IReport acentuação no campo Text field

Olá pessoal, to com um problema q nao consigo resolver, ja pesquisei em varios foruns, google, mais todas soluções q achei e q testei nao resolveram meu problema.

Pois bem, eu comecei a desenvolver relatórios pro meu sistema, usando o ireport 3.5.3, fiz alguns e até entao tinha percebido que o contador de paginas, sempre aparecia com caracteres estranhos no lugar do “á” de “Pág:”, mais nao tinha dado muita importancia, achei q ia resolver isso facinho, mais nao…

Estou a dois dias tentando resolver, e o que eu descobri é o seguinte:
-Nao é problema com a codificação do banco(Postgre), que é Win1252, pq as palavras com acentuação q vem do banco, sao exibidas corretamente…
-Os textos estáticos do relatório(campos static text) também aparecem corretamente quanto a acentuação…
Agora o problema:
-Eu faço uma expressao em um campo (text field), e dependendo do resultado dessa expressao, eu mostro uma palavra ou outra, como abaixo:

atributo.intValue() == 1 ? "DESPESAS FIXAS" : atributo.intValue() == 2 ? "DESPESAS VARIÁVEIS" : atributo.intValues() == 3 ? "RECEITA" : ""
ou seja, se determinado campo do meu bean, for igual a 1, eu mostro despesas fixas no text field, se for igual a dois mostro despesas variaveis…
Porém, só nos text field está ocorrendo esse problema na acentuação, a palavra “variáveis” aparece com caracteres estranhos no lugar do “á”

Já tentei trocar o pdfEncoding do text field pra todas opcoes possíveis, mais nao funcionou…
Já tentei colocar uma propriedade no relatorio para a codificação do report , tentei com “ISO-8859-1”, mas tbem nao funcionou (nao tenho certeza se essa propriedade existe, achei por ai…)

Enfim, o problema está somente nos text field, e com strings que aparecem através do relatorio mesmo, as que vem diretamente do banco, estao aparecento corretamente

Alguem tem alguma idéia…

Desde já grato !!!

eu fiz uma solução extremamente gambiarrenta, mais se ninguem me der uma ideia pra resolver o problema, acho q vou acabar usando isso:
invés de usar text field com a expressao, eu coloquei 3 static text, na mesma posicao x e y, e na propriedade “print when expression” eu coloquei a expressao, sendo assim, cada um dos 3 só será exibido quando a expressao retornar true, um para cada tipo de grupo, despesa fixa, variavel e receita…

mas é muita gambiarra, nao entendo pq no visualizador no ireport o relatório aparece com a acentuação correta nos text fields e quando eu gero pelo meu programa, a acentuação fica errada…