Ireport ( Chamando arquivos .jasper )

Pessoal, boa noite, é o seguinte.
Eu instalei os plugins e criei já um relatório, só que também criei a conexão tudo gráfico usando o “Report Wizard” normalmente foi criado um arquivos jrxml, e outro jasper. a conexão já ta criado o preview funcionando normal, agora eu segui alguns exemplo daqui do site e de outros lugares mas não achei nada que funcionasse, por favor alguém sabe me instruir como faço ?
Já tenho o xml compilado que é o .jasper. e to com um Jframe pra chamar esse um botão normal.

Desde já agradeço a atenção de vocês.

Abraço…

Olá,

Vou te passar um exemplo que usei em um projeto para gerar relatórios em PDF, acredito que você possa adaptá-lo para suas necessidades.

...
try {
    // É necessário passar um objeto Connection
    JasperPrint print = JasperFillManager.fillReport("meurelatorio.jasper", null, meuObjetoConnection);
    JasperExportManager.exportReportToPdfFile(print, "meurelatorio.pdf");
} catch(JRException ex) {
    ex.printStackTrace();
}

Acho que seria isso. Não esqueça de adicionar no classpath do seu projeto todos os jars que o jasper precisa, são vários e estão nas pastas do iReport.

[]'s

Então Ev3rton, o que seria esse meuObjetoConnection ?
E quando eu passo esse parâmetro null, no JasperFillManager.fillReport também retorna um erro.
Esse objeto meuObjetoConnection, seria a conexão mesmo ? se for eu fiz isso já, só que o problema seria mesmo esse null ai.

Obrigado pela atenção… abraço.

Olá

meuObjetoConnectio é um objeto Connection mesmo, aquele que você para estabelecer conexão com o banco de dados.

O parâmetro que você está enviando como null, se não me engano, seria um parâmetro para o relatório, se você definiu algum parâmetro no seu relatório então enviar null pode dar problema mesmo, caso não tenha definido deveria funcionar.

Outra coisa que pode estar dando problema é a forma como você fez o relatório. Nesse exemplo que te passei eu formava um relatório a partir do resultado de um comando SQL, há outras maneiras de se fazer isso, então se você estiver usando de outra forma, isso que passei pode não funcionar.

[]'s

Então eu estou usando o Report Wizard, ele gera sozinho é só tacar o SQL la. o Preview ta dando certo, só isso que não.

Abraço… vou ver o que faço aqui, se eu conseguir posto aqui, e obrigado pela atenção.