iReport com colunas fixas e variaveis

Então pessoal, sempre fiz meus relatório no iReport sem problema, rápido e facil.

O problema é que agora eu preciso imprimir colunas conforme os dados do BD. Seria algo da seguinte maneira…

No BD eu possuo um cadastro de CLIENTE por exemplo, e em outra tabela (Relacionada com CLIENTE) eu guardo as vendas realizadas por tal cliente em um ponto de venda (que é outra tabela)

OU seja, o meu relatório irá pegar dados de 3 tabelas:

  • Cliente: para pegar o nome do cliente
  • Vendas: para pegar o número total de vendas de um cliente em determinado ponto de venda.
  • Ponto de venda: pegar os dados do ponto de venda (nome e endereço).

Como já falei no titulo do post, o relatório teria as primeiras colunas fixas e as ultimas variaveis… ou seja, seria algo do genero

| NOME DO PDV | ENDERECO | NUMERO | CIDADE | ESTADO | CLIENTE 1 | CLIENTE 2 | CLIENTE 3

Portanto, nome do pdv, endereço, numero, cidade e estado seriam as colunas fixas do relatório e CLIENTE1, CLIENTE2 e CLIENTE3 as colunas variaveis. Ou seja, se eu tivesse apenas 3 clientes cadastrados, imprimiria algo igual ao feito acima, se eu tiver 5 clientes ele vai adicionar 5 colunas após a coluna ESTADO, assim por diante.

Como eu consigo fazer isto utilizando o iReport ?

Eu estava olhando CROSSTABS para fazer isto, mas não estou conseguindo. Crosstabs são adicionadas no SUMARY do relatório certo ?
Mas eu precisava adicionar estes dados na região “normal” do relatório, ou seja, HEADER e DETAIL.
Eu estava tentando gerar um sub relatório onde o crosstabs só iria exibir os headers, este sub relatório ficaria posicionado ao lado da coluna ESTADO.
E outro sub relatório onde o crosstab exibiria apenas o número de vendas somado, que seria inserido na aba DETAIL logo abaixo de seu header.

Portanto desta maneira eu conseguiria, em tese, reproduzir o que eu quero. Mas no caso não é isto que esta acontecendo, na verdade desta maneira não esta imprimindo absolutamente nada no relatório ehhehe

Outra alternativa seria gerar o jrxml na mão conforme o número de clientes e compilar o relatório na hora para gerar, mais eu estou tentando achar uma solução mais prática para o que eu quero…

Alguem já fez isto antes ?

Att
Rodrigo Kerkhoff

Conseguiu resolver estou com o mesmo problema?