Ir para França

Uma pessoa formada em Ciências da Computação, com uma pequena experiência aqui no Brasil, com inglês de conversação e escrita média e que não fala francês, poderia ter bons resultados na França?

Pretendo ir morar lá muito em breve.

Outra dúvida: alguém daqui sabe, mais ou menos, quando preciso pra ficar “tranqüilo” lá durante 1 mês, ou seja, para eu ter 1 mês pra procurar emprego por lá, incluindo, é claro, o capital para voltar ao Brasil, caso não dê certo?

Obrigado.

Fala André Rosa, tudo bem?
Cara, aqui na Universidade que eu estudo tem um convênio pra levar alunos para estudar na França. O programa dá uma bolsa de ? 1000,00 para o estudante. A galera que foi pra lá disse que dá pra viver com esse valor, pagando alimentação, estadia etc. Claro que não dar pra “luxar”.
Outra coisa, você falou que não fala francês. Isso é um problema. Embora os franceses saibam inglês, ele são extremamente fechados ao francês. Se você falar com um francês em inglês, muito provavelmente ele irá o ignorar. Você pode ir pra França sem saber um A de inglês, agora saber francês é fundamental.

[quote=matheuslmota]Fala André Rosa, tudo bem?
Cara, aqui na Universidade que eu estudo tem um convênio pra levar alunos para estudar na França. O programa dá uma bolsa de ? 1000,00 para o estudante. A galera que foi pra lá disse que dá pra viver com esse valor, pagando alimentação, estadia etc. Claro que não dar pra “luxar”.
Outra coisa, você falou que não fala francês. Isso é um problema. Embora os franceses saibam inglês, ele são extremamente fechados ao francês. Se você falar com um francês em inglês, muito provavelmente ele irá o ignorar. Você pode ir pra França sem saber um A de inglês, agora saber francês é fundamental.[/quote]

Matheus,
Eu vou pra lá ficar uma semana, para ter uma base melhor de lá. Será que com 5.000,00 (incluindo a passagem) eu me virar lá em uma semana? Com relação ao idioma, terei de fazer um curso mesmo.

Você (ou outro usuário) sabe dizer qual é a melhor linha aérea para ir para Europa (França, neste caso)? E quando à guias? Será que encontrarei guias no aeroporto, para me ajudar a andar lá?

Obrigado.

[quote=Andre Rosa][quote=matheuslmota]Fala André Rosa, tudo bem?
Outra coisa, você falou que não fala francês. Isso é um problema. Embora os franceses saibam inglês, ele são extremamente fechados ao francês. Se você falar com um francês em inglês, muito provavelmente ele irá o ignorar. Você pode ir pra França sem saber um A de inglês, agora saber francês é fundamental.[/quote]

Matheus,
Eu vou pra lá ficar uma semana, para ter uma base melhor de lá. Será que com 5.000,00 (incluindo a passagem) eu me virar lá em uma semana? Com relação ao idioma, terei de fazer um curso mesmo.

Você (ou outro usuário) sabe dizer qual é a melhor linha aérea para ir para Europa (França, neste caso)? E quando à guias? Será que encontrarei guias no aeroporto, para me ajudar a andar lá?

Obrigado.[/quote]

Cara, 5000 acho que dá pra se manter bem por uma semana o mesmo duas. Quanto às linhas aéreas e guias eu não sei informar, mas posso perguntar para uns amigos que já foram para o exterior.

[quote=matheuslmota][quote=Andre Rosa][quote=matheuslmota]Fala André Rosa, tudo bem?

Matheus,

Obrigado.[/quote]

Cara, 5000 acho que dá pra se manter bem por uma semana o mesmo duas. Quanto às linhas aéreas e guias eu não sei informar, mas posso perguntar para uns amigos que já foram para o exterior.[/quote]

Puxa, obrigado. Vou ver com um colega meu também.

Obrigado.

Oi André,

fiquei um mês em Paris no finzinho do ano passado estudando francês, então, acho que de Paris eu consigo te dizer. Muita gente lá fala inglês, mas evidente, para te verem com olhos melhores, é mais interessante que você fale francês.

Paris é uma cidade cara. Onde um carnezinho de 10 bilhetes do metrô custa 12.5 euros (isso na época q eu fui). Almoço em restaurante vai te levar aprox. uns 20 euros pra comer ok, então vale bastante a pena comprar coisas em supermercados e fazer em casa (era o q eu fazia). Uma outra possibilidade, e mais barata são as baguetes. +/- 5 euros vc consegue comer uma bacana.

Moradia eu não sei dizer se é caro por lá, mas suponho que sim, pois me lembro de conversar com um pessoal que estava alugando ap. por lá no 5e arrondissement, e o aluguel custava 1200 euros por mes e eles falavam de alguns impostos que tinham que pagar (inclusive imposto de TV). BTW, bairros mais afastados do centrao, como 19e e 18e, sao bairros bons de se morar e aparentemente menos caros. (eu morei no 19e).

Não sei se sua intenção é ir pra Paris ou outra cidade, mas se for Paris, isso é o que eu sei de lá, do que vc perguntou.

abraço

[quote=Adriano Almeida]Oi André,

fiquei um mês em Paris no finzinho do ano passado estudando francês, então, acho que de Paris eu consigo te dizer. Muita gente lá fala inglês, mas evidente, para te verem com olhos melhores, é mais interessante que você fale francês.

Paris é uma cidade cara. Onde um carnezinho de 10 bilhetes do metrô custa 12.5 euros (isso na época q eu fui). Almoço em restaurante vai te levar aprox. uns 20 euros pra comer ok, então vale bastante a pena comprar coisas em supermercados e fazer em casa (era o q eu fazia). Uma outra possibilidade, e mais barata são as baguetes. +/- 5 euros vc consegue comer uma bacana.

Moradia eu não sei dizer se é caro por lá, mas suponho que sim, pois me lembro de conversar com um pessoal que estava alugando ap. por lá no 5e arrondissement, e o aluguel custava 1200 euros por mes e eles falavam de alguns impostos que tinham que pagar (inclusive imposto de TV). BTW, bairros mais afastados do centrao, como 19e e 18e, sao bairros bons de se morar e aparentemente menos caros. (eu morei no 19e).

Não sei se sua intenção é ir pra Paris ou outra cidade, mas se for Paris, isso é o que eu sei de lá, do que vc perguntou.

abraço[/quote]

Adriano,
Pretendo, justamente, ir para Paris. Os baguetes são de grande interesse, mas vou fazer como sugeriu, vou fazer compras, para preparar tudo no apartamento. Neste caso, como um mês, basicamente, possui 4 semanas, o aluguel ficará em torno de uns 300 euros, mas vou procurar por esses bairros 19e e 18e (é assim mesmo que eles chamam?). No mais, será que consigo reservar isso aqui, do Brasil?

Obrigado.

Ola,

Eu sempre viajo Brasil-Europa/Europa-Brasil, com a KLM ou Air France (acho que sao a mesma empresa). Eles sempre tem bons precos principalmente quando eh baixa temporada, por exemplo, durante inverno aqui na Europa.

Voce provavelmente ira ter um preco legal nas passagens porque tem voos direitos pra Paris, eu sempre tenho que fazer conexao. Algumas pessoas fazem algumas rotas malucas pegar dois ou ate tres voos pra ir pra algum lugar.
Ouvi estorias de gente que para vir para a Suecia, pega um voo pra Lisboa, depois outros voo para Copenhagen e outro pra Estocolmo, as vezes ate sai mais barato, mas eu prefiro pagar mais e fazer menos conexoes possiveis. Menos trabalho, menos chance de peder as malas por ai.

Acredito que voce ira para por volta de 3.000 Reais.

Outra dica eh comprar a passagem de volta, porque principalmente na Franca os caras sao muito chatos com nao-Europeus, entao eles vao fazer um monte de perguntas, motivo da viagem, onde vai ficar, quanto de dinheiro vc tem, se tem passagem de ida e volta.

O mercado de trabalho na Franca parece ser ok, mas eu fico imaginando se nao eh dificil pra alguem que nao fala Frances. Porque os franceses sao uma m* em Ingles, alguns falam Ingles mas mesmo assim nao gostam. Isso eh uma coisa para considerar antes de fazer as malas.

//Daniel

Se você tem conhecimento em ligua inglesa, não vejo por que ir para a frança.
Seria muito melhor ir para a Inglaterra.
Eum por exemplo, não piso na frança em hipótese alguma.

[quote]
mas vou procurar por esses bairros 19e e 18e (é assim mesmo que eles chamam?). [/quote]

Só ajudando um pouco. Esses e dos 18e, 19e são os arrondissements de Paris.

Paris é departamentalizado em espiral , tem 20 arrondissements, e no primeiro deles fica o Museu do Louvre
parece até coisa do código da vinci. kkkkk

Sao bairros alocados em forma espiral aumentando de tamanho quanto mais se afastam da comuna de Paris.

Numa verdadeira espiral de fibonacci. kkkkk

Os franceses não são uma m em inglês. Eles apenas gostam mais do francês.

Se a primeira coisa que você falar com um deles for em francês, eles vão falar
contigo numa boa, se for em inglês, eles simplesmente vão te ignorar.

Então aprenda a dizer em francês que não sabe falar francês mas gostaria se
possível que falassem com você em inglês.

Detalhe: Eles detestam americanos então diga que é brasileiro (que eles adoram) e
que quer falar em inglês.

kkkk

Mas se o seu inglês nem é tão bom.

Trate de entrar num curso de francês e se dedique.

Quanto ao mercado de trabalho, anda meio caído por lá. Não vai ser tão fácil conseguir algo principalmente em TI.

[quote=windsofhell]Ola,

Eu sempre viajo Brasil-Europa/Europa-Brasil, com a KLM ou Air France (acho que sao a mesma empresa). Eles sempre tem bons precos principalmente quando eh baixa temporada, por exemplo, durante inverno aqui na Europa.

Voce provavelmente ira ter um preco legal nas passagens porque tem voos direitos pra Paris, eu sempre tenho que fazer conexao. Algumas pessoas fazem algumas rotas malucas pegar dois ou ate tres voos pra ir pra algum lugar.
Ouvi estorias de gente que para vir para a Suecia, pega um voo pra Lisboa, depois outros voo para Copenhagen e outro pra Estocolmo, as vezes ate sai mais barato, mas eu prefiro pagar mais e fazer menos conexoes possiveis. Menos trabalho, menos chance de peder as malas por ai.

Acredito que voce ira para por volta de 3.000 Reais.

Outra dica eh comprar a passagem de volta, porque principalmente na Franca os caras sao muito chatos com nao-Europeus, entao eles vao fazer um monte de perguntas, motivo da viagem, onde vai ficar, quanto de dinheiro vc tem, se tem passagem de ida e volta.

O mercado de trabalho na Franca parece ser ok, mas eu fico imaginando se nao eh dificil pra alguem que nao fala Frances. Porque os franceses sao uma m* em Ingles, alguns falam Ingles mas mesmo assim nao gostam. Isso eh uma coisa para considerar antes de fazer as malas.

//Daniel[/quote]

Daniel,
Vou me informar a respeito sobre estas linhas aéreas, e também prefiro menos conexões. 3.000,00 de passagem, você quis dizer? Se for, esse é o preço de ida e volta ou só ida? Então, terei fazer um curso mesmo, pelo menos um ano de curso. E os brasileiros sofrem uma certa discriminação lá fora, enfim, tentarei dominar o idioma e me adaptar aos costumes e a cultura de lá.
Obrigado pela informação.

[quote=Marcio_Nogueira]Se você tem conhecimento em ligua inglesa, não vejo por que ir para a frança.
Seria muito melhor ir para a Inglaterra.
Eum por exemplo, não piso na frança em hipótese alguma.[/quote]

Na verdade eu sempre quis morar na França, adoro a cultura de lá.

[quote=JoaoBluSCBR][quote]
mas vou procurar por esses bairros 19e e 18e (é assim mesmo que eles chamam?). [/quote]

Só ajudando um pouco. Esses e dos 18e, 19e são os arrondissements de Paris.

Paris é departamentalizado em espiral , tem 20 arrondissements, e no primeiro deles fica o Museu do Louvre
parece até coisa do código da vinci. kkkkk

Sao bairros alocados em forma espiral aumentando de tamanho quanto mais se afastam da comuna de Paris.

Numa verdadeira espiral de fibonacci. kkkkk
[/quote]

Haha, que bacana! Vou dar uma olhada no Google Maps. :slight_smile:

[quote=JoaoBluSCBR]Os franceses não são uma m em inglês. Eles apenas gostam mais do francês.

Se a primeira coisa que você falar com um deles for em francês, eles vão falar
contigo numa boa, se for em inglês, eles simplesmente vão te ignorar.

Então aprenda a dizer em francês que não sabe falar francês mas gostaria se
possível que falassem com você em inglês.

Detalhe: Eles detestam americanos então diga que é brasileiro (que eles adoram) e
que quer falar em inglês.

kkkk[/quote]

Serio que eles gostam dos brasileiros? Achei que fosse ao contrário, sempre tive essa impressão de que latino-americanos são descriminados na Europa. Mas prefiro ir pra lá já falando em Francês. 1 ano de curso deve ser o bastante, se eu me esforçar.

[quote=JoaoBluSCBR]Mas se o seu inglês nem é tão bom.

Trate de entrar num curso de francês e se dedique.

Quanto ao mercado de trabalho, anda meio caído por lá. Não vai ser tão fácil conseguir algo principalmente em TI.

[/quote]

É o que vou fazer. Com relação ao mercado por lá, por mais “caído” que seja, deve ser melhor que aqui.

Obrigado.

Francês é um povo nojento, não teve um que conheci que era exceção.

Realmente para ir pra lá vai ter que rezar na cartilha dos caras. Eu buscaria outras opções.

[quote=Daniel_MV]Francês é um povo nojento, não teve um que conheci que era exceção.

Realmente para ir pra lá vai ter que rezar na cartilha dos caras. Eu buscaria outras opções.[/quote]

Como assim nojento? E o que você quer dizer com “rezar na cartilha dos caras”?

Obrigado.

[quote=Andre Rosa][quote=Daniel_MV]Francês é um povo nojento, não teve um que conheci que era exceção.

Realmente para ir pra lá vai ter que rezar na cartilha dos caras. Eu buscaria outras opções.[/quote]

Obrigado.[/quote]

rezar na cartilha dos caras = falar francês, se adaptar a eles, e não eles a você

E nojento no sentido de se acharem superiores, etc…

[quote=Daniel_MV][quote=Andre Rosa][quote=Daniel_MV]Francês é um povo nojento, não teve um que conheci que era exceção.

Obrigado.[/quote]

rezar na cartilha dos caras = falar francês, se adaptar a eles, e não eles a você

E nojento no sentido de se acharem superiores, etc…[/quote]

Justamente, mas creio que seja pior nos USA.

[quote=Andre Rosa][quote=Daniel_MV][quote=Andre Rosa][quote=Daniel_MV]Francês é um povo nojento, não teve um que conheci que era exceção.

Obrigado.[/quote]

E nojento no sentido de se acharem superiores, etc…[/quote]

Justamente, mas creio que seja pior nos USA. [/quote]

Só se for no Texas.

Em NY e Miami fui muitíssimo bem tratado e auxiliado nas ruas, metrô, etc…

Califórnia dizem que o povo é bem simpático também.

A propósito, se alguém souber de algum canal para arranjar algo com desenvolvimento em NY favor me enviar, adoraria morar naquela cidade, em Janeiro estarei lá para passar mais umas férias.