iReport dentro da aplicação

Olá galera,

Assim to com um problema que é o seguinte preciso colocar uma caixa de texto(tipo word) para que o usuario digite e formate o texto e quando gerar , gere um .jasper , sera que teria alguma ferramenta para isso?

Pois estou pegando uma informação no BD(Oracle) e esta informação(texto) vem com tags html e o iReport gera o relatorio com as tags , queria pegar o texto formatado, dae pensei que se viesse para mim um .jasper ficaria bem melhor.

Pois procurei e nao consegui achar nada que faça o iReport ler as tags e editar o texto.

Mas recapitulando a questao é se teria alguma ferramenta que eu pudesse usar que salvasse no BD um texto ja editado ou .jasper ?

não sei se fui claro , mas qualquer duvida postem ae que eu tento explicar melhor … :slight_smile:

agradeço

[]'s

Não entendi muito bem…

• vc ta querendo gerar um .jasper com um texto que o usuário digita…?
    ou com um texto q vem do Oracle…?

pode ser com oq o usuario digita, pq gerar um .jasper com oq vem do oracle acho que não tem como.

[]'s

pior q da pra fazer das 2 maneiras xD

• assim, a quantidade de campos (colunas) é fixa ou variavel?

:slight_smile:

sim , o usuario digita e formata oq quiser , sendo texto ta bleza, pode digitar 1 linha como N linhas se quiser.

só que ele salvar em formato html dae qdo gero o relatorio pelo iReport ele vem com tags juntos e sem formatar o texto , queria que viesse com o texto formatado.

tem como vc colocar a tag HTML q ele retorna pra mim ter uma ideia do q ele ta retornando…?

tipo ele retorno oq digitar , exemplo se o usuario digita um texto em negrito ele retorna

<p><b> texto </b></p>

ele grava isso no banco.

hummm agora entendi o q vc quer fazer ^^

kara, assim, axo q n da pra fazer isso…
pq?
no próprio iReport vc não pode editar apenas trechos de um texto, vc edita o negrito, por exemplo, o campo todo, ou seja, o texto, e mesmo no código XML quando ele vai colocar alguma coisa em negrito ele faz assim:

&lt;textField isStretchWithOverflow="false" ....
	&gt;&lt;textElement&gt;
		<font  />
	&lt;/textElement&gt;
&lt;textFieldExpression   class="java.lang.String"&gt;&lt;![CDATA[$F{TEXTO}]]&gt;&lt;/textFieldExpression&gt;
&lt;/textField&gt;

onde “<![CDATA[$F{TEXTO}]]>” seria onde vc carregaria o texto do banco ou passaria como parametro com o próprio java.

então, eu axo q não da pra fazer isso q vc ta querendo…

• se vc axar 1 método posta ai, q minha monografia é sobre iReport/jasperReport xD

valeu cara

Mas se alguem souber de alguma ferramenta(tipo word) que gere um .jasper ou algo sem tag , posta ae

Aproveitando o assunto,

eu estou iniciando com o uso do ireport,
gostaria de saber como faço parqa chamar o relatorio que eu criei no deseigner dentro da minha aplicação java ?

Grato.

cara da uma procurada no google ou aqui no guj isso ja foi respondido varias vezes.

[]'s

ai vai um link interessante

http://blog.apollo-ti.com/?p=8

FLwS…

valeu , vou dar uma olhada qdo sobrar tempo

[]'s

Ola!

Nao sei se entendi bem o seu problema, mas pelo que entendi, voce quer que em um field do ireport apareca um texto no formato html ja formatado, ou seja:
teste ficaria depois de formatado teste.

No ireport 2.0.5 voce deve nas propriedades do field, selecionar a opcao HTML no combo MARKUp e pronto.
Esta opcao se encontra na aba Fonte das propriedades do Field.

FlW!

valeu ae meu Brother

verdade, estava usando uma versão mais antiga … na ultima versao temos esta possibilidade, e valeu pela dica, vou testar aqui …

qualquer coisa eu posto ae

[]'s

Olha tbm estou precisando escreve algo em negrito no meio de uma frase dentro de um mesmo textfield.
Da forma como foi mostrado na versão 2.0.5, realmente funciona, mas existem dois problemas, o textfield precisa ter o dobro da altura, para aparecer o conteudo, e outra, se gerar em PDF, ele não escreve a palavra em negrito. Alguem saberia me dizer se tem alguma coisa que posso fazer de diferente?
Uma coisa eu descobri que o Markup veio para substituir a opção “Texto possui estilo” que se marcada tbm executa as tags html, e faz o a palavra ficar em negrito sem duplicar o tamanho do field. Mas o problema do PDF continua. E eu preciso gerar em PDF pois o software é web.

Alguem sabe alguma solução, ou algum lugar onde possa postar os erros pro pessoal do jasper ou ireport ficarem sabendo e corrigi-los?

Abraços

Pessoal, tambem estou com o mesmo problema.

Alguem conseguiu resolver?

Encontrei uma solução no post do “mecsport”

http://www.guj.com.br/posts/list/85374.java

Ainda estou procurando um solução para style HTML.