No caso, to usando o hsqldb embutido na minha aplicação desktop.
Eu acredito que o problema esteja no banco, porque se eu rodo a aplicação desktop pelo ecplise, ele consegue iniciar o banco e incluir, alterar ou excluir um registro.
Mas qdo eu gero o jar… ele nao consegue conectar tb. Será que eu preciso colocar alguma coisa no classpath do manifest?
Você tambem pode passar direto ao construtor do ReportViewer uma collection.
Assim, a sua aplicação é quem fica responsável pela consulta.
J
javaCBA
nao faço a menor ideia de como fazer isso, tem como mostrar um exemplo?
emanuelCruz
Desta forma o jasper não realiza a consulta, somente itera a coleção que você enviar:
List<SeuObjeto>lista=newArrayList<SeuObjeto>();//instanciar de alguma forma a lista de objetos JRBeanCollectionDataSourceds=newJRBeanCollectionDataSource(lista);//passo a lista JasperReportrelatorio=JasperCompileManager.compileReport("arquivo.jrxml");//passo o arquivo jrxml Mapparametros=newHashMap();//caso necessario posso incluir parametros para o relatorioJasperPrintimpressao=JasperFillManager.fillReport(relatorio,parametros,ds);//crio um JasperPrint com o relatorio compilado, os parametros e um datasource com lista já populada JasperViewerview=newJasperViewer(impressao,true); view.setVisible(true); view.show();
J
javaCBA
mas eu nem cheguei nesse passo ainda.
Eu estou tentando começar a construir o relatorio ainda, mas nem conexao com o banco hsqdl eu consegui. Nao estou sabendo como conectar ele ao banco para fazer o relatorio.
Se nao conectar, ele nao mostra como está o relatorio.
Depois que o relatorio estiver pronto, que vou fazer a chamada dele no codigo. Mas antes disso, preciso construir o relatorio e nao consigo conectar ao meu banco.