Ir mal no teste lógico significa ser um programado ruim?

Sempre me perguntei quem é que bolava uns testes de lógica com perguntas tão “batidas”. Acabei de descobrir.

(Só pra constar, alguns desses testes de lógica eu fiz em 5 minutos, por maiores que fossem. Isso porque eu decorei as respostas.)

[]´s

Esses esquemas de teste logico e muita besteira, a parte de programação e apenas uma faceta de um profissional. Tem muitas outras coisas mais importantes como empenho, compromisso com a empresa e vontade de trabalhar.

Isso da empresa classificar conforme os testes me lembrou uma empresa em que o plano de carreira era completamente fora da realidade, baseado em coisas subjetivas, eu lembro que brincavamos que se o Linus Trovalds ou o James Gosling entrassem na empresa seriam programadores juniors.

[quote=asaudate]Sempre me perguntei quem é que bolava uns testes de lógica com perguntas tão “batidas”. Acabei de descobrir.

(Só pra constar, alguns desses testes de lógica eu fiz em 5 minutos, por maiores que fossem. Isso porque eu decorei as respostas.)

[]´s[/quote]
Te juro que não fui eu.

A grande maioria desses testes não servem para nada… pois um programador tem a terefa de criar algoritimos para resolver os problemas e não resolver ele os problemas pois se não nem precisaria de programador e nem algoritimos e nem processadores… apenas um neguinho que faz o papel do computador processando la as informações não concordam… alguem que resolva testes de logica isto não serve pra nada… não significa q seja um bom programador… pode ser um lixo… a capacidade de um bom desenvolvedor e criar soluções para resolver problemas e não resolver problemas… em um exemplo bem simples e grotesco seria:
Quanto é dois mais dois: vc não precisa saber que é 4 mas tem que saber que (2+2) é a um das expressões que pode resolver este problema…

a grande maioria destes testes retardados fazem você fazer a tarefa do algoritimo que vc deveria fazer para resolver isto…

o ideal seria dar o problema e pedir para vc implementar um algoritimo para resolver tal problema em um computador com algum compilador e não fazer vc calcular isto manualmente para obter a resposta…

na faculdade qdo tinha calculo 4,estatistica, probrabilidade e algebra linear eu sempre me ferrava nas provas e ia bem nos trabalhos pq? pq nos trabalhos eu podia usar um compilador para resolver meus problemas… já nas provas infelizmente era proibido o uso de compiladores e ate mesmo de simples calculadoras :? …

quem fez as inscrições no Google days e fez os testes sabem muito bem o que estou falando… aquele tipo de teste sim avalia seu conhecimento…
e não testes imbecis de logica…

e qual a resposta deste teste?[/quote]

Como esse teste é meu e a Maria se chamava Maria do Carmo Miranda da Cunha, os nomes eram Olinda e Carmen.[/quote]

Se depender dessa lógica até eu sou um péssimo programador.[/quote]

(rsrr) Um dos testes que eu fiz tinha essas perguntas:

[code]TESTES DE LÓGICA

1. Um senhor, olhando para um retrato, diz:
  • O pai deste homem é o pai de meu filho.
    Ele está olhando para:
  1.  ?    retrato de seu filho

2.  ?    seu próprio retrato

3.  ?    retrato de seu pai

4.  ?    retrato de seu avô

5.  ?    retrato de seu neto

6. No segundo domingo do mês de Maio, comemora-se o dia das mães. Este dia, poderá cair:

7.  ?    de 8 a 14 de Maio

8.  ?    de 7 a 14 de Maio

9.  ?    de 7 a 13 de Maio

10.  ?    de 6 a 15 de Maio

11.  ?    de 8 a 15 de Maio

12. Certa bactéria se multiplica tão rapidamente que seu número dobra a cada minuto. Num caco de vidro ela se multiplica de tal maneira que, em 60 minutos enche a metade do mesmo. Em quanto tempo estará cheio totalmente?

13.  ?    61 min

14.  ?    90 min

15.  ?    240 min

16.  ?    120 min

17.  ?    180 min

18. Numa jarra cabem um litro mais meia jarra. A capacidade da jarra é:

19.  ?    1,5 litros

20.  ?    1 litro

21.  ?    2 litros

22.  ?    2,5 litros

23.  ?    3 litros

24. Uma pessoa que gosta somente das pessoas que não gostam de si mesmas:

25.  ?    gosta de alguém.

26.  ?    não existe.

27.  ?    não gosta de si mesma.

28.  ?    gosta de si mesma.

29.  ?    não gosta de ninguém.

[/code][/quote]

Estes problemas pode ser facilmente resolvidos com prolog… http://www.swi-prolog.org/Download.html

[quote=luistiagos]A grande maioria desses testes não servem para nada… pois um programador tem a terefa de criar algoritimos para resolver os problemas e não resolver ele os problemas pois se não nem precisaria de programador e nem algoritimos e nem processadores… apenas um neguinho que faz o papel do computador processando la as informações não concordam… alguem que resolva testes de logica isto não serve pra nada… não significa q seja um bom programador… pode ser um lixo… a capacidade de um bom desenvolvedor e criar soluções para resolver problemas e não resolver problemas… em um exemplo bem simples e grotesco seria:
Quanto é dois mais dois: vc não precisa saber que é 4 mas tem que saber que (2+2) é a um das expressões que pode resolver este problema…

a grande maioria destes testes retardados fazem você fazer a tarefa do algoritimo que vc deveria fazer para resolver isto…

o ideal seria dar o problema e pedir para vc implementar um algoritimo para resolver tal problema em um computador com algum compilador e não fazer vc calcular isto manualmente para obter a resposta…

na faculdade qdo tinha calculo 4,estatistica, probrabilidade e algebra linear eu sempre me ferrava nas provas e ia bem nos trabalhos pq? pq nos trabalhos eu podia usar um compilador para resolver meus problemas… já nas provas infelizmente era proibido o uso de compiladores e ate mesmo de simples calculadoras :? …

quem fez as inscrições no Google days e fez os testes sabem muito bem o que estou falando… aquele tipo de teste sim avalia seu conhecimento…
e não testes imbecis de logica…[/quote]

De vez em quando eu penso que, da mesma maneira que lógica é um pré-requisito pra ser programador, saber português deveria ser também um pré-requisito pra postar em fóruns (e inclusive ser programador, já que também é necessário escrever documentações etc)

[quote=luistiagos]A grande maioria desses testes não servem para nada… pois um programador tem a terefa de criar algoritimos para resolver os problemas e não resolver ele os problemas pois se não nem precisaria de programador e nem algoritimos e nem processadores… apenas um neguinho que faz o papel do computador processando la as informações não concordam… alguem que resolva testes de logica isto não serve pra nada… não significa q seja um bom programador… pode ser um lixo… a capacidade de um bom desenvolvedor e criar soluções para resolver problemas e não resolver problemas… em um exemplo bem simples e grotesco seria:

e não testes imbecis de logica…[/quote]

Você pode resolver isso? Ou pelo menos me dizer o que é?

É o básico da ciência da computação. Um algoritmo.

Eu creio que existe um paradoxo entre as escolas de sistemas de informação e ciência da computação ou engenharia.
Para escrever determinados tipos de sistemas, talvez a lógica e o cálculo não sirvam para nada, porque já existem ferramentas, como você mesmo disse, mas para criar tecnologia de computação isso é essencial.

Eu penso:
Somos a geração Y, não sabemos fazer prova mas nos dê acesso ao Google e resolveremos qualquer questão.

http://www.tfedu.com.br/blog/Lists/Posts/Post.aspx?List=4a73a436-67fb-4acd-b86d-3f7229a38e95&ID=9

[quote=bzy]Eu penso:
Somos a geração Y, não sabemos fazer prova mas nos dê acesso ao Google e resolveremos qualquer questão.

http://www.tfedu.com.br/blog/Lists/Posts/Post.aspx?List=4a73a436-67fb-4acd-b86d-3f7229a38e95&ID=9[/quote]

então resolva essa acima.

(Numa boa claro. É apenas um debate)

[quote]

Eu creio que existe um paradoxo entre as escolas de sistemas de informação e ciência da computação ou engenharia.
Para escrever determinados tipos de sistemas, talvez a lógica e o cálculo não sirvam para nada, porque já existem ferramentas, como você mesmo disse, mas para criar tecnologia de computação isso é essencial.[/quote]

Eu sou de Sistemas mas adoraria saber o suficiente para responder a pergunta.
Defino assim:
Faça sistemas se quiser usar a ferramenta, faça ciência se quiser criar a ferramenta. (acrescentei) Faça engenharia se quiser projetar uma ferramenta para outros criarem.

[quote=bzy][quote]

Para escrever determinados tipos de sistemas, talvez a lógica e o cálculo não sirvam para nada, porque já existem ferramentas, como você mesmo disse, mas para criar tecnologia de computação isso é essencial.[/quote]

Defino assim:
Faça sistemas se quiser usar a ferramenta, faça ciência se quiser criar a ferramenta. (acrescentei) Faça engenharia se quiser projetar uma ferramenta para outros criarem.[/quote]

Bem, eu pensaria que a lógica é essencial em qualquer uma delas.
Digamos:
Pode ser que algum cliente precise de um protoco “específico” de comunicação, ou um formato de imagem “proprietário”. É ae que entra o nosso diferencial(Como profissionais).

Aquele algoritmo que postei é esse aqui:

http://graphics.stanford.edu/courses/cs178-10/applets/convolution.html

É amplamente usado em filtros de imagens digitais que trabalham no domínio espacial da imagem - O funcionamento:
Apenas um somatório de uma máscara de pixels pelos da imagem digital.

e qual a resposta deste teste?[/quote]

Como esse teste é meu e a Maria se chamava Maria do Carmo Miranda da Cunha, os nomes eram Olinda e Carmen.[/quote]

Se depender dessa lógica até eu sou um péssimo programador.[/quote]

(rsrr) Um dos testes que eu fiz tinha essas perguntas:

[code]TESTES DE LÓGICA

Ele está olhando para:
  1.  ?    retrato de seu filho

6. No segundo domingo do mês de Maio, comemora-se o dia das mães. Este dia, poderá cair:

7.  ?    de 8 a 14 de Maio

12. Certa bactéria se multiplica tão rapidamente que seu número dobra a cada minuto. Num caco de vidro ela se multiplica de tal maneira que, em 60 minutos enche a metade do mesmo. Em quanto tempo estará cheio totalmente?

13.  ?    61 min

14.  ?    90 min

15.  ?    240 min

16.  ?    120 min

17.  ?    180 min

19.  ?    1,5 litros

20.  ?    1 litro

21.  ?    2 litros

22.  ?    2,5 litros

23.  ?    3 litros

26.  ?    não existe.

[/code][/quote]

Manda as resposta ai manolo

E se eu quiser ser jogador de futebol americano?

Cara isso é a maior furada… Essas coisas de um curso faz uma coisa e outro curso faz outro se enquadra raramente. Tem gente de Física, Matemática e Engenharia Elétrica programando e tem gente de Computação sendo bancário. Serio cara, não vá nessa de um curso faz uma coisa e outro curso faz outra. Tenha em mente só uma coisa: você vai acabar programando de qualquer jeito, portanto seja bom nisso que desempregado você não fica.

[quote=Andre Brito]E se eu quiser ser jogador de futebol americano?

Cara isso é a maior furada… Essas coisas de um curso faz uma coisa e outro curso faz outro se enquadra raramente. Tem gente de Física, Matemática e Engenharia Elétrica programando e tem gente de Computação sendo bancário. Serio cara, não vá nessa de um curso faz uma coisa e outro curso faz outra. Tenha em mente só uma coisa: você vai acabar programando de qualquer jeito, portanto seja bom nisso que desempregado você não fica.[/quote]

A intenção não foi gerar flame. Não foi isso que eu quis dizer. Tanto é que eu postei logo abaixo que considero a logica e a matemática essenciais nesses cursos. Vamos voltar a falar de lógica, cálculo, etc…, e se eles servem ou não para nós.
Se alguém entendeu como flame, me desculpe.

[code]TESTES DE LÓGICA - RESPOSTAS

Ele está olhando para:
  1. Certo :slight_smile: retrato de seu filho

7. Certo :slight_smile: de 8 a 14 de Maio

13. Certo :slight_smile: 61 min

14.  ?    90 min

15.  ?    240 min

16.  ?    120 min

17.  ?    180 min

19.  ?    1,5 litros

20.  ?    1 litro

21. Certo :slight_smile: 2 litros

22.  ?    2,5 litros

23.  ?    3 litros

26. Certo :slight_smile: não existe.

[/code]

[quote=juliocbq][quote=Andre Brito]E se eu quiser ser jogador de futebol americano?

Cara isso é a maior furada… Essas coisas de um curso faz uma coisa e outro curso faz outro se enquadra raramente. Tem gente de Física, Matemática e Engenharia Elétrica programando e tem gente de Computação sendo bancário. Serio cara, não vá nessa de um curso faz uma coisa e outro curso faz outra. Tenha em mente só uma coisa: você vai acabar programando de qualquer jeito, portanto seja bom nisso que desempregado você não fica.[/quote]

A intenção não foi gerar flame. Não foi isso que eu quis dizer. Tanto é que eu postei logo abaixo que considero a logica e a matemática essenciais nesses cursos. Vamos voltar a falar de lógica, cálculo, etc…, e se eles servem ou não para nós.
Se alguém entendeu como flame, me desculpe.[/quote]
Opa Julio. Também não foi minha intenção! E eu não vi que você tinha postado, só vi depois que postei. Esqueci de quotar a mensagem do bzy. E vamos voltar a falar de lógica e cálculo que ganhamos mais mesmo :slight_smile:

[quote=bzy][code]TESTES DE LÓGICA - RESPOSTAS

Ele está olhando para:

14.  ?    90 min

15.  ?    240 min

16.  ?    120 min

17.  ?    180 min

19.  ?    1,5 litros

20.  ?    1 litro

22.  ?    2,5 litros

23.  ?    3 litros

[/code][/quote]

Cara, não entendi a ultima, foi a que eu errei, fazendo aqui…

Se não for bem em um teste lógico,isso não significa que é um programador ruim.

Saber lógica de programação é essencial para ser um programador,independente da linguagem a ser escolhida. :wink:

A discussão está ficando longa…

[quote=juliocbq][quote=bzy][quote]

Defino assim:
Faça sistemas se quiser usar a ferramenta, faça ciência se quiser criar a ferramenta. (acrescentei) Faça engenharia se quiser projetar uma ferramenta para outros criarem.[/quote]

Bem, eu pensaria que a lógica é essencial em qualquer uma delas.
Digamos:
Pode ser que algum cliente precise de um protoco “específico” de comunicação, ou um formato de imagem “proprietário”. É ae que entra o nosso diferencial(Como profissionais).

Aquele algoritmo que postei é esse aqui:

http://graphics.stanford.edu/courses/cs178-10/applets/convolution.html

É amplamente usado em filtros de imagens digitais que trabalham no domínio espacial da imagem - O funcionamento:
Apenas um somatório de uma máscara de pixels pelos da imagem digital.[/quote]

O problema é que isso gera uma nova discução.
Imagina eu cujo a maioria dos sistemas foi do tipo “cadastro de cliente”.
Não utilizaria esse conhecimento. Existe uma diferença profissional, mas diria na área de atuação e não no cargo “programador”.

[quote=LucasAdri07][quote=bzy][code]TESTES DE LÓGICA - RESPOSTAS

Ele está olhando para:

14.  ?    90 min

15.  ?    240 min

16.  ?    120 min

17.  ?    180 min

19.  ?    1,5 litros

20.  ?    1 litro

22.  ?    2,5 litros

23.  ?    3 litros

[/code][/quote]

Cara, não entendi a ultima, foi a que eu errei, fazendo aqui…[/quote]

Uma pessoa que gosta somente das pessoas que não gostam de si mesmas, não gosta de sí mesma mas gosta de pessoas que não gostam se sí então ela gosta de sí pois não gosta de sí mesmas. Isso non ecziste! (Padre Quevedo)