iReport 0.4.0

3 respostas
C

Pessoal,

lí o tutorial do Carlos Felix Paixão, “Gerando Relatório com JasperReports e iReport” e tudo funcionou, fiz a conexão com o PostGres, escreví a query e gerei o relatorio com os dados do banco numa boa.

Mas… no tutorial fala que a QUERY pode ser inserida ao código XML ou ser realizada por uma classe java, e é isso que eu gostaria de fazer, ou seja, quero que o “Select codigo, nome from Ciente” esteja em minha classe Java.

Como faço para que minha query esteja .java e não no XML? alguem fez isso no iReport 0.4.0?

Ou será que terei que usar o iReport para criar o XML com a query e depois arrancar ela de lá na unha e colocar no .java?

Cleber Moraes.

3 Respostas

raguiar

No proprio tutorial do Carlos Felix Paixão, ele da um exemplo de como fazer isso.
Na pagina 10, existe a secao “Gerando relatorios a pertir de uma classe”; la é mostrada uma classe que faz isso. :wink:

C

Pois é, Ricardo,

eu peguei esse tutorial, imprimi, e estudei, e consegui fazer um relatorio.

Mas eu não sei como fazer para que a Query SAIA do xml, eu quero que os dados populem o relatório atraves da classe java.

Toda vez que eu compilo meu relatorio no iReport, minha classe java (que fiz igual a da pag.10) vai pro beleléu!!!

:cry: :cry: :cry: Como retirar, ou não gerar a QUERY no XML???

Alguem sabe me dizer??? :cry: :cry: :cry:

raguiar

Vc nao precisa tirar a query do XML.

Na sua classe, vc precisa criar um Resultset, a partir da query que vc montou no codigo e passar como parametro do JRResultSetDataSource. Ex.:

stm = con.createStatement( );
String query = "select * from Livro";
ResultSet rs = stm.executeQuery( query );
/* implementação da interface JRDataSource para DataSource ResultSet /
JRResultSetDataSource jrRS = new JRResultSetDataSource( rs );

Qdo vc carregar o relatorio vc passara o nome do arquivo .jasper que vc criou no IReport e a variavel jrRS como parametro;
o relatorio sera montado, utilizando os dados que serao gerados a partir
da query que vc montou no codigo.

Obs.: Nao entendi a parte que vc fala que sua classe vai para o “beleleu”,
qdo vc salva o arquivo pelo IReport.

Criado 29 de novembro de 2004
Ultima resposta 29 de nov. de 2004
Respostas 3
Participantes 2