IReport - como validar duas variáveis?

Estou utilizando o IReport 2.0.4
Necessito identificar a última página de um grupo do relatório. Pensei em criar duas variáveis, uma $V{Var1} para armazenar o valor total de páginas do grupo e outra, $V{Var2} para ir contando página por página. Quando $V{Var1}=$V{Var2} então estou na última página do grupo, assim eu poderei colocar uma mensagem que necessito. Meu relatório tem dois grupos: primeiro descrição de itens e outro de anexos(figuras). Necessito colocar uma mensagem apenas no final do primeiro grupo(grupo de descrição de itens).
Foram então criadas as duas variáveis da seguinte maneira:

$V{Var1}
Tipo de Classe de Variável: java.lang.Integer
Tipo de Cálculo: Nada
Resetar Tipo: Nenhum
Tipo de Incremento: Nenhum
Variável de Expressão: $V{PAGE_NUMBER}
Valor Inicial da Expressão: new Integer(“1”)

$V{Var2}
Tipo de Classe de Variável: java.lang.Integer
Tipo de Cálculo: Nada
Resetar Tipo: Nenhum
Tipo de Incremento: Página
Variável de Expressão: new java.lang.Integer( ($V{PAGE_NUMBER}.intValue()) +(1) )
Valor Inicial da Expressão: new Integer(“1”)

É criado um label no relatório com:
Na guia: Campo texto:
Classe de Expressão de Campo de Texto: java.lang.String
Tempo de Avaliação: Agora
Expressão de Campo de Texto: “Mensagem teste.”
Na guia Comum:
Imprimir quando a expressão:
new java.lang.Boolean($V{Var1}.toString().equals($V{Var2}.toString()) ? true : false)

Quando arrasto para a banda pageFooter, para criar um If para colocar a mensagem no final do grupo, os valores das variáveis ficam erradamente sempre $V{Var1}=1 e $V{Var2}=1
O valor das duas variáveis ficam sempre iguais. Parece que, quando eu coloco as variáveis no relatório, elas não apresentam os valores corretamente.

Alguém já teve a necessidade de validar por If duas variáveis no IReport? Como fizeram?
Já tentei em outras bandas e nada. Já tentei trocar Tempo de Avaliação, Tipo de incremento, Resetar Tipo e Tipo de Cálculo.
Será que a solução poderia ser através de Scriptlet?
Se alguém tiver alguma sugestão, desde já agradeço.

Cara, acho que vc pode fazer isso usando um tipo de agrupamento… confere isso em menu Visualizar -> Agrupamentos do Relatorios…