IReport com Parametro

Boas a todos,

Senhores estou fazendo alguns exemplos de relatórios, e agora quero fazer passando um parametro pela aplicação.
EX: Ter um TextFild que ira receber um ID e traser os dados desse ID.

No Ireport esta funcionando blz, abre o prompt onde passo o ID e vem os dados apenas desse ID.
Minha duvida e como implementar esse relatorio para fazer a pesquisa no TextField na aplicação.
Tomara que tenham entendido qual a minha duvida.

Caso conheçam algum forum com exemplos, ou vc’s tenham sera de grande ajuda.

Obrigado

Seguinte, voce tem que fazer a pesquisa na sua aplicacao e passar para o iReport apenas o List com os dados.
Voce pode criar uma tela que tenha um JTextField onde vc ira digitar o ID, com o valor deste ID vc pesquisa no banco, que retornara os registros, este resultado vc envia para o jasper.

    public void showRelatorioFromBean(InputStream jasperFile, List list, Map parameters) throws 
            Exception, JRException {

        JasperReport jasperReport = (JasperReport) JRLoader.loadObject(jasperFile);
        JRBeanCollectionDataSource source = new JRBeanCollectionDataSource(list);
        JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager.fillReport(jasperReport, parameters, source);
        
        /* Abre o relatorio */
        JasperViewer.viewReport(jasperPrint,false);
    }

os arquivos .jasper vc coloca dentro de um pacote de sua escolha. Para pegar o InputStream deste arquivo é assim:

getClass().getResourceAsStream("/com/projeto/jasper/meuArquivo.jasper");