IO e serializacao -> gravando e lendo um arquivo

vamos supor, eu tenho uma classe biblioteca com os seguintes atributos:

private String Nome; private String Localizacao;

eu queria salvar as informacoes das bibliotecas criadas em um arquivo qualquer e depois poder ler este arquivo… vou criar funcoes para que eu possa altera-la, por exemplo, fornecendo o nome de uma biblioteca para alterar sua localizacao…

alguem pode dar um exemplo simples de como guardar isso num arquivo? fazer isso com um DB é mais fácil?, access por exemplo…

OBRIGADO!
:grin:

primeiramente bem-vindo(a) ao fórum e a comunidade! … de uma olhada no FAQ do Portal, sobre java.io, lá tu encontra muitas respostas sobre arquivos… eu particularmente prefiro salvar em banco de dados, além de ser mais seguro, eu acho mais fácil! :slight_smile:

Sem contar q o desempenho eh muito melhor, e vc naum precisa se preocupar com a forma que esses dados sao guardados… basta vc saber q eles foram armazenadao e uma forma de recuperá-los… aconselho vc a ja comecar estuar banco de dados, eh bem melhor para esse casa (da agenda, por exemplo)

Seja bem vindo!!! :viva:

Eu não sei qual o tipo de problema que vc quer resolver, mas quando vc necessita armazenar propriedades do sistema, tem a classe Properties do pacote java.util que é bem fácil de utilizar, onde está armazena dados chave/valor (em um arquivo texto na versão 1.4 e ná 1.5 já em XML). Vc passa o caminho com o nome do arquivo e ela já cria e atualiza caso vc mude alguma chave…
:grin:

valeu pelas dicas pessoal, vou correr atrás!
:slight_smile: