Ir mal no teste lógico significa ser um programado ruim?

Ir mal no teste lógico significa ser um programado ruim?
O que vocês acham dos testes aplicados nas entrevistas?

[quote=bzy]Ir mal no teste lógico significa ser um programado ruim?
O que vocês acham dos testes aplicados nas entrevistas?[/quote]

Significa sim. A característica de um programador é resolver problemas, e não digitar código. Quanto maior o domínio da lógica maior a capacidade de otimizar soluções.

[quote=juliocbq][quote=bzy]Ir mal no teste lógico significa ser um programado ruim?

Significa sim. A característica de um programador é resolver problemas, e não digitar código. Quanto maior o domínio da lógica maior a capacidade de otimizar soluções. [/quote]

Mesmo em testes: Maria tinha duas irmãs, maria morreu. Qual o nome da irmã de Maria?

Em uma empresa em que trabalhei o pessoal que fazia a contratação era obcecado pelos resultados do teste psicotécnico.

Achavam que quem fosse mal nesse teste não poderia ser um programador excelente, apenas um mediano.

(Não, o psicotécnico não tinha essas perguntas bobocas que servem apenas para ver se você está prestando atenção. )

Teste,não prova nada…até por que na hora de qualquer teste nunca estamos “normal”,as vezes da um branco mesmo…
Em mim sempre,rsrs…não esquenta…

[quote=bezier curve]Em uma empresa em que trabalhei o pessoal que fazia a contratação era obcecado pelos resultados do teste psicotécnico.

Achavam que quem fosse mal nesse teste não poderia ser um programador excelente, apenas um mediano.

[/quote]

Só preciso ressaltar que nessa empresa, aqueles programadores “excelentes” ficavam em um departamento separado de consultoria, e realmente tinham tirado notas excelentes nesse tal teste psicotécnico.

[quote=bezier curve][quote=bezier curve]Em uma empresa em que trabalhei o pessoal que fazia a contratação era obcecado pelos resultados do teste psicotécnico.

[/quote]

Só preciso ressaltar que nessa empresa, aqueles programadores “excelentes” ficavam em um departamento separado de consultoria, e realmente tinham tirado notas excelentes nesse tal teste psicotécnico. [/quote]

Não entendi sua opnião bezier, você é contra esses teste ou você é um ótimo programador com CNH? :smiley:
“psicotécnico eu só fiz na auto-escola.”

[quote=Anime]Teste,não prova nada…até por que na hora de qualquer teste nunca estamos “normal”,as vezes da um branco mesmo…
Em mim sempre,rsrs…não esquenta…[/quote]

Bom… de acordo com meus testes eu sou um péssimo programador.
Valeu Anime.

Depende do tipo de teste de lógica.

Se for lógica matemática e computacional, aí sim, faz sentido.
Mas testes de lógica fonética, memória, ou mesmo desses que tem certas pegadinhas, aí não vejo onde possam ajudar tanto assim.

Só um detalhe. Com técnicas pode-se facilmente tirar escores altos em alguns testes de lógica matemática.

e qual a resposta deste teste?

Eu acho que somente um teste lógico não define um bom programador, um bom programador precisa ter diversas outras qualidades além de um bom raciocínio lógico, uma de suas qualidades pode muito bem suprir um deficiência.

Algumas qualidades que considero importante em um bom programador:
- Sempre pensar a respeito do seu trabalho (Em como e no que se está sendo feito)
- Habilidade de Comunicação (Tanto escutar quanto comunicar)
- Conhecimentos específicos de Linguagem e Tecnologia (Arquitetura e LInguagens)
- Curiosidade em relação as novas tecnologias
- Responsabilidade
- Dedicação acima da média

Portanto, considero o teste lógico importante para se ter uma idéia de como aquela pessoa age em um momento de pressão por exemplo.
Mas somente isso não define que tipo de profissional ela é.

e qual a resposta deste teste?[/quote]

Como esse teste é meu e a Maria se chamava Maria do Carmo Miranda da Cunha, os nomes eram Olinda e Carmen.

[quote=ViniGodoy]Depende do tipo de teste de lógica.

Se for lógica matemática e computacional, aí sim, faz sentido.
Mas testes de lógica fonética, memória, ou mesmo desses que tem certas pegadinhas, aí não vejo onde possam ajudar tanto assim.

Só um detalhe. Com técnicas pode-se facilmente tirar escores altos em alguns testes de lógica matemática.[/quote]

Concordo.

[quote=PedroTOliveira]Eu acho que somente um teste lógico não define um bom programador, um bom programador precisa ter diversas outras qualidades além de um bom raciocínio lógico, uma de suas qualidades pode muito bem suprir um deficiência.

Algumas qualidades que considero importante em um bom programador:
- Sempre pensar a respeito do seu trabalho (Em como e no que se está sendo feito)
- Habilidade de Comunicação (Tanto escutar quanto comunicar)
- Conhecimentos específicos de Linguagem e Tecnologia (Arquitetura e LInguagens)
- Curiosidade em relação as novas tecnologias
- Responsabilidade
- Dedicação acima da média

Portanto, considero o teste lógico importante para se ter uma idéia de como aquela pessoa age em um momento de pressão por exemplo.
Mas somente isso não define que tipo de profissional ela é.[/quote]

Concordo.

Lembrei de uma discusão que li em um forum…faz tempo…
Era sobre testes,o candidato a uma vada de programador deveria encher uma bexiga,não lembro os detalhes…
A pessoa estava doida da vida,por que não passou neste teste,achei engraçado sua obs:Se eu soubesse que para a
vaga de programador deveria saber encher bexiga,tinha trazido meu filho,para se canditar a vaga… :roll:

Como esse teste é meu e a Maria se chamava Maria do Carmo Miranda da Cunha, os nomes eram Olinda e Carmen.[/quote]

Se depender dessa lógica até eu sou um péssimo programador.

Como esse teste é meu e a Maria se chamava Maria do Carmo Miranda da Cunha, os nomes eram Olinda e Carmen.[/quote]

Se depender dessa lógica até eu sou um péssimo programador.[/quote]

(rsrr) Um dos testes que eu fiz tinha essas perguntas:

[code]TESTES DE LÓGICA

1. Um senhor, olhando para um retrato, diz:
  • O pai deste homem é o pai de meu filho.
    Ele está olhando para:
  1.  ?    retrato de seu filho

2.  ?    seu próprio retrato

3.  ?    retrato de seu pai

4.  ?    retrato de seu avô

5.  ?    retrato de seu neto

6. No segundo domingo do mês de Maio, comemora-se o dia das mães. Este dia, poderá cair:

7.  ?    de 8 a 14 de Maio

8.  ?    de 7 a 14 de Maio

9.  ?    de 7 a 13 de Maio

10.  ?    de 6 a 15 de Maio

11.  ?    de 8 a 15 de Maio

12. Certa bactéria se multiplica tão rapidamente que seu número dobra a cada minuto. Num caco de vidro ela se multiplica de tal maneira que, em 60 minutos enche a metade do mesmo. Em quanto tempo estará cheio totalmente?

13.  ?    61 min

14.  ?    90 min

15.  ?    240 min

16.  ?    120 min

17.  ?    180 min

18. Numa jarra cabem um litro mais meia jarra. A capacidade da jarra é:

19.  ?    1,5 litros

20.  ?    1 litro

21.  ?    2 litros

22.  ?    2,5 litros

23.  ?    3 litros

24. Uma pessoa que gosta somente das pessoas que não gostam de si mesmas:

25.  ?    gosta de alguém.

26.  ?    não existe.

27.  ?    não gosta de si mesma.

28.  ?    gosta de si mesma.

29.  ?    não gosta de ninguém.

[/code]

Se depender dessa lógica até eu sou um péssimo programador.[/quote]

(rsrr) Um dos testes que eu fiz tinha essas perguntas:

[code]TESTES DE LÓGICA

1. Um senhor, olhando para um retrato, diz:
  • O pai deste homem é o pai de meu filho.
    Ele está olhando para:
  1.  ?    retrato de seu filho

2.  ?    seu próprio retrato

3.  ?    retrato de seu pai

4.  ?    retrato de seu avô

5.  ?    retrato de seu neto

6. No segundo domingo do mês de Maio, comemora-se o dia das mães. Este dia, poderá cair:

7.  ?    de 8 a 14 de Maio

8.  ?    de 7 a 14 de Maio

9.  ?    de 7 a 13 de Maio

10.  ?    de 6 a 15 de Maio

11.  ?    de 8 a 15 de Maio

12. Certa bactéria se multiplica tão rapidamente que seu número dobra a cada minuto. Num caco de vidro ela se multiplica de tal maneira que, em 60 minutos enche a metade do mesmo. Em quanto tempo estará cheio totalmente?

13.  ?    61 min

14.  ?    90 min

15.  ?    240 min

16.  ?    120 min

17.  ?    180 min

18. Numa jarra cabem um litro mais meia jarra. A capacidade da jarra é:

19.  ?    1,5 litros

20.  ?    1 litro

21.  ?    2 litros

22.  ?    2,5 litros

23.  ?    3 litros

24. Uma pessoa que gosta somente das pessoas que não gostam de si mesmas:

25.  ?    gosta de alguém.

26.  ?    não existe.

27.  ?    não gosta de si mesma.

28.  ?    gosta de si mesma.

29.  ?    não gosta de ninguém.

[/code][/quote]

estes testes fazem mais sentido. :slight_smile:

. . .

[quote=bzy][quote=juliocbq][quote=bzy]Ir mal no teste lógico significa ser um programado ruim?

Significa sim. A característica de um programador é resolver problemas, e não digitar código. Quanto maior o domínio da lógica maior a capacidade de otimizar soluções. [/quote]

Mesmo em testes: Maria tinha duas irmãs, maria morreu. Qual o nome da irmã de Maria?[/quote]

Esses não, de maneira alguma. Testes de cálculo e lógica aplicadas a matemática e algoritmos. Em suma, se você é bom em algoritmos com certeza se dá bem em qualquer linguagem de programação.

Um exemplo seria implementar uma codificação para transmissão de determinado tipo de informação. Vídeo, áudio, texto…
Uma boa lógica lhe permite codificar a melhor solução para esse problema, e isso não depende de domínio de sintaxe de linguagem.