Bem pessoal, queria abrir um debate aqui da experiência de alguns como alunos e professores sobre BPM em específico e apenas.
Motivei abertura deste tópico pelo interesse neste curso que se inicia em breve aqui em recife, e analisando o seu conteúdo programático aparentar abordar tópicos interessantes, porém não sei até que ponto isto se aplica, na prática e nos projetos atuais e a posteriores.
Gostaria da opnião de todos vocês, a respeito do assunto respondendo e complementando com suas opniões pessoais:
Estive-me fazendo estes questionamentos e agradeço quem puder colaborar e postar suas opniões. Obrigado!
A resposta a este debate esta atrasada apenas 2 anos, mas isso não é nada certo?!
Bom, só para constar, hoje posso afirmar que qualquer curso neste sentido tem sim uma valia muito grande e compensa bastante o investimento.
É claro que não pode ser um preço abusivo (algo em torno de 1200 reais para um curso de entendimento médio - 40h);
Você não nos passou o conteúdo programático para avaliação, mas creio que o básico seja este:
[list]Contextualização do BPM;[/list]
[list]Benefícios da automação de processos[/list]
[list]Ciclo de gerenciamento de processos de negócios;[/list]
[list]Noções de BPMN (Notação dos desenhos do BPM);[/list]
[list]Ferramentas de TI para BPM (Nacionais e estrangeiras);[/list]
[list]Modelos de processos de negócios, melhores práticas e process paterns;[/list]
[list]Fundamentos do SOA;[/list]
Estes itens foram extraídos do conteúdo programático de um documento da GPTI Treinamentos para um curso voltada a Analistas de Negócios.
Espero que ajude a pessoas que estão tentando seguir neste caminho. Vale ressaltar que os cursos de BPM devem focar as métodologias e não apenas no uso de ferramentas específicas, pois dessa forma se agrega muito mais valor ao curso.
Nem sempre um profissional que vai para o BPM sai da programação. Eu mesmo atuo nas duas pontas. Sou desenvolvedor Java e analista de BPM. A ferramenta que eu trabalho exige customizações que geralmente são feitas em Java.
O Felipe está certo…principalmente se for a ferramenta de BPM da Oracle…todas as integrações e implementações são feitas em JAVA.
Modelagem é só o começo do processo…integrar, parametrizar e implementar são outros 500’s…e isso tudo é geralmente feito em JAVA ou outras linguagens de programação…