IREPORT com NETBEANS

Galera, estou usando o IReport 3.6.0
Sou curioso nessa ferramenta. Sei como criar um relatório simples utilizando uma base de dados.

Bom, criei uma classe no meu projeto do netbeans que é uma tela onde contém um campos e um botão.

o campo é um jComboBox Sexo, que tem duas opções masculino e feminino.
e o botão é imprimir.

Gostaria que quando o usuario selecionasse o sexo e apertasse o botão imprimir o ireport utilizasse esse parametro para construir o script sql e pegar os dados do banco selecionado pelo usuario.

Alguém sabe como fazer isso. Pois só consigo contruir relatorios diretos, sem interação do usuario, ou seja com o script fixo.

Desde já agradeço!

bom mano, simples d mais…
faz usando o Arquivo=>New=>ReportWizard

aí vc constroí o modelo do seu relatório e na sua aplicação vc usa a api do jasperreports, ok??

aproveitando, quando vc ficar fera no jasperreports, vaí lá e responde meu tópico que é relacionado à esse tema, isso é muito importante para o rumo do meu trabalho, flw mano… com Deus.

http://www.guj.com.br/posts/list/149242.java#808680

mas é só montar a sql e passar o que o usuário quiser por parâmetro e depois jogar essa sql para o relatório

erico_kl e xjunior primeiro muito obrigado por responder!
Bom criar o relatorio usuando o assistente e montar a sql tudo bem isso eu sei fazer, agora como faço pra jogar a sql com os parametros da aplicação para o relatorio?
Desculpe não sei se a pergunta é besta, mas realmente não compreendi.

Mas uma vez agradeço a ajuda!

No seu sql está setado os parâmetros que serão solicitados??

uma forma é vc colocar o $P{PARAMETRO} e criar no próprio ireports na parte de Parameters um parâmetro com o nome dele, e setar uma question ou suas configurações, vc fez pelo menos isso?

mas você cria a sql exatamente como você criaria pra uma pesquisa numa JTable, por exemplo…
você cria a sql e passa os parâmetros desejados e então joga essa sql para o relatório (você também pode jogar o próprio ResultSet para o relatório)… não tem segredo…

erico_kl e xjunior, obrigado pela ajuda fiz um teste e consegui solucionar o problema com as dicas passada por ambos. Um dia eu ficarei bom nisso, rs

Muito obrigado!