iReport - Hibernate - Java Web como iniciar

Bom estou terminando uns sistemas aqui e tenho que gerar relatórios que tanto vão ser exibidos em HTML, pdf e em execel, este ultimo irei fazer via arquivo csv mesmo, mas os outros gostaria de fazer utilizando o iReport, já tentei aprender mas os tutoriais que vi eram muito antigos e não consegui sair do lugar. Alguém ai tem alguma dica de tutorial, curso, vídeo aula e afins para que eu possa iniciar na criação de relatórios com iReport?!

cara,

existe umas video-aulas no site da DevMedia que são muito bons, so que é pago. :?

t+

Olá Charles,

Há inúmeros tutoriais por toda web, inclusive há também muitas discussões de problemas comuns aqui no GUJ. Me recordo de diversas vezes ter procurado no fórum e ter encontrado pessoas com os mesmos problemas que eu.

Ainda assim, um link sobre JasperReports / iReports interessante que utilizei algumas vezes é o da própria empresa do Jasper:

http://jasperforge.org/uploads/publish//jasperreportswebsite/JR%20Website/jasperreports_tutorial.html

Saliento que este link traz muito do próprio Jasper, mas não tem uma correlação com Java, nem suas chamadas pelo JasperRunManager, etc…

Espero ter ajudado, abraço!

Vlw muito obrigado alissonvla e fernandoabcampos, vou dar uma olhada no material aqui, quando tiver pelo menos uma noção para ter duvidas volto a postar.

Em relação a várias discussões aqui no fórum eu já tinha visto, eu sempre procuro antes de perguntar, até porque esse é o primeiro post que estou fazendo para tirar alguma duvida. É que na grande maioria eram posts muito antigos e não encontrei o que queria neles.

vlws…