IReport 3.5.1 - "Calculation Type"

E ae pessoal, estou criando uns relatórios no IReport ( versão 3.5.1 ) para minha aplicação e preciso de uma variável “Calculation Type”. Não estou achando onde a criá-la nessa versão. Se alguém tiver uma idéia, me ajude!

Vlw!

não entendi sua dúvida… vc quer criar uma variável normal, mas fazendo um calculo tipo contagem, soma, etc ?
Se for, vai na janela da esquerda (Report Inspector)… lá vai ter todas suas variáveis, parâmetros, fields… ai é só clicar em cima do que voce quer com o botao direito e por em add new …
depois vc deixa clicado na variavel, e edita suas propriedades na janela da direita (Properties)

é isso mesmo q vc queria saber?

[quote=Tipertuba]não entendi sua dúvida… vc quer criar uma variável normal, mas fazendo um calculo tipo contagem, soma, etc ?
Se for, vai na janela da esquerda (Report Inspector)… lá vai ter todas suas variáveis, parâmetros, fields… ai é só clicar em cima do que voce quer com o botao direito e por em add new …
depois vc deixa clicado na variavel, e edita suas propriedades na janela da direita (Properties)

é isso mesmo q vc queria saber?[/quote]
certo, é isso mesmo, uma variável de soma…
eu clico em adicionar uma nova variável, crio ela e boto o nome que eu quiser… mas como atribuo essa função se soma a ela?

Então kra…
bem… como posso explicar… rsrs

do lado esquerdo aonde vc clicou pra adicionar a variável, tinha a janela do inspector, do estilo de projetos do netbeans… certo?
na direita, tem a janela de propriedades… se vc clicar na variavel, as propriedades da variável vão aparecer lá na direita, aí lá tem o calculation type…
tente ai e me diga o q deu!

Valeu!