iReport - Como somar Campo do Sub-Relatório no Relatório principal?

Pessoal,
Estou fazendo um relatório de conferencia, e tenho um sub-relatório, e agora preciso pegar algumas informações e somar elas no relatório principal, com informações que já estão no relatório principal, o problema é que já quebrei a cabeça e não consegui.

Exemplificando:

Relatório principal

Maio = 150,00

Sub-Relatório

Maio = -50,00

Em um campo diferente no relatório principal, quero que fique:

Total Maio = 100,00

Se alguém puder me ajudar, fico agradecido.

Antes de responder, gostaria de entender uma coisa: você está utilizando MVC em teu projeto?
Se sim, me responda por quê raios vai colocar lógica de negócios num relatório, que pertence à camada view?
Por que não faz todo o processamento dentro da classe responsável pelas regras negociais e depois só envia um bean contendo os dados consolidados para gerar o relatório? Mais simples, mais fácil e mais aderente ao que você precisa.

Ok, levando em consideração que você não queira utilizar a dica (mais que correta diga-se de passagem) do amigo @drsmachado, você pode passar o dado de relatório principal para o subReport como parâmetro, e no subReport somar ele com o field desejado.

@drsmachado, maninho sou bem iniciante na programação, e no momento estou trabalhando com um ERP, com banco de dados Oracle, e como preciso de alguns relatórios mais avançados que o sistema não me fornece, procurei alguns programas e achei o iReport, para utilizar junto com o sistema, e estou treinando nele.
Mas agradeço a dica, e com certeza a usarei em futuro próximo.
:+1:

@icarometal, maninho consegui resolver com sua dica, muito obrigado.

1 curtida