Ireport 0.2.2 com FireBird

Será que alguém pode me dizer se no ireport não dá pra fazer conexão com um banco FireBird pois na hora de fazer a conexão ele não tem a opção do driver do FB e se eu colocar na mão ele não faz a conexão dá ero será que alguém pode me dar uma ajuda nisto…
muito obrigado…

o iReport conecta a qualquer base de dados desde que voçê tenha um driver JDBC para ela. Por defeito o iReport já traz drivers para algumas bases de dados como o MySQL ou a Oracle, se não tiver para a sua, coloque o JAR do driver JDBC na pasta lib do iReport ou adicione-o ao classpath, depois é so correr o iReport e definir a ligação.
Mas lembre-se que esta ligação é apenas usada para testar os relatorios no iReport, porque depois na sua aplicação java, a connection tem que ser criada no código.

PEACE!

Valeu morcego deu certo, muito obrigado…

Estou passando por esse mesmo problema , incluse ja testei colocando o Driver na pasta Lib e nao deu certo !! Fiz umas modificacoes no codigo da ferramenta , mas tb nao obtive sucesso !!

ddpcc , vc ja tentou fazer uma consulta para ver se esta ok mesmo ??? Pois no meu caso ele diz que a conexao esta ok , mas na hora da consulta o negocio nao da certo !!

olha lindeberg… no meu deu sim faço a conexão e coloco a query no menu “Datasource > Report Queries”.
Ao abrir a janela, encontra-se a area onde deverá ser digitado a sua query. Nesta janela, você pode criar qualquer query, pois o que importa é o resultado dela. Após digitar sua query, veja que existem o botão, “Read Field”, que irá ler os campos que sua query retorna. Os campos irão aparecer na parte de baixo da janela, com o nome identificado na query e seu tipo correspondente no JDBC.
O que eu fiz foi colocar os os libs do IReport no meu classpath e o arquivo firebirsql.jar dentro do lib do IReport e coloquei ele também no meu classpath… ai reconheceu os campos do banco na boa… só que no meu deu um problema que depois de montado o relatório eu mando compilar ele não compila mas não dá erro tb… quanto a isto ainda não consegui resolver…

Mas para gerar um relatorio simples com consulta ao banco de dados, vc apenas colocou no Lib do IReport o firebirsql.jar nao foi ?

E depois para chamar esse relatorio a partir de sua aplicacao foi que vc colocou o Lib do IReport e o firebirsql.jar no seu classpath do seu projeto nao foi ??

Eu coloquei apenas o firebirsql.jar no Lib do IReport para ver se conseguia gerar um relatorio simples , mas nao da certo de jeito nenhum !! Quando eu aperto "Read Files "
a consulta nao retorna o tipo dos campos, ou seja , nao retorna nada !! :cry:

To mexendo com o jfreereport , pelo menos com ele eu consigo gerar relatorios , o problema eh ficar mexendo no arquivo XML, que eh um saco !!!

Olha eu coloquei toda a pasta do ireport dentro da pasta lib do meu jsdk, depois eu coloquei o firebirdsql.jar dentro do lib do ireport ai depois eu coloquei o lib do ireport no meu classpath…ai deu meio certo…pois aparece os campos do meu banco… mas ele não esta gerando o arquivo xml… mas tb não esta dando erro…muito estranho isto…