Ireport 4.0.2 com hsqldb

4 respostas
J

oi pessoal

eu estou tentando montar um relatorio no ireport 4.0.2 com conexao com o hsqldb. Mas não estou conseguindo conectar.

Fica me mostrando que nao encontrou a tabela. Alguem tem algum tutorial ou sabe como fazer para eu conseguir me conectar?

QL problems: Table not found USUARIOS in statement [select * from usuarios].

No caso, to usando o hsqldb embutido na minha aplicação desktop.

Eu acredito que o problema esteja no banco, porque se eu rodo a aplicação desktop pelo ecplise, ele consegue iniciar o banco e incluir, alterar ou excluir um registro.

Mas qdo eu gero o jar… ele nao consegue conectar tb. Será que eu preciso colocar alguma coisa no classpath do manifest?

:?: :shock:

4 Respostas

emanuelCruz

Você tambem pode passar direto ao construtor do ReportViewer uma collection.
Assim, a sua aplicação é quem fica responsável pela consulta.

J

nao faço a menor ideia de como fazer isso, tem como mostrar um exemplo?

emanuelCruz

Desta forma o jasper não realiza a consulta, somente itera a coleção que você enviar:

List<SeuObjeto> lista = new ArrayList<SeuObjeto>();//instanciar de alguma forma a lista de objetos     

JRBeanCollectionDataSource ds = new JRBeanCollectionDataSource(lista);//passo a lista      
JasperReport relatorio = JasperCompileManager.compileReport("arquivo.jrxml");//passo o arquivo jrxml  
Map parametros = new HashMap();//caso necessario posso incluir parametros para o relatorio
JasperPrint impressao = JasperFillManager.fillReport(relatorio, parametros, ds);//crio um JasperPrint com o relatorio compilado, os parametros e um datasource com lista já populada    
JasperViewer view = new JasperViewer(impressao, true);  
view.setVisible(true);  
view.show();
J

mas eu nem cheguei nesse passo ainda.
Eu estou tentando começar a construir o relatorio ainda, mas nem conexao com o banco hsqdl eu consegui. Nao estou sabendo como conectar ele ao banco para fazer o relatorio.

Se nao conectar, ele nao mostra como está o relatorio.

Depois que o relatorio estiver pronto, que vou fazer a chamada dele no codigo. Mas antes disso, preciso construir o relatorio e nao consigo conectar ao meu banco.

Criado 23 de abril de 2011
Ultima resposta 26 de abr. de 2011
Respostas 4
Participantes 2