IReport 5.0.1 + Blob + DB2

Olá a todos, estou enfrentando uma grande dificuldade em trazer uma imagem do banco e mostrar no relatório, em um primeiro momento imagino que todos devem pensar, poxa isso é o mais básico possível e tem vários exemplos na internet, confesso que passei algum tempo pesquisando a respeito e não consegui encontrar a solução para o meu problema!
Inclusive aqui no fórum mesmo, encontrei vários exemplos de como resolver o meu problema, até mesmo um video demonstrando em uma versão mais antiga do Ireport: http://www.guj.com.br/java/266762-retornar-campo-blob-para-ireportresolvido
Bom, eu alterei o Field que vem do banco de dados para ImputStream conforme o vídeo e também alterei o campo image que coloquei na tela para ImputStream, básicamente é isso que o video apresenta, a maneira de como se fazer isso!
Ambos os passos eu segui, porém continuo com o mesmo erro!

Error exporting print... Image read failed. net.sf.jasperreports.engine.JRException: Image read failed. at net.sf.jasperreports.engine.util.JRJdk14ImageReader.readImage(JRJdk14ImageReader.java:73) at net.sf.jasperreports.engine.util.JRImageLoader.loadAwtImageFromBytes(JRImageLoader.java:167) at net.sf.jasperreports.engine.JRImageRenderer.getImage(JRImageRenderer.java:407) at net.sf.jasperreports.engine.JRImageRenderer.getOnErrorRendererForImage(JRImageRenderer.java:310) at net.sf.jasperreports.engine.export.JRPdfExporter.exportImage(JRPdfExporter.java:1381) at net.sf.jasperreports.engine.export.JRPdfExporter.exportElements(JRPdfExporter.java:854) at net.sf.jasperreports.engine.export.JRPdfExporter.exportPage(JRPdfExporter.java:818) at net.sf.jasperreports.engine.export.JRPdfExporter.exportReportToStream(JRPdfExporter.java:695) at net.sf.jasperreports.engine.export.JRPdfExporter.exportReport(JRPdfExporter.java:417) at com.jaspersoft.ireport.designer.compiler.IReportCompiler.run(IReportCompiler.java:1174) at org.openide.util.RequestProcessor$Task.run(RequestProcessor.java:572) at org.openide.util.RequestProcessor$Processor.run(RequestProcessor.java:997)

Imaginei também que o problema pudesse ser o driver de conexão de banco de dados que estou usando, mas o mesmo eu testei via sistema e não via IReport e consigo trazer e apresentar as imagens de maneira ideal!
Mesmo assim tentei substituir o driver por outras versões mais antigas ou mais novas e o erro persiste!

Não cheguei a encontrar nada na documentação do IReport sobre incompatibilidade com o DB2 em si, mesmo pq isso seria algo de responsabilidade do Driver, logo estou ficando um pouco sem alternativas!

Alguém passou por um problema semelhante usando o DB2?