iReport e JasperReport (URGENTE!)

por favor,me ajudem!!!

Já tenho feito um relatório no iReport e já tá salvo…ja conectei com a database e tudo…

qual o próximo passo ao mecher com o jasper???
o que fazer???

me ajudemm…

Como assim “próximo passo” ?
Você quer efetuar um teste ?
Se for, então você clica no botão “Open Compiler Window” (do iReport) daí você informa o nome da conexão com o bd e o arquivo XML do relatório (que foi salvo), você pode escolher a opção “Compile and Preview as PDF exported report” (essa opção compila o relatório e gera um arquivo PDF).
Se por acaso os campos detalhe do relatório sair em branco, então você vai precisar aumentar o tamanho do campo (geralmente a altura)

ola douglas,eu naum me expressei direito…
eu já compilei e já gerou normalmente o arquivo pdf,agora eu queria chamar o relatorio através do jasper,ou seja,como chama-lo através da minha aplicação???(botão imprimir)

[quote=“lepareja”]ola douglas,eu naum me expressei direito…
eu já compilei e já gerou normalmente o arquivo pdf,agora eu queria chamar o relatorio através do jasper,ou seja,como chama-lo através da minha aplicação???(botão imprimir)[/quote]

Na verdade você só precisa gerar o .jasper, daí você precisa utilizar a API do JasperReport para processar o relatório, se você fez o download completo do JasperReports (aquele pacote de uns 8 MB) você ve alguns exemplos na pasta “samples” (se eu não me engano).
Eu mesmo desenvolvi uma Servlet para processar um relatório .jasper e devolver ao usuário como PDF ou HTML (me basiei no projeto OpenReports e nos exemplos do JasperReports), com parâmetros no relatório e tudo.

obrigado por enquanto,douglas…

somente mais uma pergunta:
eu baixei o jasper completo,e gostaria de saber se eu preciso configurar o autoexec.bat com os .jar??

ja achei os exemplos mas qdo tento compilar,ele naum consegue achar o package dori.jasper.enginer…

obs :ja dei umas olhadas no tutorial,mais ta meio complicado…

valeu!!

lepareja

[quote=“lepareja”]obrigado por enquanto,douglas…

somente mais uma pergunta:
eu baixei o jasper completo,e gostaria de saber se eu preciso configurar o autoexec.bat com os .jar??

ja achei os exemplos mas qdo tento compilar,ele naum consegue achar o package dori.jasper.enginer…

obs :ja dei umas olhadas no tutorial,mais ta meio complicado…

valeu!!

lepareja[/quote]

Sim ele tem que estar no classpath

Olá pessoal, estou na mesma do cidadão desse post, mas eu não acho esse maldito dori, o meu pacote tá muito diferente e eu fui no site e disseram que esse dori. … tá obsoleto

Eu gostaria de saber se algum de você não tem um código bastante simples funcionando de uma classe em java recebendo dados de um banco em access e colocando o pdf na tela, mas tem que ser bastante simples pois os exemplos que vieram junto com o programa estão me complicando e não funcionam …
Obs:. O meu pacote é:
net.sf.jasperreports

Onde eu encontro esse dori que todo mundo fala???

Estou pedindo encarecidamente a ajuda de todos. Já criei usando o jasperEdit o arquivo.jasper mas não consigo fazer esse maldito arquivo rodar, já usei várias linhas de código, mas todas me devolvem o mesmo erro que é:

O meu código foi:

Cara, se tu já vez no iReport e tá rodando direito. Basta tu copiar o dori lá do ireport e colocar no classpath do teu projeto !!

blz ??

Realmente velho, eu percebi o erro dizendo que a classe não foi encontrada e como eu acho que estou me expressando mal com os meus erros vou lhe explicar detalhadamente o meu problema

A versão que eu baixei do JasperReport é a JasperReport 0.6.1 que saiu no dia 28 de agosto de 2004. Entretanto, segundo informações do próprio site, a hierarquia de pacotes que antes era “dori.jasper” foi modificada para “net.sf.jasperreport” sabe-se lá porque. Assim, devido a essa troca digamos os programas que usavam a seguinte linha de código.
import dori.jasper.engine.;
deverão ser atualizadas para
import net.sf.jasperreport.
;

Isso faz com que todos os programas outrora feitos usando uma versão anterior a essa que eu baixe não funcionem e isso inclui a última versão do IReport, JasperDesign, JasperEdit …, pois vão procurar a estrutura hierárquica anterior.
Para evitar esse problema utilizei os meus conhecimentos em xml para criar um design e consegui compilar um arquivo .jasper usando a própria API, mas na hora de preencher o relatório com a conexão do banco de dados, essa nova versão está procurando ainda a hierarquia anterior, ou seja eu acho que é um defeito da versão que foi mal programada. Entretanto o site não disponibiliza mais a versão antiga para download e como eu comecei há menos de um mês a utilizar o JasperReport não tenho ela, se tivesse acho que resolveria o meu problema, mas eu só estou descobrindo isso depois de muito apanhar.
Caso você queira ver o comentário explicado do site, com informações sobre a mudança da estrutura hierárquica dos pacotes poderá acessar o link:
http://sourceforge.net/forum/forum.php?forum_id=377188

Espero que essa explicação tenha ajudado você a entender o meu problema.

Continuo Pedindo Ajuda
Tysrael

Se alguém puder me enviar uma versão anterior do JasperReport eu acho que era 0.5.3 para que eu possa continuar a minha vida normalmente ficarei muito grato, meu e-mail é ulimard@yahoo.com.br e por favor não deixem de enviar achando que outros já o fizeram, caso eu receba mais de um e-mail eu trato de deletar os excedentes.

Atenciosamente
Ulisses Dias

Com a versão antiga funcionou melhor, mas agora tá dando o erro abaixo, quem puder me ajudar a corrigí-lo…

Beleza pessoa, sem vocês ajudarem eu to conseguindo, tá ficando acochambrado, mas tá indo. Agora eu já corrigi o erro anterior, mas to precisando de outra coisa, os arquivos jrprint e pdf estão sendo criados com o seguinte nome:
untitled_report_2.jrprint e untitled_report_2.pdf
Como faço pra mudar o nome?? Ou essa configuração já vem dentro do arquivo.jasper???

Beleza Pessoal, ninguém tá ajudando mesmo, mas pelo menos esse fórum tá me dando um apoio moral (hehehe) é legal falar comigo mesmo, o outro erro que tá dando é, esqueçam o anterior que eu já consertei.

Eu já crio o arquivo pdf e na hora de buscar ele diz esse erro de stream corrompida, alguém pode ajudar hehehe, ou vou ter que resolver sozinho como sempre???

Valeu pessoal, consegui resolver os meus problemas :smiley: , qualquer dúvida que alguém possa ter na utilização dessa ferramenta podem contar com o mais novo usuário…

Tysrael

Pô Tysrael,

qual a solução pro problema do “StreamCorruptedException”

tô parado aqui nesse problema…

vlw

Hwo

[quote=Tysrael]Beleza Pessoal, ninguém tá ajudando mesmo, mas pelo menos esse fórum tá me dando um apoio moral (hehehe) é legal falar comigo mesmo, o outro erro que tá dando é, esqueçam o anterior que eu já consertei.

Eu já crio o arquivo pdf e na hora de buscar ele diz esse erro de stream corrompida, alguém pode ajudar hehehe, ou vou ter que resolver sozinho como sempre???[/quote]

COMO CONSEGUIU RESOLVER ESSE ÚLTIMO ERRO AÍ, eu já resolvi todas as etapas sem utilizar o dori, utilizando o novo pacote. Porém empaquei nesse último erro de “invalid stream header” … como resolveu ?

ae,
seguinte…
se for o mesmo problema que eu tive é simples (depois que se descobre)…

não se dá um JasperViewer.viewReport() num pdf, como eu estava fazendo…

JasperViewer.viewReport é usado pra visualizar um jprint

então resolvi assim:

jr = JasperCompileManager.compileReport("c:/projetos/com/provenda/relas/teste.jrxml");
jprint = JasperManager.fillReport(jr, parameters, jrRS);
JasperViewer.viewReport(jprint, false);

espero que te sirva também.

Hwo

CARA PRA MIM FUNCIONOU VÉI… :lol: MUITO BOM

AGORA EU QUERIA SABER COMO VOCÊ FEZ PRA UTILIZAR OS .JARS NECESSÁRIOS NA APLICAÇÃO. VC ADICIONOU TODOS OS .JARS NA SUA APLICAÇÃO ? E NA HORA DE DISTRIBUIR COLOCOU TODOS NO CLASSPATH ?

OU TEM ALGUMA OUTRA MANEIRA DE FAZER ISSO ? SEM PRECISAR IMPORTAR TODOS OS .JARS DE IREPORT/LIB ?

aguardo…

[quote=JimLet]CARA PRA MIM FUNCIONOU VÉI… :lol: MUITO BOM

AGORA EU QUERIA SABER COMO VOCÊ FEZ PRA UTILIZAR OS .JARS NECESSÁRIOS NA APLICAÇÃO. VC ADICIONOU TODOS OS .JARS NA SUA APLICAÇÃO ? E NA HORA DE DISTRIBUIR COLOCOU TODOS NO CLASSPATH ?

OU TEM ALGUMA OUTRA MANEIRA DE FAZER ISSO ? SEM PRECISAR IMPORTAR TODOS OS .JARS DE IREPORT/LIB ?

aguardo…[/quote]

bom… aí já depende da sua aplicação, mas normalmente se cria um .jar pra aplicação principal e outro pros acessórios…
pq se vc colocar tudo junto vai ficar muito grande e um pouco complicado pra ficar atualizando, quando preciso…
no meu caso eu coloquei junto pq era só um teste para relatório.
mas testei separado e deu tb…
como te disse ou vc pode criar um .jar só para os acessórios e referenciá-lo no seu manifest, ou pode criar uma pasta dentro do diretório que vc vai colocar seu .jar principal e jogar .jars de ireport/lib pra lá…
há várias maneiras… depende da necessidade…

flw

Hwoarang