sobre este tutorial aqui.
Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários!
Gostei bastante do tutorial sobre JDBC. Nas “Considerações Finais” foi feita uma afirmação que me deixou ainda mais curioso sobre estas possibilidades do mundo Java. Separar as declarações SQL em um arquivo XML. Existe algum livro ou referência que aborde exatamente estes assuntos Java x JDBC x XML ?
Desde já,
Abraços a todos
Paulo_Silveira
Oi Oswaldo!
Bem, abordei esse topico porque a gente usa isso no site do GUJ: deixamos a configuracao e TODAS as sql queries em um arquivo texto. Alias, ele eh gigantesco, se voce quiser dar uma olhada:
Nao conheco nenhuma documentacao, mas vou fazer um tutorial.
O
oswaldo
Boa Tarde Paulo,
Em primeiro lugar quero agradecer pelo rápido retorno. Ótimo saber que Você já está preparando um novo tutorial a respeito deste assunto. Como já falei o estilo de Vocês é bastante claro e informativo.
Entendi que todas as queries estão dentro deste arquivo mas se Você não se importa ficaram ainda duas dúvidas:
1 - Se este é um arquivo texto por que no tutorial Você comentou que estas queries deveriam ficar em arquivo XML ?
2 - Como cada uma das queries é indexada (chamada) dentro deste arquivo a partir do java?
Estamos aguardando o seu novo tutorial…
Abraços
Paulo_Silveira
Entao, estou planejando um outro tutorial, que ja esta para sair, sobre connection pool!
faça o que eu falo, não faça o que eu faço!
então, poderia ser um xml, mas um properties eh mais facil para uma aplciação pequena!
Ela é indexada através do java.util.Properties (http://www.guj.com.br/api/j2se.html?api=java.util,Properties). Essa classe tem um método que le esse tipo de arquivo, e já deixa em uma estrutura que basta você usar properties.getProperty(“nome.da.sql”), que ele te retorna a sql como string
que tipo de tutorial poderia ajduar voces sobre JDBC?
O
oswaldo
Paulo,
Obrigado pelo retorno.
Se o arquivo for XML será utilizada a java.utils também ?
Com relação aos tutoriais de JDBC o de connection pool parece muito importante. Vamos a ele então…
Abraços
passos
:roll:
Fiquei apaixonado com a possibilidade de poder isolar as querys num arquivo txt ou num xml (acho que no txt deve ser mais tranquilo) e gostaria de mais informações sobre o assunto. Se tiver alguns exemplos ficaria agradecido
Rafael_Steil
O esquema das querys em um arquivo texto eh bastante simples. Por exemplo, crie um arquivo parecido com o mostrado abaixo:
cliente.selecionarTudo = SELECT * FROM tabela_clientes
cliente.selecionarPorId = SELECT * FROM tabela_clientes WHERE id_clientes = ?
note o “?”… eh a sintaxe para um PreparedStatement.
No seu codigo, carrege esse arquivo utilizando a classe Properties e use o metodo getProperty() para pegar a instrucao desejada. Depois eh so continuar normalmente com a aplicacao!!
Irado, nao?! :mrgreen:
[]'s
Rafael Steil
R
rafaelhm
Naum consegui!
E ai pessoal, li a materia e achei bem lega, mas… nao consegui fazer funcionar. Da uma exceção de classe naum encontrada. Sendo q eu coloquei o caminho da drive na variavel CLASSPATH e ainda rodei assim:
Eu li o artigo sobre JDBC, pois era de meu interesse e já a algum tempo eu tinha a curiosidade de saber como funcionam os meios para conexao do Db no Java.
Olá pessoal, venho por este humilde post para perguntar o seguinte:
Li em algum lugar (acho q na documentação do java) q essa maneira d conexão (pelo DriverManager.getConnection(bla bla bla)) não é mais a melhor maneira d conexão.
Alguém podia me esclarescer isto, pq acho q peguei o trem andando…
Abraços
Rafael_Steil
Ha outros meios, mas depende das tuas necessidades…
Use o getConnection e seja feliz
Rafael
Andre_Heidi_Moriya
Olá pessoal do guj!
Sou novo em java, e atualmente estou criando um sistema para o meu estagio na faculdade.
o que quero saber é o seguinte: estou usando banco de dados Postgresql, consigo fazer as conexões tudo normal.
mas a minha duvida é: quando eu quiser instalar a minha app no computador de outra pessoa, eu vou precisar
instalar o banco tb ou existe uma maneira de carregar a pasta DATA, onde estão os dados do banco?? Existe uma
maneira igual ao Interbase e Firebird?? Onde eu configuro pelo ODBC??