iPhone e iPad com iOS 4 grava seus passos

33 respostas
Marky.Vasconcelos

Quem atualizou seu device para o iOS 4 está agora sendo monitorado sem o seu proprio conhecimento.
Todos os dados são gravados secretamente no seu device e é copiado para o computador quando é feito o sincronismo.

Mais em: http://www.physorg.com/news/2011-04-iphone-ipad-ios-wvideo.html

33 Respostas

M

Marky.Vasconcelos:
Quem atualizou seu device para o iOS 4 está agora sendo monitorado sem o seu proprio conhecimento.
Todos os dados são gravados secretamente no seu device e é copiado para o computador quando é feito o sincronismo.

Pelo que entendi os dados do gps não são encriptados quando se faz backup. A parte que alguém esta sendo monitorado é sensacionalismo barato.

Marky.Vasconcelos

marcosvinicius.rj:
Marky.Vasconcelos:

Pelo que entendi os dados do gps não são encriptados quando se faz backup. A parte que alguém esta sendo monitorado é sensacionalismo barato.

Não é sensacionalismo barato, por definição, monitorar é o ato de obter registros.

M

Marky.Vasconcelos:
marcosvinicius.rj:
Marky.Vasconcelos:

Não é sensacionalismo barato, por definição, monitorar é o ato de obter registros.

Monitoramento é a observação e o registro regular das atividades de um projeto ou programa. É um processo rotineiro de acúmulo de informações do projeto em todos os seus aspectos. Monitorar á checar o progresso das atividades do projeto, ou seja, uma observação sistemática e com propósitos.

Se a apple não tem os registros como ela pode estar monitorando? Ou está dizendo que estou sendo monitorado pelo meu telefone?

Luiz_Aguiar

Sem mais.

Marky.Vasconcelos

marcosvinicius.rj:

Se a apple não tem os registros como ela pode estar monitorando? Ou está dizendo que estou sendo monitorado pelo meu telefone?

Monitorar só significa que está obtendo os dados.

Justamente.

Mas não deixa de ser um fato estranho, para que raios a Apple ia lançar um update que faz isso?

M

É de se esperar que o aparelho registre esses dados em memorias e backups né?

Marky.Vasconcelos

Eu não estaria esperando que o meu device estivesse registrando tudo isso, a não ser que eu tenha pedido para fazer isso.

Marky.Vasconcelos

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/seu-iphone-esta-rastreando-voce-em-todos-os-lugares-sem-que-voce-saiba/

Luiz_Aguiar

[]s

P

O Luiz tenta minimizar algo que é gravíssimo.
Não é pq os registros não são transmitidos que está tudo numa boa.
Basta a pessoa ter acesso ao iPhone que poderá obter estes registros.
Maridos traídos, empresas que querem vigiar seus funcionários entre outros poderão agora saber que tem uma maneira tranquila de obter informações de localização.

M

boone:
Maridos traídos, empresas que querem vigiar seus funcionários entre outros poderão agora saber que tem uma maneira tranquila de obter informações de localização.

Sem falar que nada impede uma app da Apple mais pra frente coletar esse dados. Ou de alguma outra empresa.

Mas não duvido que outras empresas também façam essa prática.

P

Que fique bem claro que não estou tirando a coleta feita no Android ou por algumas apps maliciosas no Market.

O problema não é de uma tecnologia ou outra, está presente em várias.

M

Então é ok pra vc o google armazenar informaçōes pessoais em seus servidores, mas não está ok quando essas informaçōes estão armazenadas no seu próprio celular?

Bizarro.

M

boone:

A informação é usada para conectar mais rápido nas ERBs (a localização é de antenas próximas, não do usuário). Felizmente não estão enviando pro servidor e usando para “mostrar anuncios relevantes”, como o google faz.

Luiz_Aguiar

Não estou tentando minimizar nada, pelo simples fato que isso ocorre há muito anos, antes mesmo do iPhone existir. Qualquer operado pode falar a posição de um usuário (via triangulação de antenas), qualquer provedor de acesso pode falar todo o histórico de navegação dos usuários… e são informações que são vendidas há décadas.

Não tem nada a ver com ser iPhone, alias o Android envia os dados diariamente, nem precisa que alguém roube seu celular e seja hacker pra descobrir onde vc estava.
http://br-linux.org/2011/android-e-iphone-registram-secretamente-a-localizacao-dos-usuarios/

Mas afinal, qual é o problema em uma empresa ter essa informação? Eles vão te prejudicar como com isso?

Eu sei que o ideal é não ter isso, vc ter sua privacidade de estar onde quiser sem que ninguém saiba, mas pra isso vc teria que morar escondido numa caverna, pois hoje é quase impossível uma pessoa comum não ser rastreada em vários sentidos por diversos meios. Acho uma tentativa de parecer o caos com algo que realmente na prática não faz a menor diferença, o uso disso ter finalidades “estratégicas” e não pessoais, ninguém vai olhar a minha posição naquele momento e ligar pra minha mãe falando que eu to matando aula.

[]s

pinto

Luiz Aguiar:
Mas afinal, qual é o problema em uma empresa ter essa informação? Eles vão te prejudicar como com isso?
Eu sei que o ideal é não ter isso, vc ter sua privacidade de estar onde quiser sem que ninguém saiba, mas pra isso vc teria que morar escondido numa caverna, pois hoje é quase impossível uma pessoa comum não ser rastreada em vários sentidos por diversos meios. Acho uma tentativa de parecer o caos com algo que realmente na prática não faz a menor diferença, o uso disso ter finalidades “estratégicas” e não pessoais, ninguém vai olhar a minha posição naquele momento e ligar pra minha mãe falando que eu to matando aula.

Não dá pra levar na brincadeira não…
Fora as implicações mais “inofensivas”, como por exemplo a sua empresa saber se vc está na sede da concorrente, imagine um vagabundo poder te rastrear e saber a que distância vc está da sua casa ou da sua família?
Não sei se hoje já estamos sendo seguidos em tempo real, mas qualquer passo neste sentido deve ser combatido.
Processo na Apple e em quem mais for, pra aprenderem quais são os seus limites.

Luiz_Aguiar

É oq eu falei… já se pode fazer isso há décadas sem precisar ter um iPhone ou Android (que manda sim os dados pro Google).

Sua empresa saber se vc esta na sede do concorrente? é bem mágico de oz isso não é?

Não é muitíssimo mais fácil e barato colocar uma pessoa seguindo outra? como se faz a milhares de anos?

[]s

P

Luiz, O Android manda se você autorizar, ok ? A configuração tá lá pra vc ligar e tudo mais.

A Google Latitude no Android é a mesma coisa. Se vc quer compartilhar localização de uma forma mais fácil ainda, é só instalá-lo.

Concordo com vc de que há anos é possível determinar onde mais ou menos onde o usuário está. O problema colocado aqui é que antes isto ficava de forma “inviolável” na mão da operadora e agora está na mão de qualquer um.

Este problema do iPhone, que li hoje que o FBI já sabia da existência (danados, já devem usar em investigações faz tempo), não deprecia a qualidade do produto, que acho excepcional. Eu mesmo gostaria de ter um, mas como é salgado (preço de notebook), ainda vou ficar chupando o dedo.

lina

Oi,

Eu não devo a sociedade… logo, não tenho medo disso…

Tchauzin!

fredferrao

iPhone rastreia usuário, mesmo com serviço de localização desligado

Luiz_Aguiar

[]s

fredferrao

[]s

O problema como sempre, é que tem muita informação desencontrada.

Google admite que faz rastreamento de usuários de Android

Porem ali mesmo no outro post meu, dizem que nao adianta desabilitar.

Resta saber, se no android, mesmo com a localização estando desligada(o GPS tenho certeza que nao esta ativo), ele ainda pega a triangulação e guarda isto, como dizem acontecer no iPhone.

Agora mesmo, abri www.google.com no celular, e o navegador esta aqui com a seguinte mensagem: “www.google.com quer saber sua localização: Compartilhar : Recusar”

Marky.Vasconcelos

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/apple-ja-esta-sendo-processada-pelo-escandalo-do-iphone-que-rastreia-usuarios/

Já tem pessoas processando a Apple depois dessa.

RafaFloripa

Marky.Vasconcelos:
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/apple-ja-esta-sendo-processada-pelo-escandalo-do-iphone-que-rastreia-usuarios/

Já tem pessoas processando a Apple depois dessa.

Pra tu ver como o mundo é patetico

Marky.Vasconcelos

Apple Officially Responds to Location Tracking Controversy

Resultado, vão lançar um update em breve para arrumar isso.

fredferrao

Marky.Vasconcelos:

Resumindo, é a velha estoria dos poiliticos(Lula?) “Eu não sabia de nada”.

Claro, é BUG, e eu acredito em papai noel :shock:

M

Mais uma pra entrar no custo Android.

M

fredferrao:
Marky.Vasconcelos:

Resumindo, é a velha estoria dos poiliticos(Lula?) “Eu não sabia de nada”.

Claro, é BUG, e eu acredito em papai noel :shock:

O importante é que usuário do iphone não é monitorado, usuários de aparelhos com Android sim.

P

marcosvinicius.rj:
http://arstechnica.com/tech-policy/news/2011/04/google-faces-50-million-lawsuit-over-android-location-tracking.ars

Que ainda vai sair mais barato (se perder, afinal, vai ser difícel arrancar algum já que no Android pergunta ao usuário antes…) do que o Apple irá perder e do que a Sony já está perdendo…

Marky.Vasconcelos

marcosvinicius.rj:
http://arstechnica.com/tech-policy/news/2011/04/google-faces-50-million-lawsuit-over-android-location-tracking.ars

Os aparelhos com Android perguntam se voce quer desativar isso.

Ninguem lê a licença não?
P

Marky.Vasconcelos:
marcosvinicius.rj:

Os aparelhos com Android perguntam se voce quer desativar isso.

Ninguem lê a licença não?

Por isto que eu disse que se a Google perder qualquer processo que tentem mover contra ela sobre isto (o que acho difícel de acontecer), ainda assim vai ser mais barato do que o que vai acontecer a Apple e o que já está para acontecer com a Sony em virtude dos problemas com PS3.

Agora é assistir de camarote e ver com o cavalinho que chega na 1a posição…
Por enquanto está ganhando a Sony, seguida da Apple e por último Google, que nem da baia ainda saiu…huahuahuahua…

Rubem_Azenha

Eu não gosto de ficar alimentando teorias da conspiração e histórias de grandes corporações malvadas. Mas eu tenho certeza que eu não sou o único que fico incomodado de saber que a Apple, sem o meu consentimento, vem armazenando no meu celular, no meu computador e nos seus servidores informações sobre a minha localização. Claro que no mundo virtual a tendência é que nós tenhamos menos privacidade, mas é preciso que seja definido um limite, principalmente quando tiram a nossa privacidade sem o nosso consentimento.

Nós sempre temos notícias de empresas que comprometeram informações confidencias de seus clientes, mais recentemente temos o caso de Sony. Eu não acredito que a Apple seja uma empresa tão incrível assim a ponto de garantir que essas informações que eles vem coletando dos celulares nunca seja comprometida. Novamente, eu não quero alimentar uma teoria da conspiração, mas não temos como ter certeza essas informações estão sendo enviadas de forma anonima.

No fim, ficam algumas questões: não tem problema uma empresa desrespeitar um direto tão básico sem o consentimento dos seus clientes? Qual é o limite que nós, consumidores, vamos impor? Qual é o limite que os governos (principalmente o governo dos Estados Unidos) vão impor?

M

Tirando o google e as operadoras (que sempre tiveram sua localização mas parece que isso não importa, só quando é Apple… Hehe) não vejo motivo para alarde já que disseram que vão corrigir o problema na próxima versão certo?

Agora vamos ver qual será a resposta do google, principalmente porque o android foi flagrado transmitindo essa informação com oid do aparelho que é bem mais sério!

Criado 20 de abril de 2011
Ultima resposta 1 de mai. de 2011
Respostas 33
Participantes 10