Galera… seguinte:
Aplicação inteira em EJB, com JPA. Não uso servlets. O Caso de Uso pede q eu gere um relatorios, mas só pra visualizar. Não quero gravar os relatorios em disco. Isso vai ficar a críterio do usuário.
Imagino eu q a API Jasper(ou outra, quem sabe), por exemplo, abra o relatorio Xls no Excel, o usuário veja e tal… e salve se quiser. O mesmo com PDF(Acrobat) e Doc(Word).
Não encontrei até agora nenhuma fonte BOA explicando como gerar Xls e Doc. Quanto a PDF, tem muitos, mas todos q vi usam o objeto “response” do servlet para preparar a resposta com os bytes do arquivo, etc, etc.
Criar um servlet só pra isso será minha última opção galera.
Agora a duvida: Alguém sabe como, ou tem exemplos que funcionem de geração de XLS, DOC e PDF dentro de uma aplicação EJB???
Se alguém souber, por favor, dêem uma força.
Já passei 2 dias nessa novela… mais 1 num aguento nao! 
Valeu!