Invocando metodos

tenho uma classe chamada geranumero, que contem o metodo geran() que retorna uma
string ja concatenada
ja na classe de interface
eu declarei
geranumero gera;
e to invocando a classe
gera.geran(); que retorna uma string
to tentando adicionar esta string em um JtextArea
to fazendo o seguinte
jtextarea.setText(gera.geran()); e ta dando erro
como eu posso fazer para invocar um metodo que retorna um string para adicionar ao jtextarea
ja tentei usar append ao inves de settext mas tb não funcionou alguem pode me ajudar?

Posta os erros aí!

o net beans ta me dando esse erro

Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.NullPointerException

at NovoJFrame.jButton1ActionPerformed(NovoJFrame.java:237)
at NovoJFrame.access$100(NovoJFrame.java:4)

Posta o seu código!

bom vou tentar explicar de novo
abaixo tem a parte do meu codigo que ta dando pau oq acontece é o seguinte
em outra classe tenho o metodo geran(); que é um metodo que gera numeros aleatorio e ja concatena em uma string e obviamente este metodo retorna uma string ai quando chego na classe de intarface do meu programa e tento adicionar a string que o metodo geran() retorna no jtextpane da classe de interface,
como eu não sou mto bom para utilizar metodos de outras classes to tentando resolver o problema e não consigo so para salientar que na classe de interface eu declarei

geranumero gera; sendo qeu to declarando uma variavel do tipo gera que é a outra classe ou seja estou teoricamente habilitando para que atributos da outra calsse funcione nesta mas num ta funcionando.
não vou posta o codigo todo pq tem um zilhão de arquivos aqui e o problema é so este ou seja quero saber se da forma que estou tentando add no jtexpainel esta correta,posso adicionar assim um metodo que retorna uma string em um textpanel?

private void jButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                         
  if (jcombobox.getSelectedIndex()==0)
    {
      jtextpane.setText(gera.geran());
       
       
      
    }        

Não entendi a sua explicação.

Mas de qualquer forma, NullPointerException é porque ou jcombobox é nulo, ou jtextpane é nulo, ou gera é nulo.

Soh uma dica filipibh,

se vc quer gerar numeros aleatorios e transformalos em uma String eu aconselho o uso da classe Random…
olha ai um exemplo de codigo…

[code]Random random = new Random();
String numero;
int x;

x = random.nextInt(10000);
numero = String.valueOf(x);
[/code]

Espero que ajude…