IReport: Detail fixo

Olá pessoal, estou criando um relatorio para impressao em A5, e gostaria que a banda Detail, tivesse um tamanho fixo, independente da quantidade de dados. E como meu detail é zebrado, gostaria q as linhas fossem mostradas até o final do tamanho do detail, mesmo q fossem vazias.
Há como fazer isso? não tenho muita experiencia com relatorios…

Você pode fixar o tamanho da banda nas propriedades da mesma. Quanto a zebra, tem várias formas de fazer isso. Você pode, por exemplo, passar uma coleção(fonte de dados) de tamanho fixo pro relatório. Daí você a preenche como quiser.
Pra dar o efeito de zebra, você pode criar um retângulo atrás dos campos com a seguinte expressão na propriedade “Print when Expression”:

Bom, na verdade o que eu gostaria era fixar um espaço no meu relatorio onde eu colocaria a band detail, e nesse espaço fossem preenchidos n linhas, independente da qntidade de registros do detail.
Tem como fazer isso?

Ah, sobre o zebrado, eu ja havia conseguido, exatamente como a dica q vc passou. Obrigado, mesmo assim.

Não entendi. Você quer posicionar sua banda ou os dados? Ou apenas quer uma banda de tamanho fixo? Se o problema é posicionamento basta você colocar os campos no lugar adequado.

Até onde eu sei, o jasperreports só vai preencher a banda com n linhas se seu datasource mandar n linhas pra ele, a menos que você faça uma intervenção programática com scriptlets ou crie uma classe que estenda um datasource adicionando as linhas extras.
Eu faria como mencionei antes: uma Collection de tamanho fixo, 15 por exemplo, onde 15 seria o número máximo de linhas do detalhe.

Na pior das hipóteses, há uma banda chamada Background, em que você pode adicionar elementos na página independente de seu cabeçalho, detalhe ou rodapé. Um exemplo é uma marca d’água.