Ir mal no teste lógico significa ser um programado ruim?

[quote=bzy][quote=LucasAdri07][quote=bzy][code]TESTES DE LÓGICA - RESPOSTAS

1. Um senhor, olhando para um retrato, diz:
  • O pai deste homem é o pai de meu filho.
    Ele está olhando para:
  1. Certo :slight_smile: retrato de seu filho

2.  ?    seu próprio retrato

3.  ?    retrato de seu pai

4.  ?    retrato de seu avô

5.  ?    retrato de seu neto

6. No segundo domingo do mês de Maio, comemora-se o dia das mães. Este dia, poderá cair:

7. Certo :slight_smile: de 8 a 14 de Maio

8.  ?    de 7 a 14 de Maio

9.  ?    de 7 a 13 de Maio

10.  ?    de 6 a 15 de Maio

11.  ?    de 8 a 15 de Maio

12. Certa bactéria se multiplica tão rapidamente que seu número dobra a cada minuto. Num caco de vidro ela se multiplica de tal maneira que, em 60 minutos enche a metade do mesmo. Em quanto tempo estará cheio totalmente?

13. Certo :slight_smile: 61 min

14.  ?    90 min

15.  ?    240 min

16.  ?    120 min

17.  ?    180 min

18. Numa jarra cabem um litro mais meia jarra. A capacidade da jarra é:

19.  ?    1,5 litros

20.  ?    1 litro

21. Certo :slight_smile: 2 litros

22.  ?    2,5 litros

23.  ?    3 litros

24. Uma pessoa que gosta somente das pessoas que não gostam de si mesmas:

25.  ?    gosta de alguém.

26. Certo :slight_smile: não existe.

27.  ?    não gosta de si mesma.

28.  ?    gosta de si mesma.

29.  ?    não gosta de ninguém.

[/code][/quote]

Cara, não entendi a ultima, foi a que eu errei, fazendo aqui…[/quote]

Uma pessoa que gosta somente das pessoas que não gostam de si mesmas, não gosta de sí mesma mas gosta de pessoas que não gostam se sí então ela gosta de sí pois não gosta de sí mesmas. Isso non ecziste! (Padre Quevedo)[/quote]

Ah, agora entendi, valeu…

Sempre que posso, faço alguns jogos de raciocinio lógico online, ou jogo xadrez…

[quote=bzy][quote=juliocbq][quote=bzy][quote]
Você pode resolver isso? Ou pelo menos me dizer o que é?

É o básico da ciência da computação. Um algoritmo.

Eu creio que existe um paradoxo entre as escolas de sistemas de informação e ciência da computação ou engenharia.
Para escrever determinados tipos de sistemas, talvez a lógica e o cálculo não sirvam para nada, porque já existem ferramentas, como você mesmo disse, mas para criar tecnologia de computação isso é essencial.[/quote]

Eu sou de Sistemas mas adoraria saber o suficiente para responder a pergunta.
Defino assim:
Faça sistemas se quiser usar a ferramenta, faça ciência se quiser criar a ferramenta. (acrescentei) Faça engenharia se quiser projetar uma ferramenta para outros criarem.[/quote]

Bem, eu pensaria que a lógica é essencial em qualquer uma delas.
Digamos:
Pode ser que algum cliente precise de um protoco “específico” de comunicação, ou um formato de imagem “proprietário”. É ae que entra o nosso diferencial(Como profissionais).

Aquele algoritmo que postei é esse aqui:

http://graphics.stanford.edu/courses/cs178-10/applets/convolution.html

É amplamente usado em filtros de imagens digitais que trabalham no domínio espacial da imagem - O funcionamento:
Apenas um somatório de uma máscara de pixels pelos da imagem digital.[/quote]

O problema é que isso gera uma nova discução.
Imagina eu cujo a maioria dos sistemas foi do tipo “cadastro de cliente”.
Não utilizaria esse conhecimento. Existe uma diferença profissional, mas diria na área de atuação e não no cargo “programador”.[/quote]

Imagino diferente. Olha só:

Quantos posts aqui no guj de pessoas tentando resolver problemas de leaks e desempenho de aplicação com banco de dados. Exemplo a velocidade ou consumo de memória em consultas. Isso é lógica pura. Um bom algoritmo pode reduzir uma consulta que dura uma dezena de mins para alguns segundos.

A minha dúvida era se os testes do tipo acima podem dizer se você é um bom ou não programador.
Eu fui mal em um destes pois não estava preparado e nervoso.

Percebi pelas mensagens que a maioria reprova este tipo de teste.
Era isso que eu queria saber.

Grato pessoal!

Observação, não falei que não precisava ter lógica mas perguntei se esses testes avaliam a lógica.

[quote=bzy]Ir mal no teste lógico significa ser um programado ruim?
O que vocês acham dos testes aplicados nas entrevistas?[/quote]
Cara não viaja… não tem nada a ver uma coisa com a outra,

[quote=sulito][quote=bzy]Ir mal no teste lógico significa ser um programado ruim?
Cara não viaja… não tem nada a ver uma coisa com a outra,[/quote]
sulito… sempre direto. Ótima resposta.

[quote=sulito][quote=bzy]Ir mal no teste lógico significa ser um programado ruim?
Cara não viaja… não tem nada a ver uma coisa com a outra,[/quote]

Dependendo do teste,pode ter TUDO a ver

Você tem que aprender Ciência e isso é pesquisar e aplicar, sobre o resto é vendas.

Cara, esse papo de saber lógica matemática eu acho lindo na teoria, mas na prática acho que as coisas funcionam de outra forma.

Resolver uma derivada ou integral ou saber até para que serve depende muito da área de computação escolhida e mesmo assim não só isso faz alguém um programador.

Eu fiz engenharia até o começo do quarto ano e também fiz cálculo no curso de sistemas e sinceramente nunca precisei resolver uma integral na minha vida profissional.

A maioria dos algorítimos usados na computação também são muito bem descritos explicados, honestamente acredito que em casos onde fórmulas matemáticas altamente complexas são nescessárias um matemático/engenheiro sempre é solicitado.

Cálculo somente não cria soluções para o mundo real, saber como aplica-lo sim. (Cálculo também depende de álgebra e métodos).

Ao meu ver o papel do programador é destilar/refinar o conhecimento e o transforma-lo em programa e para fazer isso não é necessário saber tudo a respeito de um domínio.

[quote=Leozin][quote=luistiagos]A grande maioria desses testes não servem para nada… pois um programador tem a terefa de criar algoritimos para resolver os problemas e não resolver ele os problemas pois se não nem precisaria de programador e nem algoritimos e nem processadores… apenas um neguinho que faz o papel do computador processando la as informações não concordam… alguem que resolva testes de logica isto não serve pra nada… não significa q seja um bom programador… pode ser um lixo… a capacidade de um bom desenvolvedor e criar soluções para resolver problemas e não resolver problemas… em um exemplo bem simples e grotesco seria:
Quanto é dois mais dois: vc não precisa saber que é 4 mas tem que saber que (2+2) é a um das expressões que pode resolver este problema…

a grande maioria destes testes retardados fazem você fazer a tarefa do algoritimo que vc deveria fazer para resolver isto…

o ideal seria dar o problema e pedir para vc implementar um algoritimo para resolver tal problema em um computador com algum compilador e não fazer vc calcular isto manualmente para obter a resposta…

na faculdade qdo tinha calculo 4,estatistica, probrabilidade e algebra linear eu sempre me ferrava nas provas e ia bem nos trabalhos pq? pq nos trabalhos eu podia usar um compilador para resolver meus problemas… já nas provas infelizmente era proibido o uso de compiladores e ate mesmo de simples calculadoras :? …

quem fez as inscrições no Google days e fez os testes sabem muito bem o que estou falando… aquele tipo de teste sim avalia seu conhecimento…
e não testes imbecis de logica…[/quote]

De vez em quando eu penso que, da mesma maneira que lógica é um pré-requisito pra ser programador, saber português deveria ser também um pré-requisito pra postar em fóruns (e inclusive ser programador, já que também é necessário escrever documentações etc)[/quote]

olha o trololo ai… uma das coisas q os trolls costumam fazer e corrigir português dos outros em forums… se tivesse alguma pérola absurda no meio dai ate vai…
ainda mais vc não faz idéia o tão ruim que e o teclado do meu notbook… aqueles teclados duros e ruim de digitar… pra por acentuação então é péssimo…
então para ser breve… prefiro postar algo rápido e que as pessoas consigam entender… pois este não é um forum literário ou de letras e sim de tecnologia…
e muito menos uma documentação… então pare de dar uma de professor Pasqual e comece a prestar atenção no conteúdo da informação e não na gramática dela…
a menos e claro que vc queira trolar o forum…

[quote=juliocbq][quote=luistiagos]A grande maioria desses testes não servem para nada… pois um programador tem a terefa de criar algoritimos para resolver os problemas e não resolver ele os problemas pois se não nem precisaria de programador e nem algoritimos e nem processadores… apenas um neguinho que faz o papel do computador processando la as informações não concordam… alguem que resolva testes de logica isto não serve pra nada… não significa q seja um bom programador… pode ser um lixo… a capacidade de um bom desenvolvedor e criar soluções para resolver problemas e não resolver problemas… em um exemplo bem simples e grotesco seria:
Quanto é dois mais dois: vc não precisa saber que é 4 mas tem que saber que (2+2) é a um das expressões que pode resolver este problema…

a grande maioria destes testes retardados fazem você fazer a tarefa do algoritimo que vc deveria fazer para resolver isto…

o ideal seria dar o problema e pedir para vc implementar um algoritimo para resolver tal problema em um computador com algum compilador e não fazer vc calcular isto manualmente para obter a resposta…

na faculdade qdo tinha calculo 4,estatistica, probrabilidade e algebra linear eu sempre me ferrava nas provas e ia bem nos trabalhos pq? pq nos trabalhos eu podia usar um compilador para resolver meus problemas… já nas provas infelizmente era proibido o uso de compiladores e ate mesmo de simples calculadoras :? …

quem fez as inscrições no Google days e fez os testes sabem muito bem o que estou falando… aquele tipo de teste sim avalia seu conhecimento…

Eu creio que existe um paradoxo entre as escolas de sistemas de informação e ciência da computação ou engenharia.
Para escrever determinados tipos de sistemas, talvez a lógica e o cálculo não sirvam para nada, porque já existem ferramentas, como você mesmo disse, mas para criar tecnologia de computação isso é essencial.[/quote]

este algoritimo não me é estranho se não me engano é um algoritimo para desenhar algo… acho q é uma elipse… de cabeça não lembro direito…
e não tem como resolver isto… isto é um algoritimo algo para resolver alguma coisa… e eu não citei ferramentas para isto… estava me referindo a algoritimos…
dando um exemplo mais claro se tem uma questão: ordene os números em ordem decrescente e é dado a vc 500 números para vc ordena-los… vc pode fazer isto levando um bom tempo… porem é estupidez já que vc pode fazer um algoritimo para ordena-los para vc… muitos testes exigem de vc o que é tarefa da maquina…

e realmente até hoje nunca me deparei com um sistema que use coisas de Calculo IV… talvez lá na NASA deva ter… :roll:

[quote=juliocbq][quote=bzy][quote=juliocbq][quote=bzy][quote]

Defino assim:
Faça sistemas se quiser usar a ferramenta, faça ciência se quiser criar a ferramenta. (acrescentei) Faça engenharia se quiser projetar uma ferramenta para outros criarem.[/quote]

Digamos:
Pode ser que algum cliente precise de um protoco “específico” de comunicação, ou um formato de imagem “proprietário”. É ae que entra o nosso diferencial(Como profissionais).

É amplamente usado em filtros de imagens digitais que trabalham no domínio espacial da imagem - O funcionamento:

Não utilizaria esse conhecimento. Existe uma diferença profissional, mas diria na área de atuação e não no cargo “programador”.[/quote]

Quantos posts aqui no guj de pessoas tentando resolver problemas de leaks e desempenho de aplicação com banco de dados. Exemplo a velocidade ou consumo de memória em consultas. Isso é lógica pura. Um bom algoritmo pode reduzir uma consulta que dura uma dezena de mins para alguns segundos.[/quote]

é verdade… um grande exemplo disto são os algoritimos de ordenação… pegue um bubblesort que é o mais comum que qualquer codemonkey faz… e ordene 1000 registros… e veja o tempo que ele demorou… depois disto pegue o QuickSort e faça a mesma coisa… vc vai ver a diferença colossal de tempo de um mero algoritmo para outro… ou tente fazer uma busca em amplitude em uma arvore com vários filhos e depois faça o mesmo com o A* vc vai ver a diferença colossal de tempo…

[quote=luistiagos][quote=juliocbq][quote=luistiagos]A grande maioria desses testes não servem para nada… pois um programador tem a terefa de criar algoritimos para resolver os problemas e não resolver ele os problemas pois se não nem precisaria de programador e nem algoritimos e nem processadores… apenas um neguinho que faz o papel do computador processando la as informações não concordam… alguem que resolva testes de logica isto não serve pra nada… não significa q seja um bom programador… pode ser um lixo… a capacidade de um bom desenvolvedor e criar soluções para resolver problemas e não resolver problemas… em um exemplo bem simples e grotesco seria:

este algoritimo não me é estranho se não me engano é um algoritimo para desenhar algo… acho q é uma elipse… de cabeça não lembro direito…
e não tem como resolver isto… isto é um algoritimo algo para resolver alguma coisa… e eu não citei ferramentas para isto… estava me referindo a algoritimos…
dando um exemplo mais claro se tem uma questão: ordene os números em ordem decrescente e é dado a vc 500 números para vc ordena-los… vc pode fazer isto levando um bom tempo… porem é estupidez já que vc pode fazer um algoritimo para ordena-los para vc… muitos testes exigem de vc o que é tarefa da maquina…

e realmente até hoje nunca me deparei com um sistema que use coisas de Calculo IV… talvez lá na NASA deva ter… :roll: [/quote]

Aquele cálculo descreve um algoritmo. Convolução espacial, que é um simples somatório entre uma máscara e os pixels de uma imagem digital. No exemplo postado acima existe um exemplo de aplicação usando flash, criando uma variedade de filtros.

Todo o sistema que você vai desenhar vai usar lógica incondicionalmente e cálculo, mesmo que esteja dentro de uma api ou ferramenta, porque computação é isso. Não necessáriamente você vai se deparar com determinadas equações complexas no dia a dia, mas elas podem lhe oferecer ferramentas importantíssimas para realizar algo.

[quote=luistiagos][quote=juliocbq][quote=bzy][quote=juliocbq][quote=bzy][quote]

Defino assim:

Digamos:

Quantos posts aqui no guj de pessoas tentando resolver problemas de leaks e desempenho de aplicação com banco de dados. Exemplo a velocidade ou consumo de memória em consultas. Isso é lógica pura. Um bom algoritmo pode reduzir uma consulta que dura uma dezena de mins para alguns segundos.[/quote]

é verdade… um grande exemplo disto são os algoritimos de ordenação… pegue um bubblesort que é o mais comum que qualquer codemonkey faz… e ordene 1000 registros… e veja o tempo que ele demorou… depois disto pegue o QuickSort e faça a mesma coisa… vc vai ver a diferença colossal de tempo de um mero algoritmo para outro… ou tente fazer uma busca em amplitude em uma arvore com vários filhos e depois faça o mesmo com o A* vc vai ver a diferença colossal de tempo…[/quote]

Isso mesmo. É dessa maneira que lógica e cálculo influenciam na qualidade do profissional. Quando digo lógica, não é resolver um problema linguístico como esses postados e que são usados no show do milhão, mas a capacidade de resolver um problema da melhor maneira possível. Uma boa lógica e conhecimento de cálculo te possibilitam vislumbrar isso.

Meus 2 cents no tópico.

NÃO EXISTE NÍNGUEM SEM LÓGICA!

Se existisse tal pessoa talvez ela não conseguiria vestir a roupa em seu próprio corpo.

A computação não é a única àrea que se utiliza a lógica, aliás quando utiliza eu diria que na maioria dos casos é de forma bem simplória.

Conheci um excelente matemático que éra bem ruim em programação, claro que quando precisava de uma fórmula ele éra o cara.

O próprio Einstein declarou ser muito ruim em matemática; alguem aqui tem dúvida do senso lógico que este tiozinho possuia?

Você já pensou sobre a capacidade lógica de um promotor, um juiz criminal ou médico?

Observe que quando vc está realmente enteressado em alguma coisa tudo em você melhora. A memória, lógica e a criatividade são as que mais se sobressaem (fica aí a dica).

Boa lógica não é privilégio de quem trabalha com a computação, muito pelo contrário.

flws

[quote=juliocbq][quote=luistiagos][quote=juliocbq][quote=luistiagos]A grande maioria desses testes não servem para nada… pois um programador tem a terefa de criar algoritimos para resolver os problemas e não resolver ele os problemas pois se não nem precisaria de programador e nem algoritimos e nem processadores… apenas um neguinho que faz o papel do computador processando la as informações não concordam… alguem que resolva testes de logica isto não serve pra nada… não significa q seja um bom programador… pode ser um lixo… a capacidade de um bom desenvolvedor e criar soluções para resolver problemas e não resolver problemas… em um exemplo bem simples e grotesco seria:

e realmente até hoje nunca me deparei com um sistema que use coisas de Calculo IV… talvez lá na NASA deva ter… :roll: [/quote]

Aquele cálculo descreve um algoritmo. Convolução espacial, que é um simples somatório entre uma máscara e os pixels de uma imagem digital. No exemplo postado acima existe um exemplo de aplicação usando flash, criando uma variedade de filtros.

Todo o sistema que você vai desenhar vai usar lógica incondicionalmente e cálculo, mesmo que esteja dentro de uma api ou ferramenta, porque computação é isso. Não necessáriamente você vai se deparar com determinadas equações complexas no dia a dia, mas elas podem lhe oferecer ferramentas importantíssimas para realizar algo.[/quote]

Como imaginava este é um velho conhecido meu… este algoritimo de convolução é realmente incrivel… e as regras são simples… a mascara de convolução tem que ser sempre uma matriz quadrada… quanto maior a matriz mais definido ele fica, se a soma de todos os elementos da matriz der 1 permanece a claridade original, se der negativo a imagem fica mais escura e positivo mais claro… uso isto no meu tcc até… tem o link ai dos exemplos em Flash?

Ai vai um teste de lógica baba para animar a galera:
Qual são os próximos 6 números da sequencia?

1,2,3,6,3,3,18,108,3,3…

e ai alguém sabe? este é baba… acabei de bolar aqui…

[quote=fantomas]Meus 2 cents no tópico.

NÃO EXISTE NÍNGUEM SEM LÓGICA!

Se existisse tal pessoa talvez ela não conseguiria vestir a roupa em seu próprio corpo.

A computação não é a única àrea que se utiliza a lógica, aliás quando utiliza eu diria que na maioria dos casos é de forma bem simplória.

Conheci um excelente matemático que éra bem ruim em programação, claro que quando precisava de uma fórmula ele éra o cara.

O próprio Einstein declarou ser muito ruim em matemática; alguem aqui tem dúvida do senso lógico que este tiozinho possuia?

Você já pensou sobre a capacidade lógica de um promotor, um juiz criminal ou médico?

Observe que quando vc está realmente enteressado em alguma coisa tudo em você melhora. A memória, lógica e a criatividade são as que mais se sobressaem (fica aí a dica).

Boa lógica não é privilégio de quem trabalha com a computação, muito pelo contrário.

flws[/quote]

Concordo… :wink:

[quote=luistiagos]

Como imaginava este é um velho conhecido meu… este algoritimo de convolução é realmente incrivel… e as regras são simples… a mascara de convolução tem que ser sempre uma matriz quadrada… quanto maior a matriz mais definido ele fica, se a soma de todos os elementos da matriz der 1 permanece a claridade original, se der negativo a imagem fica mais escura e positivo mais claro… uso isto no meu tcc até… tem o link ai dos exemplos em Flash? [/quote]

Depende da máscara. A mascara pode representar vários filtros isotrópicos ou não. Detecção de bordas, como o sobel ou laplace, atenuação de frequências ou o contrário.

Exatamente, a geração atual é consumidora de informação, mas geralmente precisamos é de produtores de conhecimento.

[quote=juliocbq][quote=luistiagos]

Como imaginava este é um velho conhecido meu… este algoritimo de convolução é realmente incrivel… e as regras são simples… a mascara de convolução tem que ser sempre uma matriz quadrada… quanto maior a matriz mais definido ele fica, se a soma de todos os elementos da matriz der 1 permanece a claridade original, se der negativo a imagem fica mais escura e positivo mais claro… uso isto no meu tcc até… tem o link ai dos exemplos em Flash? [/quote]

Depende da máscara. A mascara pode representar vários filtros isotrópicos ou não. Detecção de bordas, como o sobel ou laplace, atenuação de frequências ou o contrário.[/quote]

Cara tu achou uma mina de ouro pra minha velho… mas como executo este applet? faz tempo que procuro algo assim mas não acho…
tem o fonte dele?