Investimento Profissional: Cursos x Livros

3 respostas
Marcio_Brand_Junior

Galera,

Semana passada surgiu a seguinte questão: Investimento Profissional: Cursos x Livros. Qual será o melhor caminho?

Aqui no fórum, temos muito assuntos relacionado a indicação de livros e cursos (em instituições), porém, não temos um tópico conflitando os 2 com relação ao currículo do candidato.

Gostaria de uma luz para esse assunto.

Mensagem postada:
Hoje em dia temos que levar em consideração o tempo gasto e investimento monetário a ser feito para adiquirir tal conhecimento.

Qual seria a melhor vantagem hoje em dia?
Para um iniciante na área com eu (que não tenho nenhuma experiência), qual seria o melhor caminho a curto e longo prazo?

Empresas preferem currículos com bastante conteúdo como cursos etc… ou pessoas com mais experienêcia em atuação?
Pergunto isso porque na seleção de CV pelas empresas, os gestores olham o conteúdo do CV e principalmente avaliam os projetos que foram feitos por cada candidato.

"tem muita gente que nunca fez um curso pago e deixa muita gente com 250 horas de curso de boca caida! ". palavras do nosso amigo: Thiago de Paula Beserra nas quais concordo 100%.
Mas nesse caso os cursos no CV desses pessoas não estão em evidencia na hora da avaliação.

Como arredondar o currículo para chegar até a entrevista e ser bem visto pelo avaliador?

Por favor, galera, me ajudem.

[]'s

MArcio

3 Respostas

Bird89du

No início achei que deveria fazer um curso e fiz,

Foi um investimento muito alto, mas obtive um retorno inestimável,

uma das vantagens do curso é que o conhecimento não se limita a código,

os instrutores tem experiência e aplicam muito em aula(existem suas excessões).

Acho que para quem está começando e não tem muito tempo para ler milhares de livros mas dispõe uma grana vale a pena o curso.

Se você já sabe o básico e quer se aprofundar, vale mais o livro.

Resumo: se você é muito CRÚ faz um curso para poder te dar uma base, se já sabe os conceitos básicos compra um livro e se dedica.

abs

Eduardo

kaolzz

Na minha opinião você, para ser bem visto, tem que realmente SABER o que o avaliador pede que você saiba - não importando se foi via curso, experiência ou livros. Porém, na minha opinião novamente, é complicado você ser chamado para uma entrevista se você não tem um curso ou experiência na área em que o avaliador pede - resumindo, você não tem nem a oportunidade de provar que você sabe. Vejo que hoje o mercado está muito competitivo e sempre existem pessoas que possuem cursos ou experiência na tecnologia ou área que o avaliador pede - sobrando pouco espaço para pessoas sem experiência ou cursos.

Em relação a cursos VS experiência, acredito que o pessoal com mais experiência é mais bem visto (não quero de forma alguma dizer que você não deve fazer cursos - eu acredito totalmente na capacitação técnica). Acho que o profissional ideal, e contatos de RH que tenho também dizem, é aquele que tem muito estudo (cursos + livros + pós ou mestrado) e também possui experiência na área.

Uma dica para você que está iniciando, é correr atrás … estudar bastante e apostar em uma oportunidade de estágio - assim você terá tanto conhecimento teórico, quanto prático. Caso tenha interesse, no meu blog estou postando materiais de estudo em Java … acho que seria interessante pra você acompanhar.

Abraço.

J

Mas ai que eu to tropeçando.
Sou novato aqui no fórum e acho que vou ser um dos frangos mais ativos aqui da turma.
Eu me encontro na seguinte dúvida: estou terminando em dezembro a faculdade de sistemas de informação, trabalho em uma franquia de uma multinacional de TI no interior de minas, na área de consultoria comercial. Sou apaixonado pelo mundo Java, mas não tive ainda nenhuma oportunidade interessante na região para trabalhar com desenvolvimento, todo o conhecimento que eu tenho sobre o assunto foi adquirido de forma autodidata e através das matérias básicas da faculdade. Conheço bem a UML, os conceitos de orientação a objetos, a sintaxe do Java e um domínio bom de lógica, mas devido ao fato de não ter tido uma experiência com desenvolvimento de forma profissional não sei avaliar meu nível de conhecimento, o que tem me gerado uma grande dúvida. Eu estou louco pra terminar a faculdade e sair da região para me profissionalizar melhor, pois aqui eu não vou ter oportunidade de crescimento. Já li quase que por completo muitos livros da linguagem como o DEITEL COMO PROGRAMAR 6, O CORE JAVA VOL I e as apostilas do JEDI, sempre fazendo seus devidos exercícios e modificando um pouco pra ver no que dava.
Peço um conselho aos mais experientes: pode compensar investir em uma certificação Java sem ter vivencia profissional direta com a tecnologia??
Eu creio que uma poderia me ajudar a conseguir uma colocação mais confortável no mercado fora daqui. Estou certo?

Um abraço a todos!!

Criado 5 de novembro de 2009
Ultima resposta 5 de nov. de 2009
Respostas 3
Participantes 4